Extensões do Firefox não funcionam? A culpa é da Mozilla mas correção chega em breve
Como complemento ao seu browser, a Mozilla tem disponíveis milhares de extensões com os mais variados propósitos. Estas trazem novas funções, muitas vezes longe daquilo que se espera de um browser.
Dada a sua importância, foi estranha a situação que começou a acontecer no final da passada sexta feira. Desde essa altura os utilizadores do Firefox deixaram de poder usar estas extensões, tudo por culpa da Mozilla.
Este acontecimento não é normal acontecer num browser com a dimensão do Firefox. Mas, a verdade é que desde o final da semana que passou que os utilizadores se têm queixado de problemas graves nas extensões deste browser.
Os sintomas são simples de ver e assentam todos no erro de execução das extensões, que depois alertam para uma falha de segurança. Para proteger o utilizador o Firefox acaba por desabilitar estas extensões, não deixando que estas possam ser usadas ou instaladas de novo.
Como é normal, as queixas cresceram os locais habituais e rapidamente foi identificado pela Mozilla. O problema, segundo a própria empresa, está num certificado que expirou e que era usado para assinar estas extensões do seu browser. Até ser reposto o problema estará presente.
As equipas da Mozilla trabalharam rapidamente para resolver este problema e aparentemente uma solução foi encontrada. Esta irá permitir que as extensões do Firefox voltem a ser reconhecidas e que possam ser novamente ativadas.
https://twitter.com/firefox/status/1124527050490933248
O problema, por agora, está na forma como esta atualização foi lançada. Por agora apenas está em testes nas versões de avaliação, sendo depois alargada às restantes versões finais. Não existe por agora uma data prevista para a solução ser global.
Neste problema volta a estar patente a dependência que estes softwares têm das componentes de segurança. Estas precisam estar a funcionar perfeitamente, sob pena de trazer problemas bem graves para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Mozilla
Neste artigo: certificado, correção, extensões, firefox, mozilla
Aqui já arrumaram o problema, não precisei fazer nada.
Precisamente, foi corrigido ontem. Todavia existe uma forma aparentemente facil de contornar esse problema, a qual passa por entrar em about:debugging e resolver por ai mesmo.
Tou a usar Firefox 66.0.3 e não notei nenhum problema relacionado a extensões, provavelmente o problema já foi resolvido e nem sequer percebi o bug.
De qualquer maneira, o Firefox tem que evitar dar essas mancadas! Qualquer motivo bobo as pessoas se vendem ao Google (aka Chrome).
Fala por ti. Firefox é SEMPRE o meu browser principal…
Como ousas?
Da mesma forma que adoras deitar os outros abaixo assim o fiz contigo. Não gostas “temos pena”, para a próxima ficas no teu cantinho antes de apontares o dedo aos outros…
E escusas de me responder ok?
Hé pá, parece que estás a alucinar, o homem só deu uma simples opinião, não é preciso tanta crueldade, afinal estamos todos no mesmo barco.
Não sei de quem estás a falar, tás a me confundi com outro Danilo, só pode.
Nunca te vi e nunca deitei ninguém neste sítio.
Vá lá!
Agora que o Firefox está excelente em performance, acabou por vir um problema destes. As minhas extensões foram todas abaixo, mas em poucas horas voltaram.
Hoje ao abrir o Browser não tinha nem um addon, nem icons aparecem e logo eu que dependo deles, que mer**.
Já tenho tudo de volta com a dia do Honório Santos, thanks!
Ainda tenho o FF sem extensões.
Enquanto nao sai a correcção, podem optar por fazer isto: Ir ás opções>privacidade e segurança>recolha de dados e utilizaçao do firefox, e marcar o quadrado “permitir ao firefox executar e instalar estudos”.
Isto vai permitir instalar uma correcçao temporária e os add-ons já ficam a funcionar.
Depois disto feito, já podem voltar a desmarcar o quadrado.
Na próxima semana já sairá a correcçao “oficial”.
Fonte: https://www.neowin.net/news/its-not-you-its-mozilla-firefox-is-having-trust-issues-with-add-ons
Na versão de PC isso funciona, foi assim que o problema se resolveu no meu mas na versão de android isso nao existe, vou ter que esperar por uma versao nova que resolva o problema
Ainda não recuperei o uso das extensões. Até a Mozilla reparar o problema, o Vivaldi passa a numero 1
Depois queixam-se que é a concorrência desleal do Chrome que os fazem perder utilizadores.
A correção é facil nas definições do Windows alterem a data para dia 2 , façam refresh ao firefox e já está.
Depois podem por a data correta outra vez.
não funciona infelizmente…
Por causa disso já desinstalei e voltei á “lentidão” do safari!
Para mim deu certo!
1 – Ir ás opções>privacidade e segurança>recolha de dados e utilizaçao do firefox, e marcar o quadrado “permitir ao firefox executar e instalar estudos”.
2 – Nas definições do Windows alterem a data para dia 2 , façam refresh ao firefox
Espero ter ajudado.
1- about:config
2- mude “xpinstall.signatures.required” para false
Não faças isto, pois se fizeres acabas com a segurança e as extensões não serão mais avaliadas pela equipa, o que é um risco de segurança. Actualize teu browser para versão 66.0.4 que o problema já foi resolvido. Se usas Windows, vá nas 3 barras > Ajuda > Sobre o Firefox e clique em actualizar logo abaixo da versão 66.0.3.
No firefox atualmente só consigo as legendas do “speech recognition” do youtube em Português.
Experimentei noutros browsers e deu tudo certo. Revi as configurações e mantem-se o mesmo problema.
Fixe, já voltou a funcionar. A Mozilla corrigiu o problema. É assim que se quer!
houve update do firefox ou update teu manualmente ?
o meu está na versão 66.0.3
Manualmente nas configurações, mas estranhamente voltaram as extenções mas também voltou o meu problema com as legendas no youtube.
Boas pessoal!
Só para informar que a Mozilla já lançou a nova versão 66.0.4 – https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/66.0.4/ e que vem corrigir o problema mencionado neste artigo!
Fiquem bem!
Boa noite, João. Muito obrigado por informar e disponibilizar o link para fazer download. Cumprimentos, Ferreira.
Por acaso os meus extras também deram barracada mas como só uso 2ou 3 não perdi grande coisa…
Eu forcei update no browser e descarregou a 66.0.4 e aparentemente já está tudo funcional.
“Sorte” da mozilla este bug ter calhado em fim de semana 🙂