Pplware

Unboxing: Apple Watch

Apresentados a 9 de Março no evento Spring Forward da Apple, os novos Apple Watch eram aguardados fervorosamente por muito fãs da marca. Por Terras de Sua Majestade foi-nos possível chegar mais cedo a estes novos wearables, acompanhámos de perto as vendas e conseguimos dois exemplares para teste.

Hoje mostramos-lhe o unboxing ao Apple Watch Sport de 38mm e ao Apple Watch com bracelete metálica de 42mm, e ainda as primeiras impressões sobre estes dois relógios que tanta curiosidade geram no público em geral.

Logo que tocamos no relógio, sentimos que não é um material barato, que tem qualidade de construção e que é um dispositivo diferente. Certo, até aqui nada de novo, nada que não se esperasse, as surpresas, contudo, apareceram. Afinal, o que se viu na apresentação do Apple Watch no ano passado e neste ano, não traduziu o que na realidade se sente e se vê quando usamos este equipamento. Mas vamos por partes.

Como sempre, a embalagem é requintada, simples e muito organizada. Os dispositivos auxiliares mostram que há um cuidado ímpar ao embalar, faz lembrar aquele pormenor nos Macbooks, quando estão hibernados, onde vemos o led aparecer e a desaparecer, simulando a respiração humana, sabia disso?

Pois aqui também vemos esses traços de cuidados e pormenores em cada um destes dispositivos. Sim, são pequenos mimos que se pagam bem pagos, mas as pessoas gostam de ser mimadas, basta vermos que este relógio… esgotou, foram vendidos milhões já!

Na caixa

Visto desta forma, parece simplista demais, mas a própria embalagem mostra requinte e elegância… mas, lá está, o preço paga isso tudo.

 

Características principais

Apple Watch Sport de 38mm

O Apple Watch Sport em análise é o modelo com bracelete desportiva branca de 38mm, cujo mostrador é composto pelo vidro Ion-X Glass. Tem um ecrã retina sensível ao toque e um botão em aço inoxidável. Este relógio, talhado para as actividades desportivas, vem com sensor de batimentos cardíacos, acelerómetro e giroscópio. Tem sensor de luminosidade, altifalante e microfone. A conectividade fica a cargo do Wi‑Fi (802.11b/g/n 2.4GHz) e do Bluetooth 4.0.

Além do mais, este relógio terá uma autonomia para cerca de 18 horas, algo que vamos realmente comprovar durante a análise. Como falámos, em actividades desportivas o dispositivo é resistente à água, tem uma dimensão de 38,6mm de altura, 33,3mm de largura e 10,5mm de espessura, penando cerca de 72g com bracelete. Há, contudo, o mesmo modelo mas na versão com ecrã de 42mm.

Este equipamento estará em análise para podermos perceber o que traz de novo a um mercado que ainda não tem uma necessidade concreta para estes dispositivos, pelo menos estes que não têm uma utilidade plena e independente sem o iPhone por perto.

 

Apple Watch com bracelete metálica de 42mm

Os dois smartwatches distinguem-se essencialmente no aspecto, já que em termos de características estamos perante equipamentos capazes de executar as mesmas funções, contando assim, também este modelo com sensor de batimentos cardíacos, acelerómetro e giroscópio, sensor de luminosidade, altifalante e microfone. Vem ainda com Wi‑Fi (802.11b/g/n 2.4GHz) e do Bluetooth 4.0.

Neste caso, o Apple Watch tem uma bracelete metálica e o modelo é o de 42mm, com fecho magnético. Este relógio já vem com ecrã de safira com a tecnologia retina display, sensível ao toque, uma dimensão de 42,0mm x 35,9mm x 10,5mm e o peso do mostrador é de 50g e da bracelete de 41g.

Há aqui elementos que devem ser destacados. A bracelete vem equipada com um sistema magnético de fecho e, acreditem, funciona muito bem, mesmo ao colocar “parece que está ensinada”.

 

Primeiras impressões

Desde que me lembro de ter o Sony Smart Watch que nunca deixei de ter um “centro de notificações” no pulso, entre o Pebble e o Moto360 estava mesmo ansioso para que este dia chegasse, pois estava muito curioso para ver o que a Apple tinha conseguido fazer de diferente.

Os dois modelos são iguais em funcionalidades, sendo as diferenças apenas nos materiais de construção e acessórios (carregador magnético).

O Apple Watch em aço inóxidável de 42mm é leve, na verdade surpreendentemente leve para o tamanho dele e com um toque aprimorado tal como sentimos num relógio de marca feito no mesmo material, assim como a bracelete dos modelos Sport dão a sensação de serem feitas de bom material. Atrevo-me até a dizer que o acabamento é semelhante ao das capas oficiais do iPhone 6.

O relógio (Alumínio ou Aço) tem uma construção sólida e bem pensada. Não são grandes nem pequenos, são à medida e este é, para mim, o primeiro trunfo da Apple, a existência das duas medidas 38 e 42mm, não havendo quaisquer diferenças no software, apenas na resolução do ecrã.

O processo de emparelhamento com o iPhone é rápido, simples e fácil, como já seria de esperar. Sem problemas e, em minutos, o nosso Apple Watch está pronto a trabalhar e a “entregar-nos” notificações através de um toque no pulso e de um simples “plimmm”.

Por falar no toque, a Apple fez sem dúvida um grande trabalho neste campo. Está a ver a vibração normal do seu smartwatch? Esqueça, não é a mesma coisa, o facto da Apple utilizar um actuador linear, ao contrário do movimento circular normal nos motores de vibração, faz toda a diferença na maneira como sentimos o relógio a avisar-nos de alguma coisa.

Podemos alterar/remover o volume das notificações, e alterar a força do haptic feedback e, já agora, o Apple Watch replica (pode ser alterado) o modo de “não incomodar” do iPhone.

O sensor de batimentos cardíacos simplesmente funciona (de todas as vezes que testei, funcionou sempre), se tivermos o código de bloqueio configurado ao retirarmos o relógio do pulso para voltar a trabalhar com ele temos de introduzir o código (inteligente não?), se o Apple Watch não estiver no pulso, simplesmente não dá notificação nenhuma e ele detecta o idioma das suas mensagens. Sim, se estiver a trocar mensagens com alguém em Português, o Apple Watch irá mostrar as respostas rápidas em Português assim como a função de ditado, mas se a conversa for em Inglês tudo é trocado para o Inglês.

Software… isso deixo para quando a utilização for mais constante.

 

Em resumo… este é, na minha opinião, (sem muita experiência) o melhor SmartWatch que se pode ter no momento. Tudo simplesmente funciona. Claro está que há pontos baixos, mas para já fiquei muito surpreendido com tudo o que me foi apresentado…

Ah! Já me esquecia… sabem a funcionalidade de virar o pulso que o Moto360 (e outros) têm e que simplemente nos fazem parecer um barman com um shaker na mão? O Apple Watch não o vai deixar passar por isso, ao virar liga ao virar desliga, simplesmente.

Só para terminar, o relógio chegou às 9:23 e estava com 80% de bateria, neste momento (21:20 sem carregar) está com 25%.

Deixem a vossa opinião e, se tiverem alguma questão, já sabem… coloquem-na nos comentários.

O Apple Watch NÃO está disponível para venda em Portugal e não há data ainda para a sua disponibilidae, provávelmente Julho/Agosto.

Exit mobile version