Comparativo Supermercados Online: Qual o melhor serviço?
O comércio online está muito evoluído e tem cada vez mais adeptos, tanto do lado dos compradores como dos vendedores, que têm plataformas mais otimizadas com uma oferta cada vez mais interessante.
No que respeita às compras de supermercado online, há ainda quem tenha algumas dúvidas quanto à eficácia e qualidade, e foi com base nesta ideia que nos propusemos a analisar o serviço de três lojas online de supermercados.
Uma ida ao supermercado é sempre algo que requer algum tempo. Para fazer as compras para uma semana é necessário elaborar a lista de compras, analisar folhetos para ver quais as promoções que estão a decorrer, fazer a deslocação ao supermercado e contar com, no mínimo, uma hora entre corredores, carrinhos de compras, filas para o peixe e filas para pagar...
... Ou então não!
Todo este processo pode ser feito sem sair de casa, graças aos muitos supermercados online (de maior ou menor dimensão) que existem atualmente. Mas para quem desconhece este tipo de serviço, há sempre muitas dúvidas que surgem: Será que posso comprar qualquer produto de qualquer marca? Se quiser comprar carne ou peixe, será que vem transportado em boas condições? E a fruta, como chegará a minha casa? Será que entregam na minha morada?...
Depois vem a forma de pagamento: Será que posso pagar em dinheiro ou com cartão no acto de entrega ou terei que pagar adiantado para que a entrega seja feita?
Todas estas questões são plausíveis e é importante que esteja bem esclarecido antes de fazer a primeira compra. Como tal, e para o ajudar a conhecer melhor este tipo de serviço, decidimos criar um cabaz com produtos básicos de alimentação, limpeza e higiene e adquiri-los em 3 diferentes supermercados online, fazendo uma avaliação desde o registo nos diferentes sites ao momento de entrega dos produtos.
Mas comecemos pelo início, pela elaboração da lista de compras e pela procura das promoções ou dos melhores preços.
Lista das Compras
A primeira coisa a fazer antes de ir às compras é elaborar a lista e, no nosso caso, escolhemos um cabaz simples com 10 produtos, que inclui produtos alimentares, de limpeza e higiene. Todos eles são de marcas que se encontram em qualquer supermercado e não das chamadas marcas próprias, uma vez que nessas poderá haver diferenças de qualidade e de preço significativas. Além disso, dois destes produtos são frescos.
Com a inclusão dos produtos frescos na lista, pretende-se avaliar a escolha dos produtos preparada pelos próprios funcionários do supermercado, sem terem à sua frente o cliente.
Lista de Compras
- Arroz agulha Cigala (1Kg)
- Óleo Fula (1l)
- Azeite Gallo Subtil (0,75l)
- Massa esparguete Nacional (500g)
- Leite Gresso Meio Gordo (1l)
- Super Pop Maçã Verde (700ml)
- Detergente líquido X-Tra (30 doses)
- Champô Fructis Força e Brilho (250ml)
- Carne de Vaca p/ jardineira (1Kg)
- Maçã Royal Gala (1Kg)
Onde comprar mais barato?
Com tantas promoções e descontos que existem nos supermercados atualmente, nem sempre é no nosso "supermercado habitual" que se conseguem os melhores preços e, para quem gosta de poupar tempo e dinheiro, os comparadores de preços online dão uma grande ajuda.
Há vários serviços de agregação de supermercados online que pode encontrar na Internet, com cada vez mais lojas associadas. Neste serviço, deverá fazer o registo e introduzir a sua área de residência para que a filtragem dos supermercados seja feita de uma forma mais eficiente.
Depois é só escolher os produtos e adicioná-los ao cesto. Será feita a soma do valor dos produtos, não só para o supermercado que definiu inicialmente mas também em todos os outros, para que possa ver logo qual oferece o melhor preço. Além disso, é dada a sugestão de produtos substitutos que estão disponíveis no supermercado a preços mais baixos.
