Análise Sony Action Cam HDR-AS50
Seja Inverno ou Verão, é sempre uma boa altura para registar os seus momentos desportivos com uma câmara de acção.
Se procura uma prenda de Natal para um verdadeiro aventureiro, conheça a Sony Action Cam HDR-AS50 que analisámos nas últimas semanas.
Além de um gadget para as actividades radicais, as câmaras de acção já se transformaram num fiel companheiro para gravar os mais diversos episódios da vida diária de uma pessoa.
Este é um mercado que está constantemente em crescimento e que nos oferece uma diversidade de modelos de vários tipos, feitios e tamanhos. Durante as últimas semanas analisámos uma câmara que, embora não acompanhe as últimas tendências do mercado, apresenta um design diferente do que estamos acostumados e que pode facilitar em algumas ocasiões.
1. Na caixa
A caixa da Sony Action Cam HDR-AS50 traz o mínimo necessário para ser possível aproveitar os serviços da câmara em vários ambientes. Caso pretenda adicionar mais acessórios para adaptar esta câmara a outras experiências, existem vários disponíveis para compra em separado.
Dentro da caixa podemos encontrar:
- Câmara Sony Action Cam HDR-AS50
- Caixa estanque
- Cabo de dados
- Manuais
2. Características gerais
A Sony Action Cam HDR-AS50 é uma câmara de acção que, embora não apresente hardware de ponta, traz já algumas ofertas interessantes como a gravação em FullHD 60 fps e o estabilizador de imagem SteadyShoot.
Características
- Sensor CMOS "Exmor R®" de tipo 1/2.3 (7,77mm) com retroiluminação com 11,1 Megapíxeis
- Lente ZEISS® Tessar com abertura máxima F2.8
- Estabilização de imagem eletrónica SteadyShot
- Processador de imagem BIONZ X™
- Bateria recarregável de iões de lítio de 1240 mAh
- Formato de vídeo máximo de 1080p a 60fps
- Microfone Stereo
- Conectividade Wi-Fi e Bluetooth
Sensor CMOS Exmor R®
O sensor CMOS Exmor R® promete oferecer uma maior sensibilidade em condições de pouca luz, com um melhoramento da nitidez da imagem e uma redução do granulado na imagem.
SteadyShot™
Costuma gravar em momentos de alguma trepidação? Com a tecnologia SteadyShot a Sony promete uma maior estabilização nas gravações e normaliza a oscilação que a imagem transmite ao sensor, ou seja, o desfoque por movimento e os níveis de ruído são reduzidos, mesmo em condições de pouca luz.
Processador de imagem BIONZ X™
O motor de processamento de imagem da Sony reproduz fielmente as texturas e detalhes, tal como são vistos a olho nu, através de um processamento a alta velocidade. Em conjunto com a LSI (integração a larga escala) frontal que acelera o processamento, o BIONZ X™ proporciona detalhes mais naturais, imagens mais realistas, gradações mais ricas e menos ruído, quer esteja a fotografar ou a filmar.
3. Qualidade fotográfica
Se procura uma máquina dedicada a fotografia, esta não é certamente a compra certa para si. Embora as fotografias durante o dia sejam boas, nota-se por vezes alguma dificuldade em focar certos objectos mais próximos, contando com uma distância focal um pouco longa. Em ambiente nocturno esta câmara deixa bastante a desejar.
Para fotografia a Sony Action Cam HDR-AS50 possuí os seguintes modos:
- Modo de fotografia
- Timelapse
Não sendo a fotografia o foco desta máquina, apresenta uma qualidade boa durante o dia desde que haja boa luminosidade, sendo apenas indicado para fotografias ocasionais durante as gravações.
A falta de um ecrã também não ajuda ao tirar fotografias porque, a não ser que estejamos a usar a aplicação para smartphone, é impossível ter certeza para onde estamos a focar e como ficou a fotografia. Muitas vezes aconteceu-me tirar uma fotografia e, ao ver no computador, perceber que não centrei o que eu queria ou que a fotografia tenha saído desfocada.
Em timelapse, a Sony anuncia uma resolução em 4K, dado que, ao contrário do vídeo, a captação de fotografia é feita em 4608x2592 píxeis.
De seguida deixo alguns exemplos de fotografias com a Sony Action Cam HDR-AS50:
4. Qualidade de gravação vídeo
Em gravação de vídeo, esta câmara apresenta como clara limitação face à concorrência o facto de não gravar em 4K, estando limitado a apenas 1080p com um máximo de 60 fps nesta resolução.
Estão disponíveis os seguintes de vídeo:
- Gravação Vídeo
- Live
A nível de captação de vídeo a Sony mostra uma boa qualidade durante o dia, mas apresenta algumas limitações durante a gravação nocturna.
