Domingo é dia de dicas do Microsoft Word
Como é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.
Durante a semana recebi um e-mail de uma leitora que questionava como poderia colocar um determinado texto em colunas. A resposta é bastante simples. Para isso, basta seleccionar o texto que se pretende colocar em colunas e em seguida ir a Page Layout –> Columns e depois escolher quantas colunas pretendemos
No caso de se escolher por exemplo duas colunas para o texto seleccionado, o resultado será algo do tipo:
Aproveitando a dica das colunas, é normal vermos em alguma rubricas (especialmente em jornais e revistas), a primeira letra do paragrafo num tamanho superior ao do texto. Tal formatação pode ser facilmente realizada indo ao separador Insert e escolhendo uma das opções disponíveis dentro da funcionalidade Drop Cap.
Quantas páginas, palavras, caracteres, parágrafos e linhas tem o meu documento? Fácil! Basta dar um duplo clique na barra inferior, onde é apresentada a referencia para o número de palavras.
Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a criar de forma mais simples os vossos documentos. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom! Já aprendi qualquer coisa
Nice!!
Oh! Esta coisa das colunas teria dado tanto jeito à um tempo atrás… Tive que tempos a formatar o texto “à la pata” e afinal o word fazia automaticamente… Pfffff…
Ando que com um problema que não consigo resolver:
Sempre que abro o Word ou Exel aparece a mensagem a informar que as macros foram desactivadas.
Vou ver ao centro de fidegnidade e aparace lá a seguinte macro:
Elaborate bytes AG. Não adianta nada remove-la porque a seguir está lá outra vez.
Sabendo que isto pertence ao programa VirtualClone Drive, desinstalei-o, mas não serviu de nada. Também já desinstalei o Office e voltei a instar e não resolveu.
Haverá maneira de por o word a que não seja possível criar macros? ou resolver este problema de vez?
Obrigado!
Não tens no centro de fidedignidade, nas definições de macros, marcado como “Desactivar todas as macros com notificação” ?
Desinstalar pode não ter servido de nada, porque provavelmente guardou a definições que tinhas.
Depois de desinstalar o VirtualClone e o Office devias utilizar o CCleaner para fazer uma limpeza ao lixo que os programas deixaram no teu pc, entre registos e definições…
Fiz isso tudo, e mais: embora tenha o KIS, instalei o malwarebytes de propósito que não encontrou nada.
depois de desinstalado o VirtualClone com o Revouninstaller, fiz uma pesquisa no registo do sistema, e ainda lá anda, mas não se deixa apagar!
Quanto a “Desactivar todas as macros co notificação”,
também está feito. O problema é que sempre que abro o Office aparece a barra com o aviso de segurança a dizer que as macros foram dasactivadas, mas ao lado tem o botão para activar todas as macros; ora, uma clique descuidado e lá vai.
Ainda gostaria de saber a relaçao entre drives virtuais e o office. Para mim é muito duvidoso!
obrigado!
No commts anterior escrevi Nelso N em vez de Nelson N
Não sei se resolve mas tenta correr outra vez o Malwarebytes e o KIS em modo de segurança, isto porque o problema pode estar no facto de o processo iniciar com o windows e, estando a correr, estes não o removem. Em modo de segurança o processo não é iniciado sendo fácil de ser detectado e removido.
Como disse antes, como é identificado como uma macro do Office, não sei se resolve mas não custa nada tentar.
Porque não dão exemplos do Word em Português?
Era exactamente o que estava a pensar. Sendo este um blog tuga, e havendo já imensa informação nessas internets em inglês, eu esperava ver aqui as dicas para o Office na lingua materna da grande maioria dos leitores que as vão ler.
Ja falamos dessa questao. Em ingles, porque tenho office em EN. Mas as imagens sao multi-idioma 🙂
Certo! 🙂
Ah ah! Quem terá sido o chato que implicou com isso no passado? 😉
Podem ser em inglês, mas não deixam de ser boas dicas! 😀
eh he eh…ainda me vão dar a volta para instalar o Office em PT
Sem duvida. Aliás estive a fazer isto num em turco!
Sem duvida
No LibreOffice (Writer) estas dicas também funcionam, como não poderia deixar de ser, mas da seguinte forma:
Fazer Colunas -> Menu -> Inserir -> Secção e Escolher quantas colunas deseja
Fazer “drop cap” -> Menu -> Formatar -> Parágrafo e escolher Capitulares e nas definições mostrar Capitulares.
Antes de perder tempo a piratear programas, aprenda a utilizar as aplicações livres de modo a obter os melhores resultados.
Concordo plenamente com Paulo G..
Nem toda a gente tem dinheiro para comprar o MS Office.
Existem montes de blogs a dar dicas de MS Office, seria uma boa ideia destacarem-se e darem dicas de OpenOffice/LibreOffice.
Deixo aqui a sugestão.