PplWare Mobile

60 Hora da Terra – Um pequeno gesto conta!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Bruno Moreira says:

    Boa iniciativa, vou dar o meu contributo por este belo planeta.

    ja agr queria alertar para a seguinte frase .
    Lembrem-se no entanto “que que” amanhã e nos dias seguintes esta iniciativa “dever ser” continuada. 🙂

  2. Lápis Azul says:

    Mais uma iniciativa que serve apenas para continuar a incutir nas pessoas o medo e a responsabilidade que não é nossa, o consumidor.
    Que se produza energia sem ser a partir de combustiveis fosseis…
    Eu pago bem caro para poder acender a luz!
    Mas como se sabe, até o aquecimento global, a existir, é um negócio… E como poucos sabem, e muitos não querem saber ou que se saiba, não é só por causa do ser humano que ele estará a acontecer, pois ninguém quer falar sobre a posição da terra em relação ao sol e a precessão dos equinócios! A ignorância é também uma arma… E já para não falar em aquecedores ionosféricos…

    • Paulo Pereira says:

      A produção de energias de fontes alternativas só existe porque é muito subsidiada pelos estados, precisamente na tua factura de energia! Assim a eólica, a solar são mais mitos que outra coisa. O consumidor paga! Sabias qeu os produtores de energia fotovoltaica vendem mais caro do que a que compram? Bom negócio não fossem os custos elevados nos painéis e sua baixa rentabilidade. Depois as barragens (e há gravuras que não sabem nadar). A seguir temos as nucleares .. que ninguém quer à porta de casa e nem gosta de tremores de terra. Assim não protestes tanto contra as centrais de carvão e de derivados do petróleo. São elas que te deixam trabalhar no computador! ´Já agora carros eléctricos não poluem no escape mas consomem energia produzida… pois claro!
      O resto é conversa e a única coisa possível é reduzir o consumo e ser mais eficiente energeticamente (geotermia, isolamentos, qualidade de construção, economia, etc)

      • Bruno Coimbra says:

        Lamento informa-lo mas existem novos painéis solares com uma rentabilidade muito superior aos clássicos, a questão não é se existe ou não a tecnologia para substituir o petróleo e o carvão e afins, pq ela existe, o que acontece é que os senhores que podem investir não querem tornar essa tecnologia acessível a todos nem banal, pq se a tornassem o preço para produzir energia com o vento, agua, sol…era mt mais baixo!

      • Lápis Azul says:

        Ninguém me deixa trabalhar no computador! É fruto do meu trabalho e sai-me bastante caro, logo, não é favor de ninguém!

    • Android2.2 says:

      Queres explicar essa da posição da Terra em relação ao Sol? Em relação aos aquecedores ionosféricos deves estar a falar do projecto HAARP, certo?

    • Kuman says:

      E por dar pedaços de papel com algo escrito e pinturas bonitas dá o direito de usar e abusar da electricidade?
      “Eu pago logo faço o que eu quