Análise: Chuwi HiBook Pro, muito mais que um tablet
O mercado está hoje repleto de tecnologia que se adapta às mais diversas situações e exigências dos utilizadores. A possibilidade de contemplar dois mundos como o trabalho e o lazer num só equipamento é algo que um tablet híbrido é capaz de fazer na perfeição e, por isso, quisemos colocar um destes à prova.
Já testámos o Chuwi HiBook Pro e revelamos tudo o que precisa saber sobre este tablet Windows e Android, que pode ser também utilizado como um computador portátil.
O Chuwi HiBook Pro é um tablet com ecrã IPS de 10,1 polegadas, com resolução WQXGA de 2560 x 1600 píxeis, vem com um processador Intel Cherry Trail Z8300 quad-core a 1,44GHz e traz um GPU Intel HD Graphic(Gen8).
Tem 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, o que é uma grande vantagem tendo em conta a gama onde o equipamento se insere. Mas, além dos 64 GB, tem ainda a possibilidade de expandir a memória através de um cartão microSD até 128 GB.
O Chuwi HiBook Pro vem com duas câmaras, a frontal de 2 MP e a traseira de 5 MP. No que respeita às interfaces de comunicação, este tablet traz, além do slot para cartão de memória já referido, uma porta USB Tipo-C, uma porta microUSB, uma microHDMI e ainda a porta de áudio para jack de 3,5mm.
Sendo um equipamento híbrido, vem equipado com dois sistemas operativos, nomeadamente o Windows 10 e o Android 5.1. A bateria é de 8000 mAh.
Especificações
- Processador: Intel Cherry Trail Z8300 quad-core a 1,44GHz
- Sistema Operativo: Windows 10 e Android 5.2
- Memória RAM: 4 GB
- Ecrã: IPS 10,1", WQXGA de 2560 x 1600 píxeis
- GPU: Intel HD Graphic(Gen8)
- Armazenamento Interno: 64 GB
- Câmara: frontal de 2 MP e traseira de 5 MP
- Leitor de Cartões: microSD até 128 GB
- Interface:
- 1 x USB Tipo-C
- 1 x micro HDMI
- 1 x micro USB
- 1 x combo para auscultadores/microfone (3,5mm)
- Conectividade
- Wi-Fi 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0, NFC
- Teclado: Externo
- Bateria: 8000 mAh
- Dimensões: 26,20 x 16,75 x 0,85 cm
- Peso: 550 g
Construção & Design
O Chuwi HiBook Pro tem uma construção completa em metal com muito bons acabamentos e está disponível na cor prateada. As dimensões são também muito bem conseguidas de 26,20 x 16,75 x 0,85 cm, pesando 550 g.
Na frontal, em cima, encontra-se o LED de notificações, o sensor de luminosidade e a câmara de 2 MP. À direita do ecrã encontra-se o botão Windows, que no Android também funciona como botão Home. Na traseira encontra-se apenas a câmara de 5 MP e a inscrição da marca Chuwi.
Na lateral de cima estão colocados os botões de Power e Volume e, em baixo, as ligações magnéticas para a acoplação do teclado. Na lateral esquerda encontram-se as várias interfaces de comunicação, nomeadamente, o jack de áudio de 3,5mm, a porta micro HDMI, a porta microUSB, a porta USB Tipo-C (para carregamento) e a microSD. Para reprodução de som em stereo está colocado um altifalante de cada lado. Na lateral esquerda está também um microfone.
Acessórios
O Chuwi HiBook Pro, bem como outros tablets da marca, têm disponíveis acessórios que permitem aumentar a produtividade e melhorar a utilização do tablet.
Para a análise foi-nos cedido um teclado com layout americano, ou seja, não tem nem acentos nem o "ç" ou outros símbolos comuns. Ainda assim, é possível alterar o idioma do teclado e escrever nele como se de um teclado português se tratasse, o que, por intuição, é muito simples de se adaptar.
Este teclado dispõe de duas portas USB laterais, o que sem dúvida é uma vantagem face à utilização unicamente do tablet, que só possui microUSB ou USB C.
Este teclado pode ser utilizado, além da posição normal, na posição inversa, servindo de doca de apoio, por exemplo para ver um filme ou ler um texto com o tablet apoiado na mesa. Um dos seus inconvenientes é o peso de 545g, quase tanto quanto o tablet, tornando o seu conjunto exageradamente pesado.
Há ainda disponíveis canetas Stylus dedicadas e há a possibilidade de utilizar outros periféricos, nomeadamente, ligar o tablet a um monitor utilizando a interface microHDMI, podendo assim o tablet ser utilizado como o computador de uma secretária de trabalho.
Ecrã
O ecrã é IPS de 10,1 polegadas e tem uma resolução WQXGA de 2560 x 1600 píxeis. Apesar de o ecrã não ter anti-reflexo, o que aumentaria em grande medida a experiência de visualização de conteúdos, a resolução, o contraste e a reprodução de cores é muito boa.
Som
A reprodução de som é garantida por dois altifalantes, um em cada lateral. A reprodução em stereo é bastante envolvente, no entanto, a falta de médios é latente o que prejudica toda a experiência. Além disso, com o volume regulado a cima dos 50%, os agudos são demasiado estridentes. Esta situação, para ver conteúdos sem companhia, pode ser bem resolvida com a utilização de uns headphones.
Android vs Windows
O Chuwi HiBook Pro é um equipamento híbrido que vem com dois sistemas operativos integrados, o Windows 10 e o Android na versão 5.1, o que permite uma gestão entre trabalho e lazer muito interessante.
Ao ligar o tablet surge logo a possibilidade de iniciar o Windows ou o Android e, dentro de cada sistema operativo, há a possibilidade de trocar entre eles de forma simples. No Android, nos atalhos rápidos surge o "Switch Windows" e no Windows, no ambiente de trabalho, encontra-se um atalho com a figura de um Android "SwitchNOW".
O Android tem disponíveis 10 GB de armazenamento interno alocados para o sistema e para aplicações e multimédia, enquanto que o Windows conta com os restantes 44 GB. Tendo em consideração que o Chuwi permite a inclusão de um cartão microSD para expansão de memória, é possível utilizar este recurso para partilha de conteúdos entre os dois sistemas operativos.
Tanto o Android quanto o Windows permitem a instalação e utilização de qualquer tipo de software, tendo obviamente em consideração as limitações de hardware e mesmo das próprias versões do sistema, como em qualquer outro dispositivo.
Desempenho
Algo que me agrada neste tipo de equipamentos é o facto de não estar limitado a um só sistema e às aplicações a ele dirigidas. O Windows tem associadas ferramentas de produtividade que são utilizadas diariamente nos nossos PCs e o Android, não deixando de ter as suas apps produtivas, está também muito associado ao lazer. É esta dualidade que se torna interessante.
Em termos práticos, para que não haja qualquer ilusão, não estamos perante os dois sistemas mais fluidos dos dispositivos móveis. É possível fazer uma utilização sem grande lentidão mas, em algumas tarefas, é preciso ter calma.
Para o Android alocaria tarefas como utilização do browser para ler notícias ou consultar informação que leve mais tempo e, para o Windows, pesquisas mais rápidas e software de produção. Gerir o e-mail, ver as redes sociais, acaba também por ser mais fluído no Android que no Windows, até porque as aplicações móveis estão muito bem optimizadas neste sistema.
No caso dos jogos, com a vasta oferta dedicada ao Android, foram testados alguns jogos de corrida de carros e mesmo de luta, onde os problemas de desfasamento podem ser cruciais, e a verdade é que correm sem qualquer problema e com excelente qualidade de imagem.
Para ver vídeos, tanto no YouTube, streaming ou de um qualquer ficheiro multimédia, este HiBook Pro teve uma grande prestação, revelando-se um equipamento ideal para este tipo de tarefa, tanto no Windows como no Android.
Em ambos os sistemas foi detectado, sim, algum desfasamento, ainda que pouco relevante, entre o toque no ecrã e a resposta no sistema.
