Pplware

Apple Music: Dicas para explorar o serviço streaming da Apple

A Apple está a estender o seu serviço de música streaming por vários mercados. Não só o mercado iOS como também o mercado Android estão na mira da Apple, e um dos produtos que vimos recentemente a mudar para este serviço foi o Yorn da Vodafone.

Além da expansão do serviço para as operadoras, a empresa de Cupertino está a potenciar o seu ecossistema, como vimos recentemente com o HomePod. Hoje, para os que ainda não o usam ou ainda usam pouco, vamos deixar algumas dicas e guias que tornam o Apple Music mais apetecível.


A caminho dos 3 anos de Apple Music no mercado, a verdade é que este serviço ainda está com dificuldades em superar aquele que, atualmente, é o líder das preferências: o Spotify. Contudo, a Apple tem feito um esforço importante para tornar este serviço competitivo e atrativo ao utilizador.

Em termos de números, ainda é esclarecedor: o Apple Music tem cerca de 36 milhões de subscritores a pagar, enquanto o Spotify conta com mais de 70 milhões.

Independentemente disso, há uma aposta forte da Apple para fechar o seu ecossistema em volta do Apple Music. O Apple Watch Series 3 traz um serviço Radio que tira proveito do serviço streaming da Apple e não contempla a app WatchOS do Spotify.

 

Também no produto mais recente, o HomePod, a Apple “fechou” as portas a outros serviços de terceiros, privilegiando o seu próprio serviço de música.

Também apostou em lançar a sua aplicação no mercado Android, até porque é um mercado gigante e potencial cliente.

Assim sendo, é hora de vermos como podemos ter o serviço devidamente configurado, após termos já feito a migração das nossas listas do Spotify para o Apple Music.


 

Apple Music: 5 dicas para dominar o serviço

Explorar o Apple Music

No seu iPhone, iPad e iPod touch, os separadores na parte inferior da app Música ajudam-no a descobrir e a reproduzir conteúdo de forma diferente. No seu telefone Android, navegue para a app Apple Music ao tocar no ícone de menu no canto superior esquerdo.

Biblioteca Para si Explorar Rádio Pesquisa
 

1. Biblioteca

O separador Biblioteca facilita a navegação por todas as suas músicas, de onde quer que seja a sua origem: da iTunes Store, de um CD importado e raro ou do catálogo da Apple Music.

Pode listar a música na sua Biblioteca por Músicas, Álbuns, Intérpretes, Listas de reprodução, Telediscos, Géneros, Coletâneas, Compositores, TV e filmes e Música descarregada. Para reorganizar o que vê na Biblioteca, toque em Editar no canto superior direito e, em seguida, selecione as opções que pretende visualizar. Utilize o ícone  para reorganizar a ordem das opções e, em seguida, toque em OK no canto superior direito para guardar as alterações.

A secção Adições recentes é automaticamente atualizada quando adiciona conteúdos do catálogo da Apple Music à Biblioteca.

 

2. Para si

No separador Para si, pode descobrir álbuns e listas de reprodução que correspondam aos seus gostos musicais. Estes álbuns e listas são selecionados pela equipa de especialistas e atualizados diariamente. As sugestões que encontra na secção Para si são influenciadas pelos seguintes fatores:

Também pode ver as suas reproduções recentes, bem como as publicações dos seus intérpretes favoritos no Connect.

No canto superior direito, pode aceder às definições de conta da Apple Music. Para tal, basta tocar em  ou na sua fotografia e, em seguida, deslocar-se até à parte inferior da página e tocar em Ver conta.

Em Conta, pode:

Se ainda não tiver iniciado sessão, pode também iniciar sessão com o ID Apple.

 

3. Explorar

A Apple Music dedica-se a trazer-lhe o que há de melhor e de mais recente no mundo da música. O separador Explorar apresenta semanalmente as músicas mais recentes, populares e promissoras. Neste separador, pode explorar o catálogo da Apple Music por género.

Toque em Listas de reprodução para ver listas de reprodução novas e em destaque, listas de reprodução criadas tendo em conta estilos ou atividades específicos e listas de reprodução selecionadas por Editores da Apple Music e parceiros da indústria. Também pode ouvir listas de reprodução de géneros específicos.

Toque em TV e filmes para ver conteúdos de vídeo exclusivos.

Pode adicionar à Biblioteca qualquer um dos conteúdos que encontrar em Explorar.

 

4. Rádio

A Beats 1 é uma estação de rádio com emissão 24 horas por dia, 7 dias por semana, e apresenta programas de rádio de intérpretes de renome e DJs, que pode ouvir em direto ou a pedido. Ouça entrevistas exclusivas, convidados especiais e o melhor do que acontece no mundo da música.

A Rádio apresenta também estações selecionadas para todos os géneros de música ou pode optar por criar as suas próprias estações personalizadas. Estas estações não têm anúncios e pode ignorar um número ilimitado de músicas enquanto está a ouvir. Pode também adicionar à sua Biblioteca músicas de que gosta.

Saiba mais sobre a Rádio

Começar a ouvir rádio

  • No iPhone, iPad ou iPod touch: abra a app Música e toque no separador Rádio  na parte inferior do ecrã.
  • No Mac ou PC: abra o iTunes. No canto superior esquerdo, selecione  Música. Em seguida, na barra de navegação localizada na parte superior do iTunes, selecione Rádio.
  • No Apple Watch Series 3: abra a app Rádio .
  • Na Apple TV: abra a app Música e, em seguida, selecione Rádio na parte superior do ecrã.
  • No HomePod: peça ao Siri para reproduzir a Beats 1 ou um intérprete, um género, uma disposição ou uma atividade.
  • No telemóvel Android: abra a app Apple Music, toque no  no canto superior esquerdo e, em seguida, toque em Rádio.

Pode ser-lhe solicitado que inicie sessão com o seu ID Apple.

 

Criar uma estação personalizada com a Apple Music

Depois de encontrar uma música ou um álbum que pretende usar para criar uma estação, siga estes passos:

  • No iPhone, iPad ou iPod touch: toque no  ou utilize o 3D Touch e, em seguida, toque em Criar estação.
  • No Mac ou PC: no iTunes, clique no  junto ao nome de uma música e, em seguida, clique em Criar estação.
  • No telemóvel Android: toque no  e, em seguida, toque em Criar estação.

Em todos os dispositivos Apple, também pode pedir ao Siri para “Start a station from…” (Começar uma estação com…) e, em seguida, dizer o nome de uma música, um álbum ou um intérprete.

A nova estação será adicionada à lista de estações Reproduzidas recentemente. As estações Reproduzidas recentemente estão ordenadas cronologicamente a partir da última estação reproduzida e não podem ser apagadas.

 

5. Pesquisa

Utilize o separador Pesquisa para encontrar músicas, álbuns, artistas, listas de reprodução, estações de rádio, programas de TV, filmes e muito mais, na Biblioteca ou no catálogo da Apple Music.

Também poderá ver as pesquisas recentes e uma lista de termos de pesquisa mais populares. Toque nos termos de pesquisa recentes para voltar rapidamente aos resultados anteriores ou toque num termo de pesquisa mais popular para saber mais sobre os termos mais populares.

Na app Apple Music em telefones Android, pode encontrar a Pesquisa no canto superior direito de qualquer separador.

 

Em resumo…

Este serviço é uma aposta de futuro da Apple. A empresa comprou um serviço dedicado há uns anos e lançou o seu serviço com exclusividade na última versão do Apple Watch e HomePod. O que poderemos esperar deste serviço no futuro?

 

Apple Music

Exit mobile version