A publicidade da Apple aos seus produtos sempre foi muito cuidada e com propósitos bem definidos. É desta forma que consegue cativar e atrair os seus clientes.
A campanha de lançamento do iPhone 6S teve um slogan único e bem conseguido, o que pode agora valer à empresa uma multa por publicidade enganosa, na China.
Na apresentação dos novos iPhones a Apple introduziu um novo slogan para anunciar que estes seus novos smartphones, apesar de serem idênticos aos anteriores na forma, tinham dentro de si muitas novidades. A simples frase “The only thing that’s changed is everything” ficou bem conhecida depois deste evento.
Mas esta mesma frase pode agora ser o motivo pela qual a Apple pode vir a ser multada na China. Em causa está um processo que um advogado chinês colocou em tribunal e que acusa a Apple e a China Mobile, o operador que no território chinês vende o iPhone.
Segundo este advogado a Apple a China Mobile estão a fazer publicidade enganosa e a enganar os consumidores com a frase do slogan dos novos iPhone 6S e 6S Plus.
Como base para este processo está a ideia de que estes novos iPhones não têm uma grande diferença face aos modelos anteriores e que ao usarem o slogan estão a violar a lei da publicidade, lançada em Setembro deste ano.
Esta lei recente determina que não podem ser usados termos superlativos, como “o maior” ou “o mais”, na publicidade e caso o façam as empresas arriscam-se a ser multadas.
O advogado pede para si um valor de 2850 euros, como compensação e que o valor de 29.500 euros seria o valor justo a cobrar às empresas, na forma de uma multa.
Para se defender e amenizar o problema a China Mobile já retirou do seu site o slogan do iPhone 6S. Por outro lado, a Apple manteve tudo da mesma forma na versão chinesa do seu site, o que aumenta as possibilidades de ser multada.
O termo “tudo mudou” tem de realmente significar isso e as regras da publicidade chinesa assim o exigem, para que possa ser usado. É claro que esta não é uma verdade no caso dos novos iPhones e por isso a Apple terá de mudar o seu slogan.
Não existe qualquer declaração ou posição oficial da Apple sobre este caso, mas o facto do seu slogan se manter no site mostra que a empresa não está particularmente preocupada com este problema e com o que dele possa advir.