Uma das questões muito popular nestes tablet é relativa ao sinal Wi-Fi. Ainda que a captação de sinal seja inferior a outros dispositivos, não foi algo que tivesse afectado a qualidade da navegação.
Para transpor em números o desempenho do Chuwi HiBook Pro, foram executados os testes de benchmark Antutu no Android e o PCMark 8 - Home no Windows, onde foram obtidos os valores de 56724 e 789, respectivamente.
Autonomia
O Chuwi HiBook Pro conta com uma bateria de 8000 mAh que carrega através da porta USB Tipo-C, durante 4 a 5 horas, um tempo que considero excessivo, ainda mais quando a última hora de carregamento se destina-se aos últimos 10%.
Em visualização de vídeos através do YouTube a 1080p, com luminosidade a 50%, em meia hora consumiu 11%. No caso da reprodução de um filme em FullHD, durante 1 hora, fez um consumo de 19% da bateria. 30 minutos de navegação no Chrome corresponderam a um consumo de bateria na ordem dos 10%.
De notar que no Windows, o consumo de bateria em navegação no Chrome foi superior que no Android. O Edge apresentou ligeiras melhorias de consumo, mas nada muito relevante. Nas outras tarefas, não foram detectadas quaisquer diferenças de consumo entre sistemas operativos.
Veredicto
O Chuwi HiBook Pro, de uma forma geral, não desilude, face ao preço de cerca de 175€ a que se encontra no mercado. A sua versatilidade dada pela possibilidade de troca entre dois sistemas operativos é, sem dúvida, a sua grande vantagem.
Seja para assistir a filmes e séries, para jogar e para redigir textos ou fazer uma gestão do e-mail, não restam dúvidas quanto à sua utilidade. Por outro lado, é um equipamento limitado apresentando pouca fluidez em algumas tarefas e a reprodução de som fica um pouco aquém do exigido.
Ainda que demore algum tempo a efectuar o carregamento da bateria, em termos de autonomia, os resultados foram satisfatórios durante o tempo de análise.
O Pplware agradece à Gearbest a cedência do Chuwi HiBook Pro e do respectivo teclado para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Dá para remover o Android?
Windows vs Android não vejo vantagem qualquer em manter o Android.
Há tudo no Windows em quantidade e qualidade, leitores de video, por exemplo um BS Player a sacar automaticamente as legendas não se arranja no Android.
Para além disso um Tablet com 5.1 já está desactualizado ao sair de fabrica …
Este Windows 10 não é o mobile para processadores ARM? Não tenho a certeza mas duvido que aplicações x86 corram neste bicho. Se não estou enganado havia/há umas tabuletas BQ com procs intel x86.
Realmente não tens a certeza e estás enganado. O Intel Z8300 tem arquitectura x86-64 e e este Chuwi traz um Windows normalíssimo, suporta qualquer aplicação.
Pois, tive a ver depois de comentar por curiosidade e é realmente um x86 🙂 Bastante interessante assim este material como mini PC.
Mas o Android que tem corre em x86?
Não é bem assim. O windows não está claramente optimizado para utilização em modo de tablet e existem muito poucas apps para esse tipo de utilização.
Se for para utilizar mais como netbook o windows será o melhor, se for para utilizar mais como tablet o Android será melhor.
A questão aqui é: 10 GB de espaço que o Android está a ocupar é desnecessário.
E sim, é perfeitamente possivel usares o W10 modo tablet.
É possível, mas não é a mesma coisa. Eu tenho um tablet destes e falo por experiência, há várias muita coisa que me falta na utilização do Windows e me obriga a utilizar o Android.
Sim dá. Na página oficial da chuwi têm tudo o necessário para deixar o tablet com um único sistema operativo.
podes colocar o link. Não encontro nada
Qual é a diferença entre esse e o hi10 pro? Suporta Stylus? Recomendavam para trabalhos de escola/gatafunhar pdfs?
Não, este não suporta Stylus estilo surface, suporta apenas uma Stylus deste género.
