Commander One: Gestor de ficheiros de dupla janela para Mac
A conhecida casa de software, Eltima Software, não deixa terminar o ano sem apresentar a sua mais recente versão daquela que é uma das ferramentas mais procuradas no Mac: o Commander One.
Desenhado totalmente em Swift - linguagem de programação desenvolvida pela Apple - o Commander One traz de volta a experiência e sentimento há muito esquecido de teclado rápido e rato como alternativa viável ao Finder - ferramenta base de gestão ficheiros num Mac.
Para quem desconhece, e detalhando um pouco mais que se refere no parágrafo acima, O Finder é o programa padrão de para a gestão de ficheiros no sistema operativo Mac OS e Mac OS X lançados pela Apple. A ferramenta que se apresenta hoje, tem como missão - não impossível - de lhe fazer frente ou mesmo substituir.
Alternativa ao Finder
O Commander One oferece grandes vantagem aos seus utilizadores tendo em conta a ferramenta base do Mac, o Finder:
- poder usar dois painéis de uma vez,
- configurar as nossas próprias teclas de atalho para qualquer ação que desejemos
- e muito mais.
Além mais, para deleite da audiência, este software tem uma versão base gratuita que o torna na derradeira alternativa ao OS X Finder.
Principais características Commander One:
Podemos destacar esta aplicação por algumas funções mais interessantes ou necessárias, pelo que listamos apenas algumas aqui:
- Mostrar ficheiros ocultos: um prático botão na barra de ferramentas exibe todos os ficheiros que estejam ocultos da vista;
- Fontes e Cores: possibilidade de escolher o esquema de cores mais atraente para os nossos olhos;
- Modo Brief: ver e gerir vários ficheiros e pastas de uma só vez;
- Histórico e Favoritos: acesso fácil às nossas pastas favoritas ou já abertas;
- Teclas de atalho personalizáveis: qualquer ação pode ser atribuída com uma tecla de atalho;
- Separadores ilimitados: dois painéis com um número ilimitado de separadores;
- Seleção de itens convenientes: selecione apenas os ficheiros com os quais pretender trabalhar;
- Suporte ao formato ZIP: arquivar, extrair ou abrir apenas o ZIP como se de uma pasta tratasse;
- Visualizador de ficheiros embutido: ficheiros hexadecimais e binários são suportados adicionalmente aos formatos de texto, media, imagem e HTML;
- Lista de computadores na rede local: Todos os computadores pela rede são detectados e exibidos na lista;
- Acesso Root: o maior acesso possível aos nossos ficheiros.
Pesquisa avançada Commander One
O Commander One oferece pesquisa avançada com suporte ao RegExp permitindo procurar por ficheiros e pastas em qualquer disco, mesmo se compactado.
O utilizador pode usar expressões regulares para uma pesquisa mais precisa e fazer distinção entre maiúsculas e minúsculas.
Pesquisar o conteúdo
Mesmo quando naqueles momentos em que não recordamos o nome do documento, é possível pesquisar as palavras contidas dentro dele com configurações flexíveis e até mesmo escolher a codificação de texto.
Pesquisa Spotlight específica
A pesquisa do Spotlight (específica) está disponível adicionalmente para pesquisa avançada e pesquisa por conteúdo, portanto, deixa de existir desculpa para encontrar tudo e mais alguma coisa.
Versão Commander One Pro
Por se tratar de uma completa ferramenta, a Eltima Software decidiu lançar uma versão Pro, paga, onde foram pensados ainda mais extras que podem fazer toda a diferença no uso da aplicação.
Entre muitos extras, é possível aceder a:
- Um gestor de FTP integrado;
- à nossa conta Dropbox;
- Montar dispositivos iOS;
- Gestor de processos;
- Aceder ao Amazon S3;
- Aceder ao Google Drive;
- Montar dispositivos Android e MTP;
- Emulador de Terminal;
- Acesso ao protocolo WebDAV;
- Acesso ao OneDrive;
- Compressão e extração de ficheiros;
- Temas.
Uma verdadeira mina de ouro no que toca a utilitários para o Mac que, na nossa opinião, consegue superar de longe o clássico Finder.
Aos utilizadores que pretendem experimentar esta ferramenta alertamos que é possível testar, sem limites e durante 15 dias, a versão Pro da mesma.
Já conheciam esta ferramenta ou recomendam outra do género?
Este artigo tem mais de um ano
Boa noite, desculpem mas isso não é o mesmo que TotalFinder faz???
Boa noite, obrigado pelos conteúdos!
midnight commander em GUI??
para o usuário comum de Mac não vida nada que valesse a pena a migração. As funcionalidades podem ser úteis a desenvolvedores e profissionais de Ti. Eusébio tem um uso mais “hard” fora isso, inclusive só se pode acessar o Google drive e o iCloud pela versão paga? Sendo assim o nativo funciona melhor integrados as ferramentas do Google drive gratuitas e do one drive….