Pplware

Análise: Xiaomi Mi A1, o android one do momento

O Xiaomi Mi A1, pela conjugação que faz da qualidade de construção da Xiaomi com o suporte direto da Google, tem-se revelado um grande sucesso de vendas e promete conquistar muitos utilizadores que pretendem um bom smartphone sem terem de abusar no investimento.

Depois de já termos analisado o irmão com interface MIUI, o Xiaomi Mi 5X, hoje trazemos todos os detalhes do android one do momento.


Lançado em setembro, um mês depois do lançamento do Mi 5X, o Mi A1 resultou da parceria da Xiaomi com a Google e prende trazer um smartphone “puramente” Google acessível à maioria das carteiras, com o cunho da Xiaomi na sua construção.

São 9 os modelos que compõem atualmente a montra android one da Google, mas o Mi A1 é o claramente o que está a saltar mais fronteiras e a conquistar quem tem bom gosto.

 

Análise em vídeo

E porque existem mais semelhanças que diferenças entre o Mi A1 e o Mi 5X, deixamos o vídeo de análise do Mi 5X.

 

Características Gerais

O Mi A1 tem um ecrã LTPS IPS de 5,5 polegadas, com resolução de 1080 x 1920 píxeis (FullHD), o que resulta num densidade de píxeis muito confortável de 403ppp. É dual-SIM LTE, totalmente compatível com as bandas LTE em utilização em Portugal, mas para quem está a fazer conta de utilizar um cartão de memória microSD, então terá de abdicar de um cartão SIM… mas primeiro precisará de encher os 64 GB de armazenamento interno!

O SoC é da Qualcomm, o Snapdragon 625, e traz 4 GB de RAM. O Android encontra-se na versão 7.1.2, na sua forma mais pura. Tem Wi-Fi 2,4/5 GHz e suporta a norma 802.11 ac, o que é interessante neste faixa de preços. O Bluetooth é a versão 4.2.

Quanto a câmaras, tem uma câmara traseira dupla de 12 MP (f/2.2, 26mm + f/2.6, 50mm) para simular o efeito de fundo desfocado, tem flash LED de dois tons e a câmara frontal é de 5 MP. A bateria é de 3080 mAh… parece pouco? Falamos disso mais abaixo.

Especificações completas

Ecrã
    LTPS IPS LCD 5,5″ (1920 x 1080 píxeis), densidade ~403 ppi
Processador
    Snapdragon 625, CPU Octa-core (8×2,0 GHz Cortex-A53)
    Adreno 506
Rede
    GSM/HSPA/LTE
Sistema operativo
    Android 7.1.2 (Nougat) com interface Google (android one)
Memória
    64 GB armazenamento e 4 GB RAM
Câmaras
    Principal (Traseira): Dual 12 MP – 26mm, f/2.2 + 50mm, f/2.6; dual flash LED
    Secundária (Frontal): 5 MP
Dimensão e peso
    155,4 x 75,8 x 7,3 mm, 165 g
Som
    Jack 3,5 mm
Conectividade
    Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
    GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
    Bluetooth 4.2
    USB Tipo-C
    Rádio FM (ainda não disponível oficialmente)
Outros
    Sensores: impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola, barómetro
    LED infra-vermelhos para controlo remoto universal
Bateria
    Li-Ion 3080 mAh não removível
Preço

 

Na caixa

 

Hardware e Design

Em termos de design é um smartphone com uma construção irrepreensível, ao nível dos smartphones de topo. Tem uma estrutura integralmente em alumínio, o vidro é arredondado nos cantos e tem um pequeno friso de plástico a separar o vidro da estrutura de alumínio para protecção do próprio vidro. As laterais têm um ligeiro boleado em toda a volta, proporcionando uma utilização muito confortável.

Acima do ecrã existe o LED de notificações (branco), os sensores de proximidade e luminosidade, a câmara de 5 MP e o altifalante para chamadas. Abaixo do ecrã existem apenas os botões comuns táteis de acesso a aplicações recentes, home e retroceder, com iluminação suave branca.

Nas laterais, do lado esquerdo, a marca colocou o slot para cartões; em baixo, o jack de áudio de 3,5 mm, o microfone, a porta USB-C e o altifalante principal; à direita estão colocados os botões de volume e power; e em cima, o LED de infravermelhos e o microfone auxiliar.

Na traseira encontra-se a câmara dupla no topo à esqueda, o sensor de impressões digitais ao centro e em baixo o logo da marca e a referência ao android one.

 

Interface e Desempenho

O Android encontra-se na versão 7.1.2 na sua forma mais pura (atualização de segurança de outubro no momento de publicação da análise), o que desde já se apresenta como uma vantagem para os utilizadores que procuram uma experiência de utilização mais simples e completa. Há ainda certeza de que irá receber atualizações pelo menos durante 2 anos. Trocando isso por miúdos, deverá receber 2 grandes atualizações, para Android 8.0 e 9.0, e depois alguns meses de atualizações de segurança.

Vem com as aplicações Google habituais e, como seria de esperar, traz o Google Now integrado, com todas as informações e sugestões inteligentes da Google. Com um deslizar de ecrã para cima, a partir de baixo, surgem todas as aplicações em gaveta.