O windows vem com licença ativada? Em alguns casos é preciso comprar a licença à Microsoft.
Sim, traz a licença activada.
Top 🙂
Já agora, licence de Office? Qual? Obrigado
Apenas referir que os 175€ não incluem o teclado
O cartão de memoria quando introduzido fica ligeiramente saido?
Eu tenho um parecido e como fica um pouco saido perdi o cartão no transporte saltou
Não, fica precisamente à face.
Ao fim de algum tempo, que podem ser meses, no máximo entre um ano a um ano e meio vai começar a dar problemas no encaixe do teclado com o tablet.
Podem dizer o que quiserem, mas tenho a certeza do que digo. Pois depois de ter tido experiência própria, já me passaram alguns equipamentos deste género pelas mãos, desde Samsung, Asus e outros. Depois de ter percebido o modo de funcionamento, percebi que os problemas vão aparecer, mais dia menos dia.
Se tirar o Windows fica perfeito!
Preço?
E que tal leres o artigo?!
Caro, li e não encontro podes indicar onde?
“Veredicto
O Chuwi HiBook Pro, de uma forma geral, não desilude, face ao preço de cerca de 175€”
Maria Inês Coelho, és bem gira!
Lol.. Tens de sair mais de casa..
Bom produto, será que isto chegaria a tempo do Natal?
“Bom produto” referes-te a quê? 🙂
Brincadeira 😀
Do armazém EU talvez.
Tenho um Chuwi Hi12 e, regra geral, estou muito satisfeito com ele. As características são praticamente iguais a este, mas tem ecrã de 12″, suporta caneta, mais bateria e é mais caro um pouco…
Apesar de ser dual-boot, só utilizei o android para ver se ele existia mesmo… Uso sempre o windows e estou muito satisfeito com ele.
A única coisa que não consigo entender é a insistência neste processador. A Chuwi deve ter comprado milhares de atom 8300 pois todas as versões que eu os vejo a vender, têm este processador….. E sejamos sinceros, este processador é fraco! Aquece muito e é, sem dúvida, o ponto limitativo do tablet. Nem que pedissem mais 100€ pelo tablet e oferecesse um m3, a minha opinião seria muito mas muito superior.
Quanto ao tablet no geral, dou-lhe um uso apenas de portabilidade (pois tenho um pc fixo), e utilizo-o apenas para office + dropbox e browser… E neste sentido dificilmente se pode fazer melhor compra. Barato, não falha e autonomia fantástica! Mas quem quiser usar para substituir o seu computador principal, não aconselho (por exemplo, enquanto instala updates do windows, torna-se quase impossível fazer mais alguma coisa a uma velocidade decente). Resumindo, para o preço é um equipamento bastante bom e com uma qualidade de construção aceitável 🙂
Pplware, têm de rever o vosso sistema de comentários urgentemente. Se alguém meter um pequeno comentário a insultar alguém, é automaticamente aceite. Eu meto um comentário extenso com uma review ao chuwi hi12 comparando com este, um comentário realmente útil, fica sob revisão para sempre e, se for preciso, nunca é aceite (já aconteceu anteriormente)
Calma, já foi aprovado e esteve 1 hora em moderação, que me parece aceitável.
Obrigado pelo feedback.
Boa tarde,
Obrigado pela resposta. Claro, neste caso teve um tratamento bastante bom 🙂
Apenas referi isto por causa de, em outras situações, não ter acontecido o mesmo. Julgo que não faz muito sentido deixar os comentários longos para revisão e aceitar os curtos (geralmente os insultos e comentários que necessitam de intervenção são os mais curtos).
Mas é a minha opinião 🙂 . Sinto que o sistema de comentários desencoraja quem tem boas intenções…e já li em outros comentários que não é a minha opinião, mas sim geral.
