A Apple está cada vez mais focada na segurança e na privacidade dos seus utilizadores, puxando a si a responsabilidade de implementar as medidas necessárias.
Depois de vermos surgir algumas mudanças no iOS 12, a Apple veio confirmar que vai implementar medidas para impedir o acesso não autorizados de ferramentas que desbloqueiam o iPhone.
Depois de vários casos em que a Apple se recusou a desbloquear vários iPhones, as forças policiais norte-americanas recorreram a empresas que comercializa ferramenta e hardware que tratam destes processos de forma automática.
A nova medida de segurança da Apple para o iOS
A Apple quer agora terminar com estes acessos não autorizados e para isso implementou medidas no iOS 12 e 11.4 que vão eliminar de forma permanente as falhas que eram exploradas.
Para o conseguir, o iOS irá deixar de permitir a troca de dados pela porta lightning nos dispositivos que não tiverem sido desbloqueados na última hora, sendo esta porta usada apenas para o carregamento de energia.
As razões da Apple para aplicar esta novidade
Em declarações fornecidas, a Apple reforçou que está sempre a procurar aumentar a segurança dos seus sistemas e dos seus dispositivos, prevenindo ataques de hackers e ladrões de identidade.
Com esta nova proteção fica óbvio que todos os equipamentos de empresas como a GrayShift a Cellebrite e outras comercializavam, permitiam mesmo desbloquear qualquer iPhone.
Esta era uma medida já esperada e de que se vinha a falar há já algum tempo. Fica assim garantida a segurança dos utilizadores do iOS e do iPhone, bem como dos seus dados privados, reforçando o compromisso da Apple nesta área.