Análise: bq Aquaris M5.5
Nos dias que correm, o mercado tecnológico está inundado de smartphones. O que dizer então de um equipamento lançado há um ano? Poderá um equipamento assim ser ainda uma boa escolha? E porque não?
A gama Aquaris M da bq pode ser ainda hoje uma opção para quem procura um equipamento de qualidade e robustez para as mais diversificadas utilizações, sendo este bq M5.5 ainda muito capaz.
A bq lançou em 2015 a gama M para tentar prolongar o sucesso da sua anterior gama, a E, mas com uma aposta forte nos SoC Snapdragon em substituição dos SoC Mediatek usados na linha E que tantos problemas deram à bq em actualizações.
Os bq M, segmentados na gama média, foram disponibilizados num leque de 3 escolhas: 4,5", 5" e 5,5". Para esta análise foi usado o bq M5.5.
1. Caraterísticas gerais
O Aquaris M5.5 vem equipado com um processador Snapdragon 615 de oito núcleos, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, estando ainda disponível uma outra versão com 3GB de RAM. Dispõe ainda de uma câmara traseira de 13 megapixéis com duplo flash LED, bem como, uma câmara frontal de 5 megapixéis com flash LED.
Durante o tempo de avaliação decorreram duas actualizações do equipamento estando agora a operar com o Android 6.0.1.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS 5.5" (1980 x 1080 pixéis) com tecnologia Quantum Color + e protecção dragontrail, densidade ~400 ppi
-
Processador
- Qualcomm® Snapdragon™ 615 Octa Core A53 até 1,5 GHz
- Qualcomm® Adreno™ 405 até 550 MHz
-
Rede
- GSM/HSPA/LTE
-
Sistema operativo
- Android 6.0.1 (Marshmallow)
-
Memória
- 16 ou 32 com expansão por microSD e 2/3 GB de RAM
-
Câmara
- Principal (Traseira): 13 MP
- Secundária (Frontal): 5 MP c/flash
-
Dimensão e peso
- 75,5 x 151,8 x 8,35 mm, 162 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS com GLONASS
- Bluetooth 4.1 (BLE)
- Micro USB
- NFC
-
Bateria
- Li-Ion 3620 mAh não removível
- Preço: 249€
2 – Hardware e design
Ao nível do design, o bq M5.5 segue a linha dos antecessores. Uma estrutura em policarbonato bastante resistente a riscos ne dedadas. O visor é também resistente aos riscos com proteção dragontrail.
Na frente, no canto superior esquerdo, encontra-se o LED de notificações, seguido do LED que é utilizado como flash da câmara frontal. Na parte central superior encontra-se o auscultador e a câmara frontal. Na zona inferior ao ecrã, estão os botões capacitivos associados à navegação Android, retroceder (triângulo), home (circulo) e as aplicações abertas (quadrado).
Ao fundo, do lado esquerdo, está o microfone. Ao centro, a porta micro-USB e do lado direito o altifalante. Do lado direito está situada a ranhura do cartão microSD, o controlo de volume e o botão de energia.
Do lado esquerdo, encontram-se as ranhuras de cartões MicroSim e por cima, o conector áudio 3,5mm.
No painel traseiro, do lado superior esquerdo está localizada a câmara de 13 megapixels seguida do flash duplo LED. Centrado na parte frontal está o logótipo da bq e, na parte inferior, a gravura do modelo a certificação e o número de série do equipamento.
3 – Interface e desempenho
A interface é fluída, leve e muito colorida. Ainda assim, muito semelhante ao padrão da Google. Graças ao fantástico ecrã, o bq M5.5 possuí cores vivas e muito agradáveis.
Após a ultima actualização de sistema a performance do equipamento mostra-se satisfatória sem desfasamentos ou bloqueios notórios durante os testes.