Este serviço é excelente não só para quem pretende fazer compras online mas também para quem se quer deslocar ao supermercado físico.
Supermercados online
Existem diversos supermercados online, de maiores ou menores dimensões, e a nossa escolha recaiu sobre três dos maiores a nível nacional, que têm uma oferta mais diversificada e fazem distribuição um pouco por todo o país.
Continente Online, Jumbo Online e Supermercado El Corte Inglés, foram os três supermercados utilizados para encomendar o cabaz de 10 produtos.
Critérios de avaliação
Existem diversos parâmetros que poderíamos utilizar na avaliação destes serviços, mas para que a análise fosse clara focámo-nos em alguns aspetos que considerámos essenciais.
- Processo de Registo: Cada um dos serviços tem o seu próprio método de registo, uns mais complexos que outros.
- Navegação no site e procura de produtos: Para fazer compras online é necessário que a pesquisa de produtos seja simples e intuitiva, com filtros de pesquisa fáceis de utilizar, com a informação mais relevante disponibilizada ao cliente e, obviamente, sem esquecer de oferecer um site agradável ao utilizador.
- Horários e custos de entrega: Os horários e dias de entrega variam, dependendo da área de residência, sendo que quem vive nos grandes centros urbanos, onde os supermercados têm uma forte presença, tem vantagens claras relativamente a horários de entrega. Como tal, quisemos perceber também como é que é este serviço de entrega fora de um grande centro.
- Métodos de pagamento: Quantos mais métodos disponíveis, mais vantajoso será para o cliente.
- Apoio ao cliente: Para qualquer dúvida que surja, é importante que exista um bom serviço de apoio ao cliente.
- Entrega: Será a entrega feita no período previamente selecionado? As compras são mesmo deixadas à porta de casa?
- Embalamento: Por fim, é importante avaliar a forma como as compras são entregues, se os produtos vêm devidamente embalados e acondicionados e se vêm bem separados por tipo de produto.
- Seleção de frescos: Este é um dos aspetos que mais dúvidas suscita por parte dos clientes, em saber se a seleção é feita à imagem das exigências de cada cliente.
Qual o melhor Supermercado Online?
Antes de mais, há que referir que não existe um mau serviço, mas existem aspetos melhores e piores em cada um deles. Para avaliar "qual o melhor" criámos uma tabela de classificação de 0 a 10 pontos, atribuídos a cada um dos critérios acima mencionados.
Veredicto
Tal como já foi referido, dos três serviços testados não existe um que possa ser considerado como "mau". Todos eles foram capazes de nos oferecer um serviço eficiente e responder às nossas exigências. Ainda assim, encontrámos em todos eles alguns aspetos muito positivos e outros que ainda têm que ser melhorados.
O Continente Online foi aquele onde encontrámos um serviço mais completo e mais eficiente. Além do processo de registo de novo cliente ser bastante simples, o mais simples dos três, o site está também bem construído, é de fácil navegação e é simples encontrar os produtos e adicioná-los ao carrinho. O registo de novo cliente no El Corte Inglés foi aquele que considerámos mais complexo e limitado, para os dias de hoje. Já em termos de navegação no site e procura de produtos, o Jumbo é o menos intuitivo.
Em relação aos métodos de pagamento, o Continente volta a ser o que ganha melhor pontuação, tendo disponíveis métodos de pagamento bastante abrangentes, que passam pelo pagamento no momento da encomenda, através de cartão Continente, Cartão de Crédito, Débito direto, MBWAY, ou PayPal, ou também no ato de entrega, através de Multibanco, cheque ou até mesmo Cartão Continente. Desta forma, estão abrangidos diferentes tipos de clientes, o que é uma grande vantagem do serviço. Os outros têm também sistemas de pagamento no momento da encomenda e no ato de entrega, no entanto, mais limitados.
