Webian Shell – Um browser muito minimalista
Não acredito que exista uma verdadeira guerra de browers mas sim que cada uma das empresas que desenvolvem os mais usados pela Internet está numa corrida contra o tempo para apresentar novidades que façam do seu browser o mais apelativo e mais capaz, não só para ser usado, mas também para apresentar as mais recentes correntes de desenvolvimento e tecnologias.
Existe no entanto espaço para que ideias inovadoras floresçam e ganhem o seu espaço. São linhas de desenvolvimento que mais cedo ou mais tarde vão ser absorvidas e vão tornar-se standards ou a base de novos padrões. O Webian Shell tem tudo para se tornar numa dessas ideias. É um browser que tem uma ideia e um alvo muito específico, e apenas o tempo e o desenvolvimento o poderão tornar no que ele pretende ser, um browser para equipamentos sem Ambiente de Trabalho.
O Webian Shell é um browser muito minimalista que se destina a todos os equipamentos que não necessitam de uma ambiente de trabalho no seu sistema operativo ou para utilizadores que pretendem ter o seu sistema centrado unicamente na Internet.
Esta é uma versão ainda muito inicial deste projecto, mas que apresenta já as suas funcionalidades mais básicas completamente funcionais. A sua base é um projecto da Mozilla, o Chromeless. Para que todos possam testar e avaliar as potencialidades do Webian, estão disponíveis versões para os 3 sistemas operativos (Windows, Mac e Linux).
A sua base assenta numa página inicial que para já apenas apresenta um pequeno post-it a explicar o que é o Webian. No canto inferior esquerdo temos a possibilidade de abrir novos separadores pra que possamos aceder às páginas que pretendemos. No canto superior direito temos os botões de navegação e a barra de endereço. Esta barra apresenta ainda a função de barra de progresso de carregamento das páginas. No canto oposto temos o botão para fechar os separadores. Por fim e no canto inferior direito temos um relógio.
Existem ideias para que este browser seja desenvolvido e para que seja ainda mais completo. Os seus programadores planeiam para já o desenvolvimento de Home Screens, para apresentação de informação mais útil na abertura de páginas, controlo de hardware, para que se possa controlar algum do hardware que compõe um pc, tal como o som, interfaces de rede ou a bateria, gestor de separadores com capacidade de zoom, para que possam aceder de forma rápida aos separadores pretendidos, Split Screen, para que possamos ver páginas lado a lado e um teclado o ecrã, para que possamos usar o Webian em equipamentos sem teclado físico.
Vejam o vídeo abaixo para que possam entender melhor o que o Webian é e de que forma o podem usar:
Este browser, ainda numa fase muito inicial, representa o que se pode fazer para adaptar as necessidades que os utilizadores têm e criar novos browsers que se ajustam às suas necessidades.
Os browsers estão a mudar e este tipos de experiências mostram algumas direcções que provavelmente vão ser tomadas ou pelo menos adaptadas. Ainda vamos mudar muito e vamos ver novas interfaces que se adaptam às necessidades que temos hoje e que não são as mesmas que tínhamos à 10 anos. Vejamos onde o Webian nos leva...
Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: Webian Shell Windows
Download: Webian Shell Mac
Download: Webian Shell Windows 32bits
Download: Webian Shell Linux 64bits
Homepage: Webian Shell
Este artigo tem mais de um ano
Parece uma boa alternativa, aos browsers que lideram o mercado, e começando a ser utilizado, podemos ajudar ao seu desenvolvimento.
Hoje em dia o que se quer é coisas minimalistas.
gostei muito, o conceito esta inovador
Apesar de ser mt bonito e minimalista e tal e ser uma experiência diferente, fez me lembrar o Chromebook.
penso que maior parte do pessoal gosta de ter o ambiente de trabalho, acho que é daquelas coisas que por mais q se evolua vai estar sempre presente..
No meu windows 7 64bits não funciona…
Carrego no webian shell.exe e não executa nada
Afianl já funciona
Gralha no título: minimaliasta em vez de minimalista.
Bom fim de semana.
Boa ideia, mas é verde e é mau que não se vê a barra de windows.
Só queria chamar à atençao para o link de “Webian Shell Windows 32bits” é um ficheiro para linux, brigado!
Verifica que o que link que está lá é e sempre foi para Windows…
Boas
Soa muito a chromeOS …
Isto não é freeware, é open source.
Acho que é GPL mas consegui confirmar.
http://webian.org/about/
“Webian software shall always both free as in price and free as in freedom”
Isto não é freeware, é open source.
Acho que é GPL mas não consegui confirmar.
http://webian.org/about/
“Webian software shall always both free as in price and free as in freedom”
Sim, está muito bom! Até agora só detectei dois coisas que julgo que deveriam melhorar. Trata-se de links que abrem noutros separadores(nos outros browsers) e que no Webian abre numa nova janela mais pequena com layout diferente e sem a caixa de URL. O segundo aspecto é o botão do lado direito nao faz nada…ou seja…se quiser gurdar uma imagem, nao da
O link ‘Webian Shell Windows 32bits’ é na verdade um link para o arquivo ‘webian_shell_0.1-linux_32.tar.gz’. Abraço!