Pplware

Análise Xiaomi Mi Note 2

No final de Outubro, a Xiaomi, além do bastante afamado Mi Mix, apresentou também o Mi Note 2, um reforço com argumentos de peso no segmento dos phablets.

Na última semana, tivemos oportunidade de testar esta nova aposta da Xiaomi de forma a avaliar se o seu real desempenho cumpre com o prometido.

O sucesso dos modelos phablets na Xiaomi começou quando a marca lançou o Mi Note e o Mi Note Pro em 2015, com uma oferta de um ecrã grande, aliada a um óptimo desempenho e a um bom preço.

A Xiaomi não ficou indiferente à influência deste modelo, assim como o sucesso em geral dos phablets no mercado, e apresentou a segunda versão deste modelo, o Mi Note 2, com grandes novidades à mistura.

1 – Características gerais

O Mi Note 2 é um smartphone dual-SIM LTE, totalmente em alumínio, e é o primeiro smartphone da Xiaomi com um ecrã curvo nas duas extremidades laterais. O ecrã é AMOLED 3D, de 5,7″, com uma resolução FHD (1920 x 1080 píxeis). Está equipado com o melhor SoC disponível para Android neste momento, o Snapdragon 821, com um CPU Quad-core (2×2,35 GHz Kryo & 2×1,6 GHz Kryo) e o GPU Adreno 530.

O Mi Note 2 foi apresentado em três versões disponíveis: uma com 4 GB de RAM e 64 GB armazenamento interno, outra de 6 GB de RAM e 128 GB armazenamento interno, e outra igual à anterior mas numa versão internacional, com uma compatibilidade alargada nas redes móveis.

Quanto às câmaras, o Mi Note 2 tem uma câmara traseira de de 22,5 MP, com um sensor de 1/2,6″ e abertura f/2.0, com capacidade de gravação de vídeo de 2160p@30fps, e a câmara frontal de 8 MP com abertura também de f/2.0.

É distribuído com Android 6.0 Marshmallow com interface MIUI 8. A capacidade da bateria é de 4070 mAh.

Especificações completas

  • Ecrã
    • AMOLED 3D Curved Edge 5,7″ (1920 x 1080 píxeis), densidade ~386 ppp
  • Processador
    • Snapdragon 821, CPU Quad-core (2×2,35 GHz Kryo & 2×1,6 GHz Kryo)
    • GPU Adreno 530
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema operativo
    • Android 6.0 (Marshmallow), interface MIUI 8.0
  • Memória
    • 64 GB armazenamento e 4 GB RAM / 128 GB armazenamento e 6 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (Traseira): 22,5 MP, f/2.0, sensor 1/2.6″
    • Secundária (Frontal): 8 MP, f/2.0
  • Dimensão e peso
    • 156,2 x 77,3 x 7,6 mm, 166 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
    • GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
    • Bluetooth 4.2 (BLE)
    • USB Tipo-C
  • Bateria
    • Li-Ion 4070 mAh não removível

 

Na caixa

2 – Hardware e design

Ao olhar a primeira vez para o Mi Note 2, conseguimos ver bastantes semelhanças com o design introduzido pela Samsung nas suas linhas Galaxy e Note.

Neste modelo a Xiaomi introduziu um botão home, onde se insere o sensor de impressões digitais, tal como já o havia feito com o Mi5 e Mi5s e um ecrã 3D dual edge da LG, idêntico ao que podemos encontrar no Samsung S7 Edge, mas com uma curva menos acentuada. Além da introdução de vidro flexível no ecrã do Mi Note 2, foi também acrescentado o mesmo tipo de vidro na traseira, criando um efeito curvo duplo simétrico em ambos os lados do smartphone.

No geral, as linhas são bastante atractivas, resultando num smartphone bonito, com uma qualidade de construção irrepreensível e com a moldura bem aproveitada.

No painel frontal podemos então encontrar o botão home, um ecrã Full HD curvo de 5,7″, o auscultador, a câmara frontal de 8 MP, o LED de notificações e os sensores de proximidade e luminosidade.

Em baixo localiza-se o conector USB tipo-C, o altifalante e o microfone e, por cima, o jack de áudio de 3,5mm, um microfone secundário e um sensor de infravermelhos.

Do lado esquerdo está apenas localizado o slot para dois cartões nano-SIM, e do lado direito os botões de controlo de volume e de bloquear e desbloquear.