Para a minha área de residência, o El Corte Inglés foi o único que não fez entrega, tendo que solicitar a entrega numa localidade mais próxima da cidade de Coimbra, cujo custo do serviço foi de 6€. Ainda assim, para perceber que não iria conseguir receber a encomenda em minha casa, tive que testar diferentes códigos postais e entender a restrição. Ao colocar o meu código postal, a indicação que tinha era de que não havia entregas diárias, mas ao tentar consultar as entregas, apenas era indicado que não conseguiam satisfazer o meu pedido, para contactar a assistência... que não foi possível contactar devido à indisponibilidade dos operadores.
O Continente foi o que apresentou uma maior oferta de horários de entrega e, dependendo do período horário escolhido ser mais alargado ou restrito, há uma variação de preço do serviço de entrega que pode ir desde os 4,90€ aos 6,90€. Existem depois outros planos de entrega que poderão compensar dependendo do número de vezes que recorre ao serviço para fazer compras. O Jumbo, para a minha área de residência (a 30 Km do supermercado), oferece entregas 3 dias por semana, incluindo o sábado, e o custo é de 5,90€.
Entre o momento da encomenda e da entrega houve a necessidade de trocar um produto em cada um dos supermercados por rutura de stock, nomeadamente o calibre da maçã, no Continente, e o tipo de carne, nos outros dois. Essa troca apenas foi informada via e-mail pelo Continente, enquanto que no caso do El Corte Inglés e do Jumbo, o contacto foi feito via telefone.
Todas as entregas foram feitas no período horário definido.
Quanto ao embalamento dos produtos, o Jumbo e o El Corte Inglés foram os que melhor distribuíram os produtos pelos sacos. O Continente entregou alguns sacos apenas com um produto, o que, numa altura em que os sacos são pagos em todo o lado e se apela à reciclagem dos mesmos, considerei exagerado. Além do mais, o tipo de massa esparguete encomendado no Continente veio trocado, que embora sendo da mesma marca e tipo, é mais fino que o normal.
Já em relação aos frescos, às maçãs e à carne, fiquei satisfeita com o serviço dos 3 supermercados no que toca à escolha dos produtos, ainda que as maçãs do El Corte Inglés tenham vindo maduras de mais. Neste tipo de serviço devia haver o cuidado de mandar fruta nem muito verde, nem muito madura, já que dessa forma será mais fácil agradar a mais consumidores. Quanto à carne, ambos enviaram carne bem cortada e equilibrada em termos de gordura.
Como é percetível na imagem acima, que inclui as compras do Continente, El Corte Inglés e Jumbo, existem produtos que não estão no cabaz, que foram ofertas do Continente e do Jumbo. O El Corte Inglés não deixou qualquer oferta.
E o preço final?
Ainda que o objectivo deste artigo não passe por avaliar o preço final do cabaz, mas sim a eficiência dos serviços online, o Jumbo foi o supermercado que nos ofereceu um valor mais baixo. No total do cabaz, gastámos no Jumbo 31,78€, com um custo de transporte de 5,90€, no Continente 38,17€, com um custo de transporte de 4,90€, e o El Corte Inglés foi o que nos apresentou a factura mais elevada de 40,64€, com um custo de transporte de 6€.
Testados os serviços, uma vez mais, reforçamos a ideia de que não existe um serviço que não seja bom e vemos neles um futuro muito promissor e cheio de vantagens para o consumidor. O Continente e o El Corte Inglés já têm mesmo aplicações móveis disponíveis para este tipo de compras, o que demonstra o esforço em oferecer um serviço ao cliente cada vez melhor.
As restrições geográficas são ainda um problema do serviço de entregas, já que há ainda muitas áreas que não estão abrangidas pela distribuição e essa verificação terá que fazer em cada um dos serviços, uma vez que cada um tem as suas próprias políticas de distribuição.