Em termos de desempenho, o Mi A1 é um smartphone muitíssimo estável e bastante rápido, capaz de lidar decentemente com todas as tarefas. O SoC Snapdragon 625, considerando que é de gama média, é conhecido por ter um bom desempenho aliado à autonomia e revela-se muito interessante para o dia-a-dia.

Não são notados atrasos na troca de aplicações e os 4 GB de RAM permitem ter uma quantidade muito generosa de aplicações abertas em background, o que acaba por nunca levar a tempos de espera de abertura das aplicações que são utilizadas mais frequentemente. Na questão dos jogos, também aqui é capaz de correr todos os títulos sem revelar falta de competência.

Os resultados de benchmark são reveladores do seu desempenho:

Resultados de benchmark

No que diz respeito ao ecrã, nota-se que não é de uma gama de topo, onde as cores não são muito vivas e o tom é um pouco frio (branco azulado). No Mi 5X, que tem ecrã igual, o MIUI permite corrigir a temperatura da cor o que me levou a ajustar de acordo com a minha preferência. Com o Android puro, isso não é possível. De resto, tem uma excelentes ângulos de visão e boa definição.

 

Câmaras

Quanto às câmaras, vem equipado com câmara dupla traseira, ambas de 12 MP com sensores OmniVision, sendo a principal de 26mm com abertura f/2.2 e a secundária de 50mm com abertura f/2.6, referida como câmara telefoto. Esta câmara telefoto é útil não só para capturar objectos com zoom de 2x, mantendo a boa definição, mas também para simular o efeito de fundo desfocado nas fotos de retrato. Infelizmente não tem estabilizador óptico de imagem, como acontece no Mi 6. A câmara frontal é de 5 MP e grava vídeo em FullHD.

Em termos da app Câmara, é incluída a app da Xiaomi, sendo esse o único recurso Xiaomi que vem integrado no sistema. Em termos de funcionalidades da câmara, comparando com dispositivos Xiaomi, não há novidades. Tem as funcionalidades habituais como HDR, modo panorama, modo foto de grupo, modo manual (com ajuste de brancos, foco, tempo de exposição, ISO e Lente), modo retrato, modo beleza para a câmara frontal, entre outros.

Quanto à qualidade das fotos, está enquadrada com o que existe neste segmento. Nas fotos com efeito de fundo desfocado, funciona bem mas precisa de condições ideais, para recortar o retrato no sítio certo. Se houverem outros planos próximos, então o fundo será desfocado de forma errada. Já nas fotos em condições de pouca luz, a qualidade é baixa.

Abaixo encontram-se alguns exemplos.

 

Autonomia

A bateria é de 3080 mAh. Embora a Xiaomi já tenha vários smartphones que trazem bateria com mais de 4000 mAh, optou por colocar uma bateria de menos capacidade no Mi A1. Digamos que esse facto poderá ser considerado um ponto negativo, já que sabemos que conhecemos o portefólio da marca. Contudo, a autonomia é enquadrada com o que é comum nesta gama, atingindo facilmente os 2 dias de utilização moderada sem necessidade de recarregar.

Quanto à velocidade de carregamento, não tem carregamento rápido mas, ainda assim, consegue ser mais rápido que alguns. Concretamente, até aos 90% de capacidade, carrega sensivelmente 1% por minuto. O gráfico abaixo representa uma carga completa.

Em termos de autonomia, uma vez mais, recorremos ao teste de consumo da PC Mark e o Mi A1 demora cerca de 10 horas a consumir bateria dos 80 aos 20%.

 

Veredicto

O Xiaomi Mi A1 é, de facto, o android one do momento e não há dúvidas que continuará a ser um grande sucesso de vendas, principalmente por ser adequado ao nosso mercado, já que traz carregador europeu.

Revelou-se assim um smartphone muito bem conseguido, para qualquer tarefa, com a vantagem de ter um preço acessível a prespectiva de um longo suporte pela Google.

À parte dos pontos que mais desfavorecem o smartphone, como a tonalidade de cores no ecrã, a câmara em situações de pouca luz e o poder do SoC Snapdragon 625, todo o resto coloca este smartphone no topo e desafia os maiores do segmento.

A autonomia consegue atingir os 2 dias sem necessitar de carregamento, na minha utilização moderada, e está enquadrado com o que se espera atualmente num smartphone.

Nas câmaras, o modo retrato, com efeito de fundo desfocado, está ao nível dos melhores do segmento e consegue bons resultados se lhe dermos uma situação facilitada. Não é perfeito, nenhum o é, mas é digno de ser mostrado e elogiado. Já nas fotos em ambientes de pouca luz, a qualidade é penalizada.

Se procura um bom smartphone e não quer investir tanto como nos topos de gama, o Mi A1 poderá ser a escolha certa. Se prefere a interface MIUI, então o Mi 5X será a alternativa certa ao Mi A1.

O Xiaomi Mi A1 está disponível por 193€, com um desconto de Black Friday. Pode ainda utilizar código de desconto PPLWARE para um desconto de 5€. O envio é feito a partir da União Europeia com tempo de entrega em 1 a 3 dias, sem passar pela alfândega.

O Pplware agradece à Honorbuy a cedência do smartphone Xiaomi Mi A1 para análise.

Xiaomi Mi A1

Xiaomi Mi 5X

Exit mobile version