A AMD tem feito um trabalho admirável com os seus processadores Ryzen. Taco a taco, a empresa tem feito uma concorrência muito próxima à Intel. Nesse sentido, a Apple poderá estar a testar Macs com processadores AMD.
As referências aos CPUs da empresa de Santa Clara foram encontrados em versões macOS desde o lançamento da versão 10.15.2 beta.
Apple poderá adotar a AMD e largar a Intel?
A AMD tem feito grandes avanços tanto no segmento de consumo quanto no segmento de CPU HEDT (high-end desktop). Como resultado, o mercado tem verificado um forte ataque por parte da AMD à Intel. Na verdade, os processadores da Advanced Micro Devices começam a cativar quer pelo desempenho, quer pelo preço.
Portanto, parece que a Apple está interessada em testar novos processadores Ryzen em Macs.
Apple AMD Inside
As referências aos processadores AMD foram encontradas na versão beta macOS 10.15.4, que foi lançado há alguns dias. Dado que todos os Macs iMacs, Mac Minis, iMac Pros ou MacBooks usam exclusivamente processadores Intel, é particularmente interessante encontrar referências a CPUs AMD na base de código do MacOS.
Foram encontradas evidências deste possíveis testes no código. A conta Twitter @_rogame expôs as referências encontradas, como, por exemplo, Navi, Picasso, Raven, Renoir e Van Gogh, todos estes nomes são APUs (Accelerated Processing Unit) da AMD.
APU é um nome de marketing dado pela AMD aos seus CPUs que têm GPUs integrados.
MacOS 10.15.4 Beta 1
NAVI12_A0 NAVI21_A0 PICASSO_A0 RAVEN2_A0 RAVEN_A0 RENOIR_A0 VANGOGH_A0 😳 pic.twitter.com/qFBHg5L0q0
— _rogame (@_rogame) February 6, 2020
Apple poderá lançar uma máquina de jogo
Tem já alguns meses um rumor que dava conta de incursões da Apple no mundo gaming com um computador dedicado. Segundo o site de notícias Economic Daily News de Taiwan, a gigante de Cupertino estaria perto de revelar um Mac de alta qualidade para jogos durante a WWDC 2020.
Contudo, nenhum dos analistas notáveis relatou tal possibilidade, de modo que as hipóteses de isso acontecer parecem bastante reduzidas. Além de tudo isto, é sabido que a Apple tem uma relação próxima, desde há muitos anos, com a empresa que fabrica o Ryzen Threadripper. Poderá haver em breve novidades.