Os cabazes adquiridos para a elaboração deste comparativo serão oferecidos a três famílias de crianças da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens - de Soure.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom artigo,Maria Inês Coelho.Excelente,muito bom mesmo,e completo.Só tenho a dizer uma coisa—»o El Corte Inglés pratica preços de “ricos” !! Outra coisa,não deixem o Intermarché Online cair em esquecimento.Para médias localidades é o melhor serviço.Gosto bastante,a par do Continente Online.
Não é para ricos, são preços semelhantes aos do continente onde se aproveitam dos talões/cartão/combustível, o conceito são compras de produtos de qualidade como se tivesses na calma da mercearia do bairro, com produtos premium, eu gosto, e para queijos, enchidos e vinhos não há melhor.
A falha que aponto ao serviço de entrega do continente é o de nunca ter conseguido entregar a totalidade das compras que faço. Até hoje nunca conseguiram entregar 100% dos produtos que encomendei, habitualmente falha stock nos produtos em promoção. Ponto a melhorar.
Já é assim há anos, desde que existe o serviço, nunca vão melhorar, é isso e os frescos, nódoa mesmo. Uso apenas para coisas pesadas e volumosas, os frescos tenho de me deslocar a um ping doce que o continente é a desgraça.
+1
Eles dizem que é por falta de stock… mas por vezes os produtos em falta são aqueles que para haver falta de stock tem de haver uma maluqueira geral.
Já aconteceu, eles enviarem o email a dizer que não tem stock e no mesmo dia passei pela mesma loja e lá estava o produto.
Os produtos vendidos nos serviços online estão guardados em armazéns específicos para o efeito, tendo um stock diferente do das lojas. Em muitos dos casos todo o processo do serviço online, desde a gestão do armazém, processamento da encomenda e por fim a sua entrega são geridos por empresas externas subcontratas para esse efeito.
Assim sendo é comum no serviço online não haver determinado artigo e na loja mais próxima haver.
Bom artigo e análise e sim, gostava de ver mais artigos deste género!
Excelente artigo! Obrigado
Gostei do artigo mas acho que o sistema de avaliação não é o mais correcto. Nem todos os critérios têm o mesmo peso.
Por exemplo , e restringindo a penas a dois critérios, o processo de registo ter a mesma importância da navegação do site: o registo faz-se uma só vez, a navegação é “para sempre”.
Nestes 2 pontos , apesar de Jumbo obter mais pontos do que o El Corte Inglês, na navegação o El Corte está melhor . E agora o que é mais importante , o registo ou a navegação ?
Para primeiro artigo sobre o tema, que acho que fazia falta, considero que está muito completo.
Tenho a concordar que, já que o Intermarché também presta este serviço online, poderá ser incluido num próximo artigo.
Tenho apenas a salientar como ponto positivo que é bom este tipo de comparações também ser feito noutros pontos do pais, que não Lisboa.
Continua!
O El Corte Inglés desde há uns 2 meses que, pelo menos para a região de Lisboa, começou a cobrar 6.99 Euros de entregas (antes era 6 Euros), fazendo deste o mais caro dos três em custos de entrega.
O Continente para quem compre mais que uma vez por mês é DE LONGE o mais vantajoso, aderindo ao “EntregaZero”. Também me disseram que o Jumbo deverá vir a ter algo semelhante muito em breve… “EntregaLeve” 😉
Ah, e o site do Jumbo era bem melhor do que o actual… há cerca de um ano renovaram o mesmo e este novo site de facto é bastante mau. Muito mal organizado e nem a pesquisa funciona decentemente… péssimo nesse ponto.
É verdade que o Continente por vezes envia alguns sacos a mais que poderiam ser poupados, mas sinceramente não me chateia mesmo nada, uso-os para colocar o lixo! Mau seria se poupassem nos sacos e juntassem no mesmo saco artigos que não devem, coisa que já me aconteceu no Jumbo Online e não gostei!!
31,78€ para o mais barato, mesmo assim é um roubo
Por menos 5 € sei onde encontrar o que preciso… easy
sem promoções , nem cartões , jogadas de marketing,…