Banda Larga de Alta Velocidade nas Escolas
Todas as escolas do 5.º ao 12.º ano terão pelo menos 48 Mbps como velocidade de acesso à Internet. Multiplica-se por mais de dez a velocidade actual de acesso à Internet destas escolas e antecipa-se em dois anos a concretização de uma das principais metas do Plano Tecnológico da Educação.
O concurso, lançado em 20 de Fevereiro, permitirá ainda ligar em banda larga de alta velocidade todos os serviços centrais e regionais do ME. Concretiza-se, assim, o projecto de interligação de escolas e organismos do Ministério da Educação numa rede alargada da comunidade educativa. Fica aberta a porta para a prestação de serviços de voz, vídeo e TV sobre a rede do ME.
O investimento previsto é de 14,5 milhões de euros.
Poupança até 20% dos custos com a Internet
A Internet de Alta Velocidade permitirá abolir a duplicação de contratos de acesso à Internet actualmente existentes em centenas de escolas.
Estima o Ministério da Educação que a contratação do acesso à Internet ao abrigo deste Concurso Público Internacional permitirá poupar até cerca de 20% dos actuais custos com a Internet suportados pelas escolas.
Fonte: Portal do Cidadão
Este artigo tem mais de um ano
yeeee pode ser k a minha escola ate tenha isto este ano xD se nao tbm pra mim nao vale a pena ja nao la tou pro ano -.- xD
mas kse lixe ao menos fika pros outros k la fikam xD
bah eles vao por um router 54 mbits e depois dizem k tem muita velocidade
os alunos como sao nabiços caiem em tentaçao e acreditam
Estou numa aldeia na serrada da Gardunha e por estranho que pareça , aqui há uma escola nas condições citadas.Quero ver quem é que põe aqui internet a pelo menos 48 Mbps ??? Nem os telemóveis funcionam bem…..é o país do salto tecnológico..he,he,he
“No meu tempo não haviam estas modernices…”
É que é mesmo!
Depois vão os putos/pitas teclar no EméSéNe e navegar no Ai Faive! =D
Xinadas, pela maneira como esceves ninguém diria que andas na escola.
Xinadas, pela maneira como escreves ninguém diria que andas na escola.
A net nas minhas salas de aula têm velocidades de 2 a 3 Mbps…o que já não é muito mau…há escolas que nem computadores têm…mas vá vamos aumentar a velocidade 🙂
eu sou da madeira, e ja à muito que todas as escolas da madeira tem boas velocidades de internet…à quatro anos quanto eu tava no meu 10º obtinha downlaod com velocidades quase nos 100kbps…nada mau, tendo em conta que os meus colegas faziam o mesmo na sala…mas é sempre bom saber que vao melhorar ixo ai
Isso não é bom, porque os alunos têm a mania de se por a fazer Downloads, e pior, instalar programas e porcarias, o melhor já que tanto querem meter mais velocidade na Internet das escolas, mais vale meterem só Linux nas máquinas, sem a palavra-passe do utilizador root não conseguem instalar nada.
Isso vai ser um grande avanço, pelo menos já não demora mais para abrir a página da Sapo. E Miguel Guerreiro não sei em outras escolas mas na minha utilizamos um usuário sem nenhum direito no PC e ainda todas as acções do computador são gravadas no servidor.
Uma boa Gestão de Rede é important nestes casos.
Fechar todas as portas (encarem o router como uma barragem) não essenciais é vital para que a velocidade da rede seja eficaz e segura para todos os alunos.
Sinceramente, torrents/ emule do que quer que seja em redes públicas, só na faculdade, onde quem faz o que faz é responsável por si.
Até lá, meus meninos, só na “net” de casa, e é se querem!!
O Ai Fáive e o ÉmÉssÉne e afins fazem parte do completo. Isso, até se dá o desconto.
E já vão cheios de sorte! Aprendam a lidar com o e-mail primeiro! E aprendam a escrever correctamente, que um e-mail não é uma SMS, e podem escrever de forma gramaticalmente correcta, que caracteres é coisa que não tem limites.
Mais! O SeCaiPe até dá para falar e tudo! Quem é amigo, quem é…?
Grande bem-haja,
Agapytho
Bem, então é desta que vou poder usufruir dos meus humildes 4Mbps.
Pois isto deve aumentar a banda aqui da zona, já que tenho uma escola EB 2/3 a 3 Km daqui.
Digam-me se tenho essa possibilidade!!
Já agora para quando está previsto isso acontecer?
Abraço ao PPL
Isto é, para aumentarem a velocidade têm que colocar uma central na própria escola ou perto dela, o que faz com que quem viver nas redondezas possa também usufruir de velocidades próximas, certo?
