PSP alerta: Cartões do cidadão apreendidos em discotecas
Segundo revela hoje a PSP, mais de 60 cartões do cidadão foram apreendidos na quinta-feira em dois espaços de diversão noturna em Alcântara, Lisboa, no âmbito de uma investigação sobre burlas qualificada e informática e falsificação de documentos.
A PSP alertou ainda que os cidadãos que frequentam áreas de diversão noturna devem manter-se atentos aos bens pessoais.
Apreendidos 63 cartões de cidadão, de nacionalidade portuguesa
A polícia salientou que as apreensões foram feitas na sequência de um inquérito em que se investiga “um catálogo de crimes dos quais se destacam os crimes de burla qualificada, burla informática e falsificação de documentos”, e que conduziu a buscas nos dois espaços noturnos.
Durante as buscas foram identificados 18 cidadãos e apreendidos 63 cartões de cidadão, de nacionalidade portuguesa, e 12 cartões bancários, além de um cartão de cidadão de nacionalidade francesa, um passaporte brasileiro, duas cartas de condução portuguesas e uma autorização de residência, revela a Lusa.
“Os responsáveis pelos espaços de diversão noturna não podem reter ou conservar o cartão de cidadão, como garantia de pagamento ou por outro motivo qualquer”, destacou a PSP, alertando que os documentos retidos podem depois ser usados em atividades ilícitas.
A PSP salientou ainda que, no caso de extravio, perda ou furto destes documentos, os titulares devem participar às autoridades, e que os responsáveis dos estabelecimentos noturnos estão obrigados a devolver os cartões perdidos nos estabelecimentos ao Instituto de Registo e Notariado ou às autoridades policiais, “sob pena de responsabilidade contraordenacional e criminal”.
Este artigo tem mais de um ano
Pois, infelizmente os portugueses não lêem legislação, na pior da hipóteses, um Diários da República… e quem é esperto, aproveita-se disto, continuamos na cauda da Europa, no que concerne a educação literária, mas é isto que os governos adoram…
Aqui nao se trata bem de saber as leis….
Tal como na bomba de gasolina, metes combustível, por algum motivo, pensas que tens o cartão multibanco, afinal ficou no carro da Maria. Não tens como pagar.
Nao te podem ficar com o teu BI, como garantia, fazes como??
Ja estas num problema do crl…
Pior ainda é nos espaços noturnos, se for preciso ainda sais de la ameaçado.
A polícia não te defende, se for preciso ainda te mete as culpas em cima.
É tudo muito bonito, mas no fim ao cabo quem sai sempre a perder es tu.
Por isso a malta não quer problemas, e deixa o seu BI.
Olha um exemplo simples, quem é condutor de um motociclo, já vi sitios que ou fazes pre pagamento ( eu sei la se é 17€ ou 23€ encher o depósito), ou pedem te uma garantia, para nao saires de la sem pagar.
Isto acontece muito e é em todo o lado….
Eles não podem fazer isso, mas tu é que andas sempr com as calcas na mão.
Mais uma vez digo, muitas vezes não é por desconhecimento da lei, mas para evitar problemas, ou mais trabalhos.
@lmf deixas o tirante, a aliança, o relógio etc.
Qt ao motociclo que não sabe qt leva, paga antecipado um valor aproximado e se não levar a gasosa toda vai lá e recebe o troco.
Já me aconteceu na GALP de Telheiras de madrugada!
Isso nao é bem assim… Já por vezes deixei de colocar combustivel no motociclo por nao deixarem primeiro abastecer e depois pagar. Mesmo com a questao, “entao pago 30euros, e depois faz o extorno do restante, e a resposta foi… não consigo fazer isso”.
Por isso só vou abastecer onde posso fazer primeiro o abastecimento e depois o pagamento, e ainda onde possa fazer o abastecimento em cima do motociclo para manter o deposito direito.
Exatamente, faço o mesmo e se não me deixam abastecer a mota e pagar depois, a não ser que esteja em pre-pagamento para todos é descriminação e peço o livro de reclamações.
Pois se aparecer alguem lá com uma Burka (mesmo efeito de não ver a cara como o capacete) ninguem lhe tem a coragem de pedir pré pagamento.
Infelizmente, Portugal está a tornar-se uma enorme favela, onde a norma é o crime.
Malta trata-se de um documento de identificação!!!!
Abram os olhos!!!!! Então entregam um documento de identificação assim a qualquer um???
Continuem que estão no bom caminho!!!!!
Muitos brasileiros em França pagam fortunas por cartão de cidadão FALSO e não é igual ao original.
Conheco de vista 2 que o fizeram e ate ja abriram empresa em França, a POLICIA FRANCESA e as FROTEIRAS deverias controlar isso junto com o consulado