Pplware

Análise: Huami Amazfit Stratos, a evolução que faltava

Está visto que os smartwatches podem, de facto, fazer a diferença no nosso dia-a-dia. Não, não dispensam o smartphone, mas podem servir como uma extensão do smartphone, com relativa independência.

Foi há quase 2 anos que a Huami lançou o seu Amazfit Pace, o primeiro smartwatch desta parceira da Xiaomi. Hoje trazemos a análise ao seu sucessor, o Huami Amazfit Stratos, que é uma clara e necessária evolução.


O Amazfit Pace surgiu com um design apelativo, com boa qualidade de construção e características e funcionalidades muito interessantes para um smartwatch na ordem dos 100€. Todos estes elementos fazem parte da receita para o sucesso, algo que não era difícil de adivinhar, e com isso conseguiu popularizar-se além fronteiras, principalmente após ao lançamento da versão internacional.

O Amazfit Stratos, também conhecido por Amazfit Watch 2, segue o mesmo caminho, já com versão internacional, algo que hoje em dia não é um problema para a grande maioria dos utilizadores de smartphones, que lidam regularmente com o idioma inglês.

 

Design

O Huami Amazfit Stratos vem elevar a fasquia no que diz respeito ao design e apresenta-se como uma peça mais elaborada, em contraste com o aspeto minimalista do seu antecessor.

É construído com materiais de qualidade premium, com uma estrutura em fibra de carbono, friso em cerâmica e a frontal coberta de vidro 2.5D com proteção anti-riscos Corning Gorilla Glass. Os 3 botões presentes do lado direito são em aço e a bracelete é em silicone, de 22 mm. Nas hastes que seguram a bracelete, do lado de fora, existe um rebordo que permite trancar as patilhas da base de carregamento.

Note-se que a bracelete, em silicone, tem um revestimento que lhe confere (aparentemente) mais qualidade e maior aderência ao braço, mas que se vai desgastando com a utilização.

Tal como no modelo Pace, também no Stratos o ecrã é circular com um corte na zona inferior, que alberga o sensor de luminosidade e eventualmente o controlador do ecrã. Se no Pace não havia espaço na moldura para colocar esse sensor (e daí o corte inferior), no Stratos existe uma moldura adicional, com cerca de 3 mm de largura, espaço aparentemente suficiente para o sensor de luminosidade. Infelizmente isso ainda não foi razão para colocar um ecrã totalmente circular, sem cortes.

Na parte inferior existem os contactos metálicos para a ligação com a base, para carregamento e transferência de dados; ao centro está o sensor de pulsação cardíaca; e no lado oposto aos botões existem 2 orifícios que vão dar ao sensor de pressão.

 

Especificações

Tem um ecrã a cores de 1,34″, com resolução de 320 por 300 píxeis, precisamente igual ao ecrã do Pace. O ecrã é transrefletivo, sempre ligado, e é possível ver a informação mesmo sem ser necessário ligar a luz de fundo. Este tipo de ecrã foi escolhido a pensar no desporto outdoor, uma tecnologia capaz de uma excelente visibilidade sob a incidência direta de sol intenso. Já quando a luz natural não é suficiente para iluminar o ecrã, pode ser utilizada a iluminação de fundo. Este tipo de ecrã revela-se numa excelente escolha para este tipo de relógio, conseguindo uma visibilidade de dia superior ao que se consegue em qualquer smartwatch de topo.

Tem um processador dual core a 1,2 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno, dos quais 2 GB estão disponíveis para armazenamento de música. Não reproduz som e as notificações são desencadeadas por vibração.

Como comunicação tem Bluetooth 4.0 para comunicação com o smartphone, ligação a acessórios de reprodução de som e comunicação com dispositivos externos como uma banda cardíaca, uma novidade nesta versão. Tem também ligação Wi-Fi que utiliza para sincronização de atividade e download de updates.