De qualquer das formas, deixo isto como crítica construtiva, não quero ser mal interpretado 🙂
Comprei um a pouco tempo, aproveitei uma promoção em que ficava o tablet + teclado por menos de 160€, até agora estou a gostar…
E problemas com o wifi? Quero comprar um mas tenho lido que há alguns utilizadores com queixas sobre o wifi…
Alguém que tenha este equipamento, ou outro com hadware parecido, pode esclarecer-me se isto suporta Football Manager 2017 sem utilização do 3D? Agradecido desde já!
Vim aqui perguntar o mesmo, alguém? 🙂
Tudo a pensar no mesmo 🙂
Mesma duvida… alguma novidade sobre o tema?
Olá 🙂
Obrigada pela avaliação! Vi a vossa publicação acerca da chegada do equipamento e estava ansiosa à espera da vossa análise!
Nunca comprei nenhum equipamento chinês (fora das marcas normais, que ao fim de contas vem de lá), no entanto este equipamento chamou-me à atenção, não só pelo preço (mas obviamente que interessa), mas também pelo design e a possibilidade dual de sistemas operativos.
Ainda assim estou receosa nomeadamente no que diz respeito às atualizações – terão estes equipamentos actualizações tal qual um da samsung, hp, sony ? – este equipamento não vem com abertura para cartão sim pois não? A única forma de internet será wi-fi? Terá este equipamento durabilidade ou ao fim de um ano já não estará a funcionar?
O modo de transporte via terrestre é seguro?
Obrigada
Boa tarde. Existe um teclado nacional que se possa adaptar a este equipamento?
Boa tarde, e quanto às atualizações, podesse fazer normalmente pelo windows update? É que pelo forum deles, tem la os ficheiros para fazer manualmente, penso qe dá barraca atualizar pelo windows update ou fazer reset de fabrica…
Cumps
ninguem tem “flashs e glitchs” do display quando se esta a usar o windows? tenho o meu desde sexta, e ja esta a irritar um bocadinho, dizem ser interferencia do wireless, sendo assim pq nao acontece igual no android?
Tenho um desses completamente morto em casa…esse modelo em particular deu muitos problemas com a bateria, muita gente a queixar-se de problemas com carregamento em ambiente windows, em termos de performance enquanto funcionou, não tenho nada a apontar e o display é fantastico…mas repara-lo em Portugal é uma tarefa quase impossível.
E o wifi? Funcionava bem?
no android.. porque no windows tenho o ecra a piscar quando conecto a internet –‘
Boas, adquire um CHUWI 2 IN1 tablet e, estou a ter problemas, coloco á carga vou para o ligar e nada….
A luz vermelha começa a piscar assim que conecto ao carregador ao fim de algum tempo fica permanentemente acesa,…
vou para ligar e não acontece nada, o que estou a fazer de errado….. alguém sabe ou pode me ajudar…já me disseram que num dos lados tem um furo para fazer reset de fabrica, mesmo assim nada…. help…. Obrigada..Teixeira
Esse furo deverá ser o microfone, cuidado. O restauro de fábrica é feito de outra forma.
Em princípio o problema será a bateria (ou o circuito de carregamento da bateria), que chegou um nível exageradamente baixo (muito tempo sem carga) e estará com dificuldade em recuperar. A solução típica é deixar sempre ligado ao carregador, na esperança de voltar a aceitar carga e recuperar.
tenho uma duvida… tenho um cartão Só de dados moveis próprio para tablets já que o original tenho no meu tlm.
este tem entrada para tal cartão?
Não, este tablet não suporta redes móveis.
Alguém pode ajudar aonde mandar reparar touchscreen partido?
Olá!
A minha dúvida prende-se com o teclado. Há algum artigo vosso a explicar como poderemos mudar o idioma? não encontrei…
Mudar o idioma em que aspeto?
Temos o layout impresso no teclado (en-US), que depende do “desenho” impresso na própria tecla, e temos os caracteres que realmente surgem ao premir as teclas, que depende da configuração do sistema.
Para o teclado, é possível colar autocolantes para que uma alteração de idioma. Para o sistema, basta abrir o menu iniciar, escrever “editar opções de idioma e teclado”, abrir e adicionar os idiomas pretendidos. Para alternar entre eles, basta utilizar o atalho alt+shift.