A Magia dos Jogos de Tabuleiro – Eurogames e Amitrash em dias de GEN CON 2019
Decorre por estes dias a GEN CON 2019, a maior convenção de jogos de tabuleiro feita nos Estados Unidos, só ficando atrás da ESSEN que se realiza na Alemanha em outubro. É no decorrer desta mostra que são lançados alguns dos principais jogos de tabuleiro que são editados este ano.
É neste ambiente que esta semana falamos de Eurogames e Amitrash. Assistam ao vídeo onde damos a conhecer um pouco mais sobre estes dois tipos jogos.
Eurogames e Amitrash - Jogos de Tabuleiro em vídeo
Ameritrash
Apesar do nome aparentemente pejorativo (Lixo Americano) estes jogos contam com uma boa legião de fãs. Normalmente possuem uma temática completamente implantada na sua mecânica. O Conflito direto entre os jogadores também é uma das suas principais características.
Um ponto polémico no Ameritrash é o uso da sorte: quase sempre está presente, em maior ou em menor escala. Por isso, o uso de dados é quase omnipresente neste estilo de jogo.
Apesar do conflito direto ser uma característica dos Ameritrash, é interessante notar que os jogos cooperativos, aqueles em que jogadores se ajudam para derrotar o tabuleiro, costumam também cair nesta categoria.
Alguns exemplos de jogos Ameritrash: A Guerra do Anel, Arcadia Quest, Descent.
Eurogames
Estes jogos implementam mecânicas pondo muita vezes de parte a temática. São jogos que obrigam a pensar muito mais e normalmente o objetivo é obter pontos.
Criar sistemas de produção de pontos é o seu forte, ou seja, a otimização das jogadas é o objetivo, não existe o fator sorte (ou se existe mesmo residual).
Contrariamente ao Ameritash nos Eurogames não existe a eliminação de jogadores, todos estão em jogo até à contagem dos pontos.
Alguns exemplos de Eurogames: Agricola, Puerto Rico, Vinhos.
Não perca:
Decorre no próximo fim de semana mais um evento de jogos de tabuleiro promovido pelo Clube De Estratégia Do Seixal o Quetzal Nerd Camp. Haverá um pouco de tudo, desde lutas de espadas; tiro com arco; jogos de tabuleiros modernos; os inevitáveis videojogos; jogos narrativos (RPG); Jogos Teatrais (LARP) e muito mais.
Este artigo tem mais de um ano
Os eurogames não obrigam a pensar mais que os ameritrash, o que têm é um leque muito mais limitado de acções que fazem com que a generalidade dos erros sejam mais penalizadores.
Por outro lado, o factor sorte ser inexistente nos eurogames não é tb verdade (por exemplo, carcassonne tem factor sorte já que as tiles são seleccionadas ao acaso de entre as que estão voltadas para baixo)
Inexistente é quase impossível mas se quer podemos comparar o fator sorte entre os 2 tipos…
RISK!!
RISK!!
https://en.wikipedia.org/wiki/Risk_(game)