Vem equipado com GPS + GLONASS, sensor de batimentos cardíacos, sensor de pressão e é resistente a água até 5 ATM, equivalente a 50 metros de profundidade.

Tem uma bateria de 290 mAh, suficiente para (pelo menos) 5 dias de utilização ou 35 horas em modo atividade com GPS.

Na caixa vem o smartwatch, a base de carregamento com ligação USB e um manual de utilização em inglês.

 

Funcionalidades

O sistema operativo é o WOS 2.0, proprietário e baseado em Android, e por ser um smartwatch direccionado à monitorização da atividade física dá mais destaque às funcionalidades de desporto.

O fundo do ecrã principal pode ser alterado, entre 14 possíveis escolhas, algumas delas personalizáveis e com diferente informação. A organização é feita por widgets, num total de 13, onde podemos contar com a atividade diária, a meteorologia, pulsação cardíaca, cronómetro, alarme, temporizador, bússola, leitor de música, monitorização do sono e centro de treino. A partir da app no smartphone é possível escolher quais os widgets que queremos ativos e colocar a ordem que preferir.

No widget de actividade diária podemos ver um resumo de tudo, desde o tipo de atividade e calorias queimadas durante todo o dia, o sono da noite anterior e a possibilidade de aceder rapidamente à atividade dos 7 últimos dias. O resumo da semana está sempre disponível no ecrã à direita, com a possibilidade de acesso às semanas ou meses anteriores.

No widget da pulsação cardíaca, além da medição poder ser feita manualmente, podemos ativar a monitorização contínua da pulsação, onde é apresentado um gráfico como resultado disso, onde a autonomia é sacrificada em cerca de 20% com esta funcionalidade activa. No widget da bússula, além de poder ser utilizado para orientação, permite ainda recolher as coordenadas GPS do local.

Já no centro de treino, é possível escolher um plano de treino, tendo como base a distância como meta, e diariamente há tarefas a cumprir. Escolhendo por exemplo o plano de 10 km, onde o primeiro dia é de descanso, poderemos ver nos detalhes que tem 56 dias de treino e uma distância de treino acumulada de 212 km. Assim, na semana 1, há 2 dias de descanso, 3 dias de corrida mais longa e 2 dias de corrida mais curta. Do treino fazem parte diversos tipos de atividade, incluindo bicicleta e natação.

Para terminar, para aceder às notificações, tanto desencadeadas pelo smartphone como pelo smartwatch, basta deslizar de baixo para cima, e para aceder ao menu de opções rápidas é só fazer o movimento inverso. Nesse menu é possível ver diversa informação como o dia da semana (que não existe em alguns fundos de ecrã), a temperatura actual, o estado da ligação com o smartphone, a capacidade da bateria e um conjunto de 4 botões de acesso rápido, que são o modo de avião, o modo silêncio, o modo de iluminação do ecrã e o menu de opções completo.

Quanto a atualizações, foi atualizado assim que foi ligado e espera-se um suporte idêntico ao Pace, que já recebeu 4 ou 5 atualizações de correção de problemas e novas funcionalidades.

 

As melhorias do novo modelo

 

Design

O Stratos não só melhorou em termos de qualidade de materiais mas também em vários pormenores que beneficiam a sua utilização.

A começar numa das ações mais importantes, o carregamento, agora os contactos estão à face da estrutura, e não colocados numa cavidade como acontecia no Pace, que levava a que se acumulasse alguma sujidade natural da pele que, na altura de carregar, impedia o contacto.

Logo ao lado dos contactos, também o sensor de pulsação cardíaca sofreu alterações e está agora saliente. A verdade é que isso pode originar algum desconforto, principalmente quando o relógio está mais apertado, mas a precisão da medição aumentou significativamente, já que consegue afirmar-se mais facilmente na pele.