Ao nível de benchmark obtiveram-se os seguintes resultados:
3D Mark:
- Sling Shot ES 3.1: 365
- Sling Shot ES 3.0: 633
- Ice Storm Extreme: 5051
AnTuTu Banchmark 6.2.0: 31.928
Geekbench score:
- Siglecore: 550
- Multicore: 2279
4 – Câmara
A câmara traseira, ou câmara principal, com 13 megapixels permite uma focagem a uma distância mínima de 5 cm, vindo com a focagem automática por omissão permitindo também seleccionar uma focagem manual através do toque no ecrã.
Para a câmara dianteira de 5 megapixels a focagem é automática. Para ambas, os modos de utilização disponíveis são:
- Panorâmica
- Câmara
- Vídeo
- Câmara lenta
- Time lapse
Ao nível de funcionalidades destaque para o:
- Controlo de flash
- Temporizador
- Directrizes ou quadriculas
- HDR
- Alto contraste
- Equilíbrio de brancos
- ISO
- Tempo de exposição
- Modo de exposição
5 – Veredicto
Atendendo a que se trata de um equipamento que tem já um ano no mercado, o Aquaris M5.5 mostrou-se, todavia, um equipamento com boas prestações durante o tempo de testes. Desde a conectividade, visualização de documentos e à visualização de elementos multimédia.
Algumas observações a ter em conta são:
- A funcionalidade dual Sim em tempo real é garantida. Ou seja, durante uma chamada a receção de uma outra para o outro cartão Sim é prontamente assinalada na interface e através efeito sonoro.
- Aquando os testes de benchmark 3D denotou-se uma clara subida da temperatura do equipamento.
- O mesmo pode presenciar-se na utilização de conectividade (Wi-Fi/LTE) durante o carregamento. O aquecimento chegaria a um ponto de que uma notificação é lançada para o ecrã e o carregamento é interrompido até que a temperatura da bateria desça.
- Quando se utiliza, o ecrã inteiro é fácil tapar a coluna e proceder à diminuição de som com as mãos.
Este artigo tem mais de um ano
Até à data não tenho nada apontar. Tenho o M5 e estou muito satisfeito. Brevemente irei comprar o X5.
Compre antes o X5 Plus, é um equipamento mais recente e bem melhor que o X5!
O equipamento até é interessante , mas 250 euros …..nós tempos que correm …alternativas é o que não faltam por menos dinheiro…
Sim, hoje em dia compras um equipamento com melhor hardware por 110€…30 000 pontos no antutu em 2016….nada bom…até o telemóvel com 3 anos fazia 43 000.
Um membro da família tem um BQ E5 e é um óptimo smartphone. Apesar de ter mediatek, foi atualizado até ao android 6.0.1 🙂 Espero que seja atualizado para o android 7.
Qualquer marca se esquiva da garantia por humidade não só a bq, lol
O E5 foi actualizado até ao 5. E não será mais actualizado devido ao facto de ser Mediatek. A BQ veio a publico pedir desculpa por não ser possível visto não haver software da Mediatek. Por algum motivo mudaram para snapdragon
Ai foi? Diz isso ao meu E5 com 6.0.1 lol
A bq virou lixo o suporte deixou de ter telefone fixo ultimamente alegam constantemente q os equipamentos não tem garantia pq tem humidade basta pesquisar na NET para ver pessoal a queixar, foi uma boa marca mas já n é
Acho muito bom o smartphone mas para o bq E5 Fhd nada ehehe 🙂
Eu já uso BQ há cerca de 2 anos e não podia ter cometido pior erro! O smartphone em si apresenta algumas falhas do sistema operativo alterado pela BQ.
A ultima actualização foi um caos uma vez que o smartphone não parava de me mostrar a mensagem de actualização nem mesmo desactivando no sistema.
Quando actualizou, perdi a camara fotografica e os serviços do google: a assistencia da BQ mandou, para que eu, um leigo do assunto, fizesse um reset de fábrica e que resolvesse eu o problema.
Pedia mais ajuda ao centro de apoio da BQ e as respostas chegam ao fim de 5 e 10 dias, quando não é mais.
O smartphone pode ter sido barato, mas se tiverem problemas podem começar a rezar!
Tenho a melhor opinião sobre a BQ. Comprei um BQ e5HD em set2014, avariou em jan2016, trocaram por um novo (e5s) em 15 dias, conforme previsto.