 

Por fim, na parte traseira encontramos a câmara principal de 22.5 MP, o Flash LED e o logo da Xiaomi.

 

3 – O que diferencia o Xiaomi Mi Note 2?

No seu novo phablet, a Xiaomi introduziu algumas das melhores inovações do momento para oferecer ao utilizador o melhor desempenho e experiência de uso possível.

Ecrã dual edge

Uma das grandes novidades do Mi Note 2 é a introdução de um ecrã 3D dual Edge, idêntico ao que podemos encontrar no Samsung S7 Edge, mas com menos curvatura. O ecrã incorpora um painel flexível da LG que permite criar o efeito curvo.

Embora esta implementação tenha gerado a alegria de alguns fãs, infelizmente não corresponde ao esperado. Ao contrário do que acontece com o Samsung S7 Edge, o sistema do Mi Note 2 não incorpora nenhuma função para aproveitar a curva do ecrã, existindo apenas um tema em chinês, disponível para a maioria dos modelos Xiaomi, que simula o comportamento das funções edge com um slide dos extremos do ecrã para o meio. A piorar ainda mais a qualidade deste ecrã, junta-se o facto de se notar a zona onde o ecrã curva, resultando numa área mais esbranquiçada nas extremidades em relação à parte frontal do painel.

Sensor de impressões digitais no botão Home

Ao contrário do que foi implementado no Mi5s, o Mi Note 2 não traz um sensor de impressões digitais ultrasónico, sendo um comum sensor capacitivo com o que está incluido no Mi5. De qualquer maneira, o sensor de impressões digitais, que está incluído num botão Home clicável, é bastante rápido a reconhecer a impressão digital, onde, na maior parte, entra directamente no homescreen sem passar pelo menu de bloqueio, e apresenta uma boa eficácia de reconhecimento.

 

Processador Qualcomm Snapdragon 821

Para suportar o desempenho do Mi Note 2, a Xiaomi introduziu o precessador Qualcomm Snapdragon 821, que irá ser suficiente para aguentar quaisquer tarefas que lhe sejam impostas com grande fluidez. Vai ser também possível jogar os seus jogos favoritos sem que note qualquer tipo de desfasamento.

4 – Interface e desempenho

A acompanhar este phablet vem o Android 6.0.1 personalizado com a interface MIUI 8 desenvolvida pela Xiaomi. Amada por muitos e detestada por outros tantos, a MIUI é um sistema que contém bastantes pormenores baseados na Apple e que pretende oferecer, aos utilizadores, ferramentas que complementem a sua experiência com o smartphone.

A Miui 8 incluí diversas aplicações, onde se incluem as notas, a metereologia, o leitor de música, a aplicação de sgurança, um explorador de ficheiros, uma bússola, um scanner, um controlo remoto, entre outros. Adicionalmente, pode encontrar funções como a captura de ecrã completo, o second space e as aplicações duplicadas que pode conhecer aqui.

Por enquanto, e sem que haja informações que esclareçam este problema, apenas está disponível a ROM chinesa, o que obriga que a que o sistema seja usado em Inglês ou Chinês e que os serviços da Google sejam instalados manualmente. Traz também algum bloatware chinês mas que, na sua maioria, pode ser desinstalado.

A nível de desempenho, o Mi Note 2 teve um comportamento exemplar, com todas as funções, jogos e aplicações a serem corridos sem problemas e com um multitasking que permite uma utilização despreocupada, sem que as aplicações sejam encerradas. Devido ao peso do sistema na RAM, apenas estão disponíveis para o utilizador cerca de 2.2 GB dos 4 GB totais.

A nível de benchmark, este phablet perfez um total de 159561 pontos no Antutu V6.2.6 e um total de 1787 pontos em singlecore e 3814 pontos em multicore no Geekbench 4.

A nível de ecrã, além do problema já referido das extremidades curvas mais esbranquiçadas, podemos encontrar um bom ecrã AMOLED, embora que ainda se distancie da qualidade apresentada nos Super AMOLED da Samsung. Ainda assim, o sistema que anula os toques acidentais funciona perfeitamente. Um dos pontos trabalhados neste smartphone foi o GPS que conseguiu sempre uma boa precisão com uma rápida captação dos satélites.

Embora exista uma versão com todas as redes globais, a que testamos mantém o problema já conhecido da Xiaomi com a inexistência do suporte para a banda 20 do LTE de 800 MHz.

