Dropout – Indexador de ficheiros para colocar em qualquer lugar
Os indexadores de ficheiros permitem encontrarmos o que pretendemos no nosso disco de forma muito simples e rápida. O Windows, nas suas versões mais recentes consegue dar-nos acesso simples a essa pesquisa, que é também ela muito rápida e precisa nos resultados que nos disponibiliza.
Infelizmente essa indexação está limitada aos discos de sistema e não abrange imediatamente discos externos ou pens USB. O Dropout vem suprir essa lacuna de forma simples e rápida.
O Dropout vai permitir-vos indexar de forma muito simples e rápida os ficheiros que têm nesses suportes externos ao vosso computador, sem que tenham de ter qualquer aplicação adicional instalada.
Basta que coloquem o Dropout na raiz do sistema de ficheiros que pretendem indexar e ele encarrega-se de manter toda a informação actualizada e acessível.
Outra vantagem do Dropout é que ao levarem o vosso dispositivo externo para outro computador, a indexação dos ficheiros estará já feita e permitirá acederem directamente a essa pesquisa, sem que tenham de aguardar pelo processo de indexação do Windows.
Ao executarem o Dropout na localização pretendida e podem começar a pesquisar os ficheiros pretendidos. Evitam assim ter de aguardar que o Windows os indexe. Esta indexação consegue ainda ser mais rápida que a do próprio Windows, pois recorre ao IFilter e ao iTextSharp para as realizar.
O Dropout tem na sua interface dois separadores, um que permite que efectuem pesquisas simples e outro que vos dá a possibilidade de realizar pesquisas com maior grau de detalhe.
Na primeira basta que coloquem o que pretendem pesquisar, permitindo que usem alguns operadores. A lista desses separadores pode ser consultada com a colocação do cursor em cima do ícone "?" na interface.
A segunda permite de definam um maior grau de detalhe, podendo ser indicado o tipo de ficheiro pretendido, o nome do ficheiro ou um termo no conteúdo deste.
Os parâmetros de configuração do Dropout apenas podem ser alterados se criarem um ficheiro Dropout.ini, que deve ser colocado na mesma directoria onde o Dropout está localizado. A presença deste ficheiro não é obrigatória. Apenas deve existir se pretenderem alterar algum dos diferentes parâmetros.
Abaixo deixamos os parâmetros que podem ser alterados e um exemplo de configuração:
[Location] ;The directory you want to search, default is the directory where the Dropout.exe is. You can also use relative paths. Search Directory=C:\Users\admin\Documents\ ;Where to store the lucene index, default is the SearchIndex directory where the Dropout.exe is Search Index=C:\TMP\Index [Index] ;The maximum file size to index in megabytes, default is 20mb Max Size=20 ;The maximum zip file to index in megabytes, default is 5mb Zip Max Size=5 ;The maximum results to display, default is 200 Max Result=200 |
O Dropout pode ainda ser usado em zonas do vosso disco que estejam sujeitas a alterações frequentes de ficheiros. As pastas do Dropbox ou de outros serviços de alojamento de ficheiros na nuvem são exemplos de zonas que o Dropout consegue indexar sem qualquer problema.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Dropout 0.9 [1.49 MB]
Homepage: Dropout
Este artigo tem mais de um ano
Caros, venho acompanhando o site desde a ultima postagem e me deparei com esta e quero dar minha contribuicao para este excelente trabalho.
Acredito que em termos de velocidade de busca nao existe nada igual ao Everything “http://www.voidtools.com/”, o unico senao eh que ele nao faz buscas em conteudo de arquivo, somente o nome do ficheiro, mas podes experimentar que iras gostar.
Abraco!!