Pplware

Apple pode abandonar os modems da Qualcomm já em 2018

A batalha entre a Apple e a Qualcomm tem levado a que estas duas empresas se encontrem em tribunal e que troquem acusações sobre a sua postura e sobre a sua forma de fazer negócios.

Ciente da dependência que a Apple tem dos seus chips, a Qualcomm tem deixado os casos decorrerem, esperando um desfecho que lhe interesse. Essa dependência pode ter agora os dias contados, com a Apple a preparar-se para abandonar este fabricante.


Apesar de não ser uma empresa que produza componentes, a Apple tem tentado a todo o custo não depender dos seus fornecedores ou, quando tal não é possível, procura ter sempre mais que uma fonte de componentes.

O caso com a Qualcomm deixou exposta mais uma dessas dependências e a forma como isso pode afetar os equipamentos da Apple, algo que a empresa não deseja.

Para evitar isso, sabe-se que a Apple estará a preparar-se para abandonar já em 2018 a Qualcomm, optando por usar modems de outros fabricantes nos seus equipamentos diversificando a sua procura.

Segundo as fontes desta informação a escolha da Apple estará a recair sobre a Intel e sobre a MediaTek, concorrentes diretos da Qualcomm e com capacidade de oferecer alternativas. Na verdade a Apple já usa modems da Intel há alguns anos, desde que o iPhone 7 foi lançado.

A decisão da mudança terá surgido depois da Qualcomm ter recusado fornecer à Apple o acesso a software dedicado à realização de testes nos modems que equipavam os protótipos do iPhone.

Com um domínio do mercado que ultrapassa os 50%, a Qualcomm vê assim os seus concorrentes mais diretos a ganhar terreno e a conseguir um lugar de destaque junto de um dos maiores clientes destes modems. A decisão poderá ainda não estar fechada, mas é inevitável que venha a acontecer esta mudança.

Fonte

Exit mobile version