Firemin – Controle o consumo de memória do Firefox
Uma das maiores queixas que os utilizadores do Firefox têm é dos seus elevados consumos de memória. A Mozilla tem realizado alguns desenvolvimentos nesta área específica, mas ainda não foi conseguido que este browser atinja valores de consumo que deixem os seus utilizadores satisfeitos.
Uma alternativa que foi encontrada é o Firemin. Com esta aplicação vão conseguir que o vosso Firefox passe a ter valores de consumo de memória muito mais agradáveis.
Esta aplicação consegue que a utilização de memória do vosso Firefox seja mais contida e dentro de valores muito mais baixos, optimizando e melhorando a sua utilização e deixando o sistema operativo mais estável e com mais recursos para alocar a outras operações.
O Firemin, depois de lançado, está alojado na Área de Notificação do Windows e é ai que devem aceder-lhe. Numa situação normal apenas devem lançar o Firemin e não precisam de alterar qualquer parâmetro da sua configuração. Todo o processo de gestão da memória é feito de forma transparente para o utilizador.
As opções que estão disponíveis no menu do Firemin é a possibilidade de aceder às configurações, de lançar o Firefox em modo normal ou em Safemode e de optimizar o consumo de memória.
A única configuração que está disponível no Firemin é a possibilidade de ajustarem a quantidade de memória a ser usada. Na interface está disponível uma barra de scroll que podem deslizar para ajustar.
Dos testes que realizamos com o Firemin, o consumo de memória baixou para valores 10 vezes mais baixos entre uma utilização com ou sem o Firemin. Estes valores comprovam que a utilização do Firemin é recomendável a todos.
O Firemin faz gestão da memória do Firefox não apenas de forma pontual e programada, mas mantêm estes processos debaixo do seu controle e aplica as medidas necessárias sempre que é necessário.
Usem esta aplicação portátil para manterem o consumo de memória do vosso Firefox controlado. Evitam que este browser esteja a consumir recursos de forma desnecessária e que são necessários noutros processos.
Gostaríamos de saber das vossas experiências com o Firemin. Confirmam os resultados que obtivemos? Notaram melhorias significativas ou tudo se manteve na mesma?
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Firemin 0.1.9.195 [706.33KB]
Homepage: Firemin
Este artigo tem mais de um ano
Uma ferramenta bastante útil. pergunto-me se existe algo do género mas para o chrome.
Para o chrome esta questão não se coloca tanto, pois os consumos são deveras inferiores.
O consumo de memória do Firefox sempre foi muito elevado.
Facto que inclusive levou-me a abandonar o Firefox em detrimento do Chrome.
Nem mais. Aliás foi pelo consumo de ram e pelos bugs que troquei o FF pelo Chrome.
E agora, com as novas versões tenho notado consumos inexplicáveis, e então com o flash, até a utilização do processador chateia às vezes… acontece com mais alguém? O IE tem-se comportado melhor neste aspecto
Errado.
Com poucos separadores o consumo é menor, com muitos este dispara e ultrapassa o firefox. Como tenho sempre muitos separadores abertos, uso o firefox.
Isto deve-se ao facto do chrome se dividir em inúmeros processos. Por um lado evita os crashes gerais que flashes e javascripts manhosos possam provocar. Por outro aumenta muito a utilização da memória.
Precisamente!
Parece-me muito interessante, pelo menos resolve-me o problema que sempre tive, o consumo de memoria do FF…
Qual será o valor ideal a colocar? os 200 como tem ele por default?
O Firefox 7 (em versão aurora) vem com melhor arranque e menor consumo de memória… eles dizem que vai reduzir até 30% o consumo de RAM.. vamos lá ver
http://blog.mozilla.com/futurereleases/2011/07/07/firefoxaurora7/
Já tinha ouvido falar que este tipo de ferramentas apenas distribuía a Ram usada pelo Firefox pelos outros processos!
Não sei se é verdade ou não, mas fica aqui o reparo de modo a verificar se esta situação acontece de facto ou não!
Estou a experimentar e estou a adorar.
Já tinha saudades de usar o Firefox 🙂
Reduz o consumo de Ram? Há uns anos usei um programa parecido, mas os av’s detectavam como malware.
Sim reduz, e bastante.
Vocês falam que o Firefox consome muita RAM, mas o Chrome consome muito mais.
Abram varias paginas no Chrome, vão no Gerenciador de Tarefas do Windows, em Processos e vejam quantos processos o Chrome abriu, agora somem os consumos de RAMs desses processos e vejam por se só.
Mas mesmo assim não troco o Chrome por nada 🙂
Para MAC OS X não há nada? (embora me chateie mesmo é a utilização do CPU quando abro coisas em flash)
eu tb ja tive uma ferramenta deste genero, e depois de muitas dores de cabeça, aprendi o seguinte ” quando uma aplicação pede memória RAM, por algum motivo será”. e tive que me livrar do programa. prefiro esperar que seja a mozilla a resolver. forçar o programa a consumir menos, vai resultar nas belas dores de cabeça que eu tive…plo menos até descobrir de onde vinham os problems
Daí eu ter mudado para o chrome.
The JavaScript garbage collector runs frequently to free up more memory when Firefox is idle @ http://blog.mozilla.com/futurereleases/2011/07/07/firefoxaurora7/
Parece-me uma boa ferramenta do 7 🙂
Feedback:
Consumo habitual do firefox com cerca de 15 tabs abertas, das quais 6 do pplware 😛
300-400
Consumo após optimização para 500 com o firemin:
10-20
Isto sim, é uma optimização!
Aconselho!