As acusações de que a Apple estaria a abrandar o iPhone 6s, para resolver problemas de bateria, surgiram no início deste mês. Foi revelada no Reddit a análise de um utilizador que detetou uma grande diminuição de performance face a outro iPhone 6 Plus.
Após muitas teorias, a Apple resolveu esclarecer o assunto e admitir que tem aplicado, no iOS, mecanismos que controlam a performance para evitar problemas de bateria.
O caso reportado provava que a Apple estaria a limitar a performance do processador do iPhone 6s, reduzindo-lhe a velocidade e tornando-o mais lento. Este comportamento acabou por ser resolvido com a simples troca da bateria.
As afirmações da Apple sobre este caso
Depois de várias teorias e de novas provas, inclusive vindas do próprio fundador do Geekbench, a Apple resolveu agora revelar o que se passou e admitir que está mesmo a limitar a performance do iPhone 6s, para corrigir os problemas de bateria que tinham sido reportados no final do ano passado.
Our goal is to deliver the best experience for customers, which includes overall performance and prolonging the life of their devices. Lithium-ion batteries become less capable of supplying peak current demands when in cold conditions, have a low battery charge or as they age over time, which can result in the device unexpectedly shutting down to protect its electronic components.
Last year we released a feature for iPhone 6, iPhone 6s and iPhone SE to smooth out the instantaneous peaks only when needed to prevent the device from unexpectedly shutting down during these conditions. We’ve now extended that feature to iPhone 7 with iOS 11.2, and plan to add support for other products in the future.
As razões da existência destas medidas no iPhone
De acordo com as afirmações da Apple, este comportamento é acionado sempre que a bateria do iPhone esteja velha, fria ou com pouca carga. Esta é a forma encontrada para resolver este problema nas baterias de iões de lítio.
A ideia da Apple é reduzir ao mínimo os períodos de consumos elevados de bateria, o que pode levar a que esta não seja capaz de fornecer a energia necessária, levando a que os equipamentos se desligassem.
Estas medidas não se limitam ao iPhone 6s
Foi ainda revelado que estas medidas não foram apenas aplicadas ao iPhone 6s, mas estão também ao iPhone 6 e ao iPhone SE. Com a chegada do iOS 11.2, estas medidas passaram a estar também aplicadas ao iPhone 7.
Está, assim, esclarecido o mistério e provado que a Apple tem no iOS medidas para controlar a performance destes smartphones, confirmando não apenas este caso mas outros que foram reportados.