Atualizou para android 6 em out2016, 5*, sem problemas.
Até agora estou satisfeito.
Nessa altura a bq funcionava bem agora não o suporte telefónico já n existe e dão os telemóveis avariados com humidade para n assumir a garantia, boa sorte
Tenho um.
O único problema é a câmara traseira. Após a atualização de fevereiro deixou de focar. Nunca mais consegui tirar uma foto decente. Estive a ver nos fóruns da bq e apesar de haver mais gente a queixar-se não corrigiram nada.
Porque não usar uma aplicação alternativa à nativa?
Se tiver garantia a bq repara. Tenho um bq m5.5 e tive o mesmo problema e a bq substituíram a câmara.
Ao meu m5.5 a câmara traseira também deixou de focar em Setembro e mandei o telemóvel para a garantia até porque tinha outro problema com os botões capacitivos…E substituíram a câmara e o ecrã e só fiquei sem o telemóvel durante 1 semana
E uma análise aos novos smartphones bq Aquaris U…
Nem se metam nisso. Tenho 1 e simplesmente não vale nada. Foi dos maiores erros que cometi, comprar este Bq M5.5. O hardware até não é mau de todo, agora o software é simplesmente de amadores. Para os que têm problema com a câmara, só fazendo uma instalação de raiz é que o problema se soluciona.
Smartphones espanhóis não obrigado!
Tive um BQ e5 FHD à uns anos, quando saiu era um telemóvel com uma muito boa relação qualidade/ preço. Tinha vários bugs como o vídeo MHL não funcionar, com o Bluetooth do carro, permitia ouvir músicas mas não fazia chamadas, o GPS não funcionava em condições nas alturas em que fazia mais falta….
Entretanto a BQ perdeu todo o seu encanto, não acompanhou a evolução, e agora lança telemóveis caros para o desempenho e qualidade que têm…
Tenho um smartphone desta marca e é o modelo aquaris M5 16Gb com 3 GB de ram e é realmente imbatível em actualizações, ainda há pouco recebi update para corrigir a vulnerabilidade quadrooter. nesse aspecto nada a apontar. Bateria dá para um dia inteiro, com chamadas, mensagens, redes sociais, apps, etc.
Fiquei super desiludido quando “descobri” que este terminal não suporta voLTE. a funcionalidade dual sim, no meu caso só permite um cartão activo de cada vez. ou seja, se estiver em uma chamada, o outro número fica desligado. outra coisa aborrecida é o facto de apenas um dos número poder usar o 3/4G ficando o outro apenas com o 2G(qualidade da chamada é horrível).
Quando uso o mesmo no meu carro(bluetooth) sou obrigado sempre a ligar por um dos SIM, já que não permite optar por outro número, no entanto posso receber chamadas pelos dois números. Tenho um Wiko que predefinido para ligar por um dos números usando o bluetooth do carro mas que me permite optar se eu quiser por ligar por outro número. Recomendo o tlm pelas actualizações e bateria, não recomendo a utilização com dois SIM.
Obrigado.
E o GPS funciona muito bem. penso que mãos o mérito da snapdragon do que da bq. mas funciona muito bem.
O Vodafone Smart Ultra 6 usa o mesmo soc, tem características gerais muito semelhantes, e até ser descontinuado, era mais barato. Uso e recomendo, para o preço acho um excelente telémovel. Ficou-se pela versão 5.1.1.
Tenho um M5 que comprei ano passado e acho que foi dos melhores tlm que tenho no momento. Estava indeciso entre o M5 ou o Huawei Lite P8, na qual meu irmão e um amigo meu compraram e estão bastante arrependidos.
Claro que a BQ teve muitos problemas no passado, mas penso que apartir do M5 melhoraram bastante.
A respeito da garantia, todas as marcas tentam se esquivar. Só se for uma marca que queira angariar clientes é que facilita para ganhar boa imagem. Mas também depende do que se disser aos técnicos, as fazes as palavras pode mudar muito a analise.