Por favor, alimentem as minhas esperanças 🙂
LOL…
a net da minha escola só é má… quando os putos começam a abusar dos torrent’s, e a navegar demasiado no hi5
Isso também se aplica às regiões autónomas? xD
Boas!
Nem tudo o que os nossos governantes fazem é mau. Uma vez por outra lá sai alguma coisa realmente boa para o país. 😉
Para quem gosta de ciência – ZmRamos
Bem, agora é que o povo não vai deixar a biblioteca das escolas…
Vai ser tudo ligado a net a sacar…
depois os pcs k la tem nem andam com tanta merda k la põem lol
De boas intenções está o inferno cheio, com uma c+s a cerca de 600m de casa e onde tenho net a 4 Megas porque não dá para mais, vai aumentar para 48 M !? daqui a quantas décadas? Devem estar-se a referir a Lisboa concerteza ( o resto do pais é paisagem) 🙁
O Xinadas deve ser dos que passou o ano só porque frequentou as aulas sem atingir o limite de faltas. Mas agora até podia faltar que passava na mesma. Quanto à internet nas escolas, serve para tudo menos para estudar verdadeiramente. Alguns comentários anteriores já explicam porquê.
Assim já posso ir la sacar…lol
Ja tenho uma participação por sacar porno na escola, por isso não faz mal…lol
Pronto o Xinadas falou e já há um monte de gente com opinião formada sobre a sua vida. Enfim, polémicas à parte, só se pode dizer que 48Mbps é boa notícia certo 😉 Claro que é essencial não permitir redes p2p porque liquida a velocidade. Não é difícil, na minha faculdade já o fazem e até agora ninguém foi capaz de ultrapassar isso! Até hoje…
Na minha universidade também fazem isso mas a velocidade é liquidada na mesma porque os senhores gestores passam a vida a “sacar”!
Eu também tenho uma escola dessas perto de minha casa e a minha duvida é: se eu tive net a 1mbps do Sapo (porque aqui não funciona mais nada) até ao inicio deste mês e entretanto aumentaram para 2mbps e esta já se tornou instável, como é que eles vão fazer isso?
Da forma como eu li a notícia, fala-se numa rede DEDICADA para o Ministéro da Educação. Logo, é incomparável aos acessos particulares que todos temos em casa… É, portanto, possível que tenham uma escola a 500metros de casa com dezenas de Mbits de largura de banda quando a vossa ligação não excede os 2/4Mbits.
Aproveito para acrescentar que espero que neste projecto onde serão gastos (estimadamente) 14,5 milhões de euros inclua uma formação adequada aos Administradores de Rede das escolas ou, melhor ainda, um contrato de outsourcing para este efeito.
Na minha escola a net é muito lenta pois há xicos espertos que levam para la o pc apenas para sacar, deixando-os nos cacifos durante as aulas, depois um gajo precisa de fazer uma pesquisa e net no c******.
@Ferreira
pk? pk gosto de escrever abreviado?
lol pela maneira k fazes posts nem mereces ter net… olha o repost masé -.-‘
Ai que saudades da pena, das carteiras com tinteiro e da velha ardósia, eheheh!!!…
Ainda acreditam nesses gajos???!!???
Fecham urgências, SAP’s, maternidades… E o Zé Povinho ainda está preocupado com a Internet????
E se estivéssemos a pensar: Quem é que vamos lá meter a seguir porque este já mostrou o que vale?
NÃO ERA MELHOR?
@ Collipo
Pois, o problema é que não se vê ninguém melhor 🙁
Fala-se em torrents…. e com que maquinas? acham que há assim tantas escolas publicas com possibilidades de ter grandes maquinas para os putos se porem a sacar filmes do pokemon e do smackdown!!!! lol já é muito bom terem um ligação um pouco melhor… agora terem maquinas para downloads isso é uma ficção!
Quanto ao nosso 1º…. epah… seja socrates, seja guterres, seja portas, seja la o zé que for… vai ser sempre a mesma coisa!!! benificiar uns para prejudicar outros!!! há ja alguns anos que assim o é… desde que o Cavaco com 1º ministro arrecadou uma boa maquia (e agora não discuto o como, porque é dicutivel) veio o sr. guterres e pimba!!! estradas atraz de estradas… epah!! o nosso governo reflete bem a realidade do povo… vive de ilusões e tenta sustentar essa ilusões esbanjado o seu capital em coisas desnecessárias!!!
Enfim… assim vai o nosso Portugal!!! que melhores dias se avizinhem!!!
com wi-fi?