Desde que a Apple apresentou o iPhone X que muito se tem falado sobre este novo smartphone. Muitos enaltecem as suas características únicas e a escolha da Apple em criar um equipamento destes, mas outros tantos criticam a opção da empresa em colocar no mercado um smartphone que custa 1000 dólares.
A justificação mais vezes usada para este preço elevado é o custo dos componentes, mas esta poderá estar errada. A informação apresentada revela que afinal a produção do iPhone X ultrapassa em poucos os 400 dólares.
É indiscutível a qualidade que o iPhone X tem e toda a tecnologia que traz consigo. O único problema apontado é mesmo o elevado preço que a Apple está a pedir por este novo iPhone.
O custo de construção do iPhone X
A informação disponibilizada pelo site ichunt.com, e que vem diretamente do ciclo de produção, revelou que o preço dos diferentes componentes do iPhone X não é elevado e é de 412,75 dólares.
O componente mais caro deste novo iPhone é o ecrã OLED de 5,8 polegadas, fabricado pela Samsung, e que tem um custo de 80 dólares. Este valor é mais baixo face ao que esteve a ser revelado. A seguir temos vários outros componentes, como o novo processador A11 Bionic, que custa 26 dólares, com um extra de 18 dólares para o modem da Qualcomm. O sensor 3D do Face ID está marcado como tendo um custo de 25 dólares e a memória NAND de 256GB, da Toshiba, custa 45 dólares.
A soma de todos estes valores de peças leva a que o iPhone X custe 412,75 dólares, bem longe dos 999 dólares, 1.179 euros em Portugal, que a Apple cobra. Esta diferença de preço leva a que a Apple puxe para si 60% do valor do novo iPhone.
Os custos adicionais que a Apple tem com o iPhone X
É claro que os valores apresentados se resumem ao custo das peças que são usadas na construção do iPhone X. A estes é necessário adicionar outros valores que são suportados pela Apple.
Falamos do custo que a Foxconn cobra para a montagem dos diferentes componentes componentes, dos custos de investigação e desenvolvimento, de logística e até de publicidade e marketing.
O valor final do custo de produção do iPhone nunca será revelado, mas será de certeza diferente dos 999 dólares que a marca cobra. O iPhone X chega ao mercado no dia 3 de novembro, esperando-se, no entanto, que surjam problemas na sua disponibilidade.