Para analisar a qualidade de imagem em vídeo e a acção do estabilizador de imagem electrónico, realizámos algumas filmagens em diversos ambientes.
Numa primeira gravação, acoplei a câmara a uma bicicleta, desliguei a estabilização de imagem e escolhi um caminho acidentado para testar a gravação com alguma trepidação sem a actuação do SteadyShoot.
De seguida percorri o mesmo caminho, mas com o SteadyShoot (estabilização) activa para comparar e comprovar a sua acção.
Como nem todas as actividades são realizadas em ambientes acidentados, gravei também em estrada para perceber o comportamento desta câmara num terreno mais estável. Neste vídeo mantive o áudio original de forma a perceber a acção da opção de redução do som do vento.
Junto com a Sony Action Cam HDR-AS50 vem uma caixa estanque, sendo possível filmar debaixo de água. Assim, testei gravar debaixo de água.
Neste vídeo, testei a qualidade de gravação nocturna para aqueles desportistas para quem as horas não são problema.
Por fim, fiz uma breve gravação durante o dia, para testar a qualidade de gravação ao andar.
Embora não faça milagres, o SteadyShoot dá uma boa ajuda na estabilização da imagem permitindo retirar suavizar um pouco da trepidação que a gravação vai sendo alvo.
5. PlayMemories Mobile e Action Cam - As apps da Sony
Para ajudar a controlar a câmara e a melhorar a sua experiência de uso, a Sony disponibiliza duas apps diferentes, cada uma com um propósito específico: A PlayMemories Mobile e a Action Cam.
PlayMemories Mobile
Com a falta de um ecrã que permita observar o que estamos a gravar, torna-se necessária a existência de uma aplicação que ofereça esse complemento. Assim, a Sony disponibiliza a PlayMemories Mobile, uma app que permite controlar em tempo real a câmara.
Nesta aplicação, estão disponíveis todas as funções e definições disponíveis na câmara, assim como a possibilidade de ver a galeria de multimédia.
Action Cam
Depois de capturar um vídeo ou fotografia, nem sempre estes estão prontos a ser partilhados. Para isso, a Sony disponibilizou a app Action Cam que permite fazer uma edição rápida para estar pronto a partilhar.
6. Autonomia
Quando estamos a gravar ou fotografar ao ar livre, um dos pontos mais importantes é a sua autonomia, para que a câmara se aguente durante todo o percurso desejado.
Visto apenas possuir um ecrã monocromático e não grava em 4K, isso ajuda a prolongar a autonomia desta câmara. Assim, consegui obter um total de 97 minutos de gravação com Wi-Fi ligado e 117 minutos sem o Wi-Fi ligado.
7. Conclusão
No mercado das câmaras de acção, são já várias as opções disponíveis para agradar a todos os gostos e carteiras.
Embora não prime pelas últimas tecnologias, a Sony Action Cam HDR-AS50 oferece-nos um design alongado que foge um pouco às câmaras de acção mais comuns e que faz lembrar as câmaras de vídeo mais tradicionais quando colocada a caixa estanque. A falta de um ecrã para visualizar o que estamos a gravar é uma falta importante, estando apenas disponível um ecrã monocromático para alterar as definições e modos. A caixa estanque incluída é uma grande adição, permitindo que a câmara ganhe resistência à água, poeira e choque sem ser preciso comprar mais acessórios.
Na captura multimédia vemos uma câmara cujo seu forte não é definitivamente a captura de fotografias, mas que é bastante competente na captação de vídeo. Embora seja anunciado pela marca a captação de timelapse em 4K, esta é uma resolução que está apenas disponível para fotografia, sendo os 1080p a resolução máxima para vídeo. A estabilização electrónica SteadyShoot é também muito competente, mostrando uma imagem mais estável em terrenos mais acidentados.
Para quem procura uma câmara mais em conta no mercado nacional, a Sony HDR-AS50 pode ser adquirida por preços a partir dos 177,11€.
Este artigo tem mais de um ano
O video (bicicleta) com o SteadyShot, honestamente, parece-me igual ao acima sem SteadyShot. Está mesmo ligado?
Estava a espera de mais correção e/ou aqueles artefactos manhosos (dispensáveis)…
Verdade seja dita, não conheço ninguém que grave, mais que uma vez pelo menos, com a camera no guiador.
Comprei uma actioncam e estou com um pequeno problema… Gravo a andar de mota e quando passo dos 30 ouço muito vento. No YouTube vi Gajos a andar a 100 e mais ainda sem pecar na qualidade do audio…como raio fazem eles isso? Se me puderes ajudar agradecia-te imenso