Recebeu SMS para pagar conta da Endesa? Esqueça, é fraude
É cliente da Endesa? O número de esquemas digitais fraudulentos estão a aumentar e chegam por todas as vias. A maioria dos esquemas de fraude chegam via e-mail, mas os piratas informáticos fazem cada vez mais uso do tradicional sistema de SMS.
A Endesa alertou recentemente para a circulação de mensagens fraudulentas em seu nome com pedido de pagamento.
Endesa pediu “especial cuidado” com comunicações que “suscitem quaisquer dúvidas”
A Endesa alertou hoje, através de um comunicado, para uma SMS fraudulenta que está a ser enviada em seu nome a clientes, que refere valores em dívida e solicita o pagamento através de referência multibanco.
Segundo o que é referido no comunicado...
Identificámos a divulgação de uma mensagem de texto fraudulenta enviada em nome da Endesa Portugal, informando os clientes de valores em dívida e solicitando o pagamento dos mesmos através de referência multibanco.
A Endesa apela aos clientes para que ignorem a “SMS sobre pedido de pagamento de valores em dívida”.
A Endesa pediu ainda “especial cuidado” com comunicações que “suscitem quaisquer dúvidas” e sugeriu que os clientes verifiquem sempre a veracidade do remetente, confirmem a informação nas faturas e que se certifiquem que a entidade de pagamento indicada pertence à Endesa, recordando que as únicas entidades válidas utilizadas por si são 12121 e 11364.
Na mensagem fraudulenta, os clientes são avisados de um valor em dívida e de que dispõem de 24 horas para proceder ao seu pagamento, sob pena de corte de energia e pagamento de custos adicionais para reativar o serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Não será muito difícil às autoridades descobrir quem está por detrás das referências multibanco enviadas nos SMS.
Eu recebo todos os meses, ainda recebi uma hoje, por acaso, da NOS, desta feita com 140 euros para pagar.
A factura é idêntica, tudo igual a nível de layout, mas com erros grosseiros, tipo, vem em meu nome e o titular não sou eu, o NIF está errado, morada tb entre outras coisas.
Mas como é mesmo igual acredito que haja pessoas a cair na armadilha…
Era ir atrás deles e bater lhes com um cabo de uma enxada durante 15 dias…
Fraude é a própria ENDESA, eu já fui cliente deles logo quando apareceram no mercado e ainda lhes arranjei alguns clientes meus familiares e graças a um desses clientes que anda sempre atento a tudo viemos comprovar que debitavam faturas duplicadas no mesmo Mês, a mim num só Ano foram-me emitidas “18 faturas”, eles criavam um enredo de confusões dentro da mesma folha/fatura entre taxas, consumos, datas, estimativas, leituras,etc. etc. que ficava difícil perceber ao certo o valor real a pagar, o que é certo é que pagava muito mais todos os Meses enquanto fui cliente deles.
Ainda hoje com muito mais consumos e a energia muito mais cara pago menos ao fim do Mês.
Penso que a melhor forma de não cair nessas armadilhas, será fazer o pagamento directo através do banco, isto para quem possui fundos na conta bancária, infelizmente há pessoas que têm de contar os tostões para pagamento das dívidas, e não possam usar esta metodologia, preferindo pagar apenas quando recebem a referencia do multibanco…
E há quem não seja cliente e ainda fique na dúvida se tem de pagar ou não..