Deucalion: É este o Supercomputador português mais rápido de sempre
Portugal entrou a sério no mundo da supercomputação. O Supercomputador português Deucalion é o mais rápido de sempre e foi inaugurado recentemente. Esta super máquina vem garantir computação de alto desempenho à academia, empresas e administração pública.
De acordo com a informação, será o supercomputador mais rápido em Portugal, capaz de executar 10 milhões de biliões (dez petaflops) de cálculo por segundo. Fica instalado na Universidade do Minho, em Guimarães e já foi inaugurado primeiro-ministro, António Costa, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e vem multiplicar por dez a disponibilização de capacidade de computação de alto desempenho no país.
O Deucalion é capaz de realizar simulações e modelação nos mais variados domínios científicos, da medicina personalizada ao design de fármacos e novos materiais, da observação da Terra e oceanos ao combate às alterações climáticas e fogos, passando pela criação de smart cities ou pelos veículos autónomos, o novo supercomputador contribuirá também para acelerar a análise de grandes volumes de dados no domínio dos mais recentes algoritmos da Inteligência Artificial.
Ocupa duas filas de 26 armários de dois metros de altura, pelo menos 1900 metros de fibra ótica e 2359 cabos de alta velocidade, que garantem a rapidez de processamento e um sistema de armazenamento de dados de alto desempenho, a par de uma alta eficiência energética.
O Deucalion em números...
- 10 milhões de biliões de cálculo por segundo
- 1900 metros de fibra ótica
- 2359 cabos High-Speed Interconnect
- 26 armários de dois metros cada
- 26 toneladas
- 20 milhões de euros de investimento
Este artigo tem mais de um ano
e mais caro de sempre
Se fosse o contrário é que seria de admirar
No que diz respeito à nobreza estamos sempre à frente, infelizmente e geralmente, também na pobreza crónica do povo!
Gostava de saber porque foi desviado do projeto incial ( estava para ser instalado a 7km de Guimarães, no AvePark nas Caldas das Taipas).
Por falta de infraestruturas?
ou por questoões politicas?
https://www.cm-guimaraes.pt/conhecer/noticia/avepark-vai-receber-o-supercomputador-deucalion?related_news_list_27_page=3
https://jornaldeguimaraes.pt/noticias/inauguracao-do-supercomputador-06-de-setembro/
“Comissões”
O Costa sabe o que é um computador ?
tou a imaginar o diretor do projeto a tentar explicar ao nosso PM.. a importancia do projeto!!!
heheh I see what you did there,
Mas isto foi mesmo todo fabricado por tugas, desde o chip até ao mais pequeno dos parafusos, ou limitaram-se a comprar as peças e a montá-las (fora as já montadas de origem)?
Dará para minerar digital coins?
10 milhões de biliões de cálculo por segundo? O novo chip da NVIDIA, o GH200, faz 4 milhões de biliões. Só um chip! Três desses e ficaria mais rápido. E muito mais barato e ecológico.
Não diga asneiras.
Já devia saber que tudo que vem do “governo” já está ultrapassado antes de entrar no mercado… 🙂 É muito bonito gastar milhões num Hardware quando não teem sofware decente …
Os Portas também comprou submarinos podres.
Ou 10.000 13900K.
Deves estar a esquecer que em inglês “a billion” são mil milhões e não um bilião (1 milhão de milhão)…
Desde o Camões que há velhos do Restelo…
O GH200 faz 4 petaflop = 4 quadrilhões. Um quadrilhão é igual a um milhão de triliões, ou seja, a unidade seguida de 24 zeros. Em Portugal, um bilião é igual a um milhão de milhões, ou seja, a unidade seguida de 12 zeros. Portanto, um quadrilhão é igual a um milhão de biliões. Quadro quadrilhões é quatro milhões de biliões.
(por acaso a versão upgraded até faz 8 petaflops)
O site da NVIDIA diz que o GH200 faz 1 exaflop. Um quintilhão. Por isso os nosso se fazem 10 peta (1 quadrilhão) são muito piores (100x piores para dizer a verdade). Mas não sei onde vais buscar os 24 zeros.
Exa 10 elevado a 18 peta 10 elevado a 15
Qual é o score em Cinebench R23?