Quanto à base de carregamento, tal como já foi referido, agora fixa-se ao smartwatch recorrendo aos frisos nas hastes que suportam a bracelete. O encaixe é feito de forma precisa e robusta, mas torna-se difícil e pouco prático de retirar o smartwatch da base.

 

Botões e as suas funções

Recorrendo aos 3 botões, agora é possível navegar pelos menus e fazer grande parte das tarefas sem a necessidade de tocar no ecrã. Se por vezes o toque no ecrã é impreciso, principalmente durante o exercício com as mãos suadas, agora com a possibilidade de fazer atividades debaixo de água não seria possível fazê-lo utilizando o ecrã.

Assim, os 3 botões têm ações de toque curto e longo, dependendo do local onde são usados, onde o botão power e de desbloqueio é o de cima, com um pequeno anel vermelho. Nas imagens abaixo estão representadas todas as ações dos 3 botões.

Para navegar pelos menus, para “scroll up” usa-se um toque curto no botão de cima e para “scroll down” basta um toque curto no botão de baixo, com o central para selecionar com toque curto, ou voltar ao ecrã principal com um toque longo.

Por exemplo, para iniciar uma atividade, basta desbloquear no botão de cima e premir 3 vezes botão do meio.

 

À prova de água

O Pace é apenas resistente a salpicos e não pode ser submerso em água. Este tipo de característica, de ser à prova de água, exige muito mais da qualidade de construção, onde tudo tem de estar perfeitamente alinhado e vedado e, principalmente quando há botões físicos (como é o caso), então nada pode ser feito à toa. Como já referido, o Stratos é resistente à água até uma profundidade de 50 metros, de acordo com o certificado IP68.

Numa passagem pela piscina coberta, não sendo praticante assíduo, dei algumas braçadas para me aperceber da capacidade do smartwatch em estimar o espaço percorrido. Não se saiu mal.

 

Reorganização dos menus

O Stratos, embora com interface igual, tem alguns menus melhorados e reorganizados:

 

App Amazfit Watch – em evolução contínua

Serão já muitas dezenas de milhar de utilizadores que recorrem diariamente a esta aplicação. O design é moderno e apelativo, muito bem conseguido, e é muito completa em termos informativos. Podem estar emparelhados vários dispositivos Amazfit em simultâneo, com um selecionado de cada vez.

Também permite configurar alguns pormenores do smartwatch, como a imagem de Homescreen (Watch face), seleção de widgets, gestão de notificações de aplicações do smartphone, entre outros.

Como serviço de desporto físico externo ao Amazfit, apenas permite sincronizar com o Strava.

 

Veredicto

Se o Amazfit Pace se mostrou como um smartwatch interessante e competente, o Amazfit Stratos vem corrigir diversos pormenores menos bem conseguidos no Pace e, além disso, vem trazer mais tipos de atividade, mais informação e possibilidade de ser utilizado na água, por um preço ligeiramente superior.

A melhoria na qualidade de construção é notória, em parte como uma consequência do smartwatch ser agora à prova de água, e características como o ecrã transrefletivo, autonomia de pelo menos 5 dias (já chegou a 7 dias) e armazenamento interno para música continuam a ser pontos muito positivos num smartwatch.

Os pontos negativos mantêm-se relativamente ao Pace: falta de suporte de apps de terceiros, que seria útil para melhorar a interação com algumas apps ou serviços, e também a sincronização da atividade física que está limitada ao serviço Strava.

O Huami Amazfit Stratos está disponível na versão internacional a partir de 150€, com envio por DHL a partir de Itália, sem despesas de alfândega. Pode ainda utilizar o código de desconto PPLWARE.

A par com este smartwatch estão ainda disponíveis todos os outros dispositivos da Huami, como os smartwatches Amazfit Pace e Bip Lite e as smartbands Cor e Arc.

O Pplware agradece à Honorbuy a cedência dos exemplares Huami Amazfit para análise e comparação.

Huami Amazfit Stratos

Exit mobile version