Pplware

5 dicas imprescindíveis para resolver a lentidão do seu Apple Watch

O Apple Watch tem agora três gerações e é um dos melhores acessórios para o seu iPhone (logo atrás dos AirPods). O Apple Watch é ótimo para gerir notificações, para usar quando fazemos desporto, muito bom em modo GPS e permite uma monitorização muito interessante de alguns sinais vitais que dão métricas úteis sobre o nosso estado de saúde.

Com a chegada da quarta versão do watchOS, as duas primeiras versões do Apple Watch ficaram lentas, então o primeiro Apple Watch (Série 0) está realmente muito lento. Isso levou a que se procurassem formas para acelerar os smartwatches da Apple e é isso que lhe vamos deixar agora.


Sou um utilizador do Apple Watch desde a primeira geração, desde que este dispositivo chegou ao mercado. Se no início não achava grande utilidade, porque existia pouco software, a verdade é que nesta última versão uso-o sempre, a toda a hora (deixando-o apenas para carregar de 3 em 3 dias).

 

Usar cada vez mais o Apple Watch

Uso-o para monitorizar as atividades desportivas, como gestor das notificações, como smartphone (fazer e atender chamadas emparelhado com os AirPods), uso-o para ajudar quando está em atividade o GPS via Mapas da Apple, está sempre a recolher informações da frequência cardíaca, do tempo que estamos com atividade sedentária… é lanterna quando no escuro preciso de alguma luz, é despertador (não há melhor), é imensa coisa numa vida cada vez mais dependente de tecnologias e automatismos (como por exemplo usar com o HomeKit).

 

1. Reduzir Movimento

Este será o truque mais simples que podemos fazer para melhorar muito o desempenho do Apple Watch (ou pelo menos a ilusão de lentidão).

Assim como no iOS, podemos reduzir as animações no watchOS. Isso consumirá menos recursos no smartwatch e acelerará as interações. Vamos então ver como podemos ativar a opção Reduzir movimento:

Para fazer isso no Apple Watch, pressionamos a Coroa Digital para ir para o ecrã inicial. Depois clicamos no ícone Definições e depois na opção Geral. De seguida, escolhemos a opção Acessibilidade e selecionamos a opção Reduzir Movimento e ativamos o recurso.

Agora ao navegar pelo Apple Watch, veremos que as animações do mostrador do relógio e das aplicações desapareceram. Em vez dos efeitos de zoom, veremos uma transição de desvanecimento simples que é muito mais rápida e consome menos recursos.

Reduzir movimento na app Watch

Abrimos a app Watch no iPhone, no canto inferior esquerdo escolhemos o separador O meu relógio. Agora procuramos a opção Geral -> Acessibilidade -> Reduzir movimento e ativamos o recurso.

 

2. Fechar as aplicações da Dock

Muitas vezes temos imensas aplicações abertas em segundo plano. Embora o watchOS faça uma ótima gestão dos recursos em utilização, podemos desligar essas apps, por menor esforço que façam, fazem sempre algum.

Assim, para desligar estas apps da Dock e melhorar o desempenho, pressionamos o botão lateral uma vez para abrir a Dock no watchOS. Em seguida, deslizamos para a esquerda em cima de uma app e depois clicamos no botão X.

 

3. Desativar a instalação automática de uma app

Por predefinição, o iOS instala automaticamente determinadas apps no Apple Watch que tenham sido instaladas no iPhone. Provavelmente não será como nós que instalamos tudo e mais alguma coisa e de certeza que numa utilização convencional não necessita de ter tanta app no Apple Watch. Essas apps estão a ocupar espaço e diminuem o desempenho do mesmo (por menor que seja o seu consumo de recursos).

Abrimos a app Watch no iPhone, vamos ao canto inferior esquerdo ao separador O meu relógio, clicamos de seguida, em Geral e desativamos o recurso Instalação automática.

 

4. Desinstalar aplicações do Apple Watch

Agora que desativamos o recurso de instalação automática, é hora de remover todas as apps desnecessárias que nunca utilizaremos.

PASSO 1: No Apple Watch, clicamos na Coroa Digital uma vez para abrir o ecrã inicial;

PASSO 2: toque e segure em qualquer ícone até que as aplicações comecem a balançar. Estamos agora no modo de edição;

PASSO 3: Nas apps de terceiros iremos ver, no canto superior esquerdo um X que nos permite clicar sobre ele e apagar a app. Em seguida, clicamos em Excluir aplicação para confirmar;

Se tiver muitas aplicações no seu smartwatch Apple, poderá ser aborrecido estar a fazer a remoção uma a uma, podemos, contudo, fazer isso de forma mais fácil na app Watch no iPhone.

Abrimos a app Watch, vamos ao separador O meu relógio e deslizamos as opções da janela para baixo. Agora iremos ver uma secção chamada INSTALADA NO APPLE WATCH. Abaixo, iremos encontrar uma lista de todas as aplicações instaladas no nosso Apple Watch.

Tocamos em cada uma destas aplicações e desativamos esta app clicando na opção Mostrar no Apple Watch. Neste caso iremos desativar a opção de mostrar a app no relógio, que será o mesmo que remover a app do Apple Watch.

 

5. Desativar atualização de aplicações em segundo plano

Assim como no iOS, a atualização de aplicações em segundo plano ou como também já ouviu chamar Background App Refresh, afeta de alguma forma quer o desempenho da bateria, quer do próprio processador. É um recurso ótimo para termos tudo sempre atualizado, mas em relógios mais antigos, como o Apple Watch original, podemos prescindir dessa opção se nos ajudar a ganhar performance.

Nota: A atualização em segundo plano é responsável pela atualização permanente quer da versão quer de recursos dinâmicos. Se, por exemplo, usar a App de Meteorologia, então não desative este recurso nessa aplicação, já que o recurso permite uma escolha seletiva.

Se decidirmos avançar para desativar esta funcionalidade que “consome” recursos importantes, então vamos ao separador O meu relógio, depois Geral e escolhemos a opção Atualização em segundo plano. A partir daqui, podemos desativar o recurso ou desativar seletivamente, app a app.

 

Em resumo…

Basicamente estas serão as que podem ajudar um Apple Watch lento a ser mais rápido. Há, contudo, algumas outras triviais, mas que são igualmente necessárias. Por exemplo, devemos tempos a tempos reiniciar o relógio, devemos também inicializar as opções originais para limpar determinados ficheiros que possam ficar de uma atualização do watchOS, devemos estar atentos para ter sempre a versão do sistema operativo atualizada. Tudo isto são as mais basilares das regras.

 

Leia também:

Exit mobile version