5- Câmara

Outro dos pontos que estava bastante ansioso por testar, era o que a câmara de 22.56 MP com sensor IMX318 era capaz de fazer.

Além dos diferentes filtros disponíveis para fotografia, estão ainda disponíveis os seguintes modos:

A fotografia nunca foi o argumento mais forte da Xiaomi. No historial dos seus modelos, embora este componente tenha vindo a melhorar, nunca conseguiram realmente surpreender neste campo. O Mi Note 2 não escapa a este historial e apresenta uma câmara com um bom sensor, mas que não consegue tirar o máximo dele. Quer isto dizer que as fotografias são más? Não, mas para o smartphone em questão deveriam ser melhores. Além das cores estarem um pouco esbatidas, encontrei-me com uma distância focal de alguns centímetros que não permite que as fotografias foquem quando são tiradas próximas ao objecto. Tendo em conta as características da câmara, admito que me surpreendeu e que pode ser mesmo problema de software (tentei voltar a flashar a ROM, mas o problema persiste), que pode ser resolvido com actualizações ou então um problema com esta unidade específica. Nas fotografias com pouca luminosidade, o Mi Note 2 capta bem as cores e até surpreendeu neste ponto.

De qualquer modo, a câmara apresenta uma boa qualidade, como podem ver nos exemplos seguintes:

Na gravação de vídeo, o Mi Note 2 permite uma captação de vídeo em 4K com incorporação de EIS (Estabilizador Electrónico de Imagem).

Durante a gravação, a câmara oferece um bom desempenho com uma boa adaptação à luz e uma boa captação de cores. O estabilizador, embora não faça milagres, ajuda a tornar a imagem um pouco mais estável.

6 – Bateria

Se existe um ponto essencial num smartphone, é a sua autonomia. No Xiaomi Mi Note 2 vem incluída uma bateria de 4070 mAh que permite aguentar um dia inteiro com utilização moderada, sem qualquer problema. Durante os dias em que testei, consegui alcançar valores entre as 5 e 6 horas de ecrã activo com uma utilização de dados 4G, mensagens, messenger, alguns jogos, navegação web e fotografia.

Para personalizar a gestão de bateria, a Xiaomi disponibiliza um modo de poupança de energia e um modo de personalização de opções de energia para cada aplicação.

7 – Veredicto

Depois do sucesso do Mi Note e do Mi Note Pro, havia muitas expectativas para o lançamento desta nova versão que prometia trazer algumas novidades para o mundo Xiaomi.

Após o seu lançamento, a corrida para a compra foi intensa com todos os modelos colocados à venda na China a serem vendidos em menos de um minuto.

 

Este novo modelo estreia os ecrãs curvos na Xiaomi, produzidos pela LG, e introduz um processador Qualcomm Snapdragon 821 para oferecer um desempenho que acompanha os variados topos de gama do mercado.

No geral, o Mi Note 2 apresenta uma qualidade de construção irrepreensível com bastantes semelhanças ao design apresentado pela Samsung nas suas gamas Galaxy e Note. Uma das grandes novidades, como já referi, foi a introdução de um ecrã curvo duplo ao estilo do Samsung S7 Edge, mas que, para além de ter uma curvatura inferior aos ecrãs da Samsung, apresenta uma área mais “esbranquiçada” nas dobras do ecrã.

A nível de desempenho, o equipamento encontra-se em linha com o que de melhor existe no mercado, sem qualquer tipo de desfasamentos ou bloqueios. A bateria é outro ponto que surpreendeu, tendo, em média, 5 a 6 horas de ecrã activo com utilização moderada.

Outro ponto que deixou um pouco a desejar foi a câmara que, embora apresente uma boa qualidade, ainda tem uma imagem um pouco esbatida e com uma distância focal ligeiramente longa. Na gravação de vídeo em 4K, apresentou uma boa qualidade, com uma boa estabilização e uma boa adaptação às cores.

O Pplware agradece à HonorBuy a cedência do Xiaomi Mi Note 2 para análise.

Preço e Disponibilidade

O Xiaomi Mi Note 2 está disponível por cerca de 530 €, na versão de 4/64 GB. Pode ainda usar o voucher PPLWARE para ter um desconto de 5 €. Quanto à versão de 6/128 GB, bem como a versão internacional, ainda não se encontram disponíveis, mas espera-se que tenham um preço de cerca de 600 €.

Xiaomi Mi Note 2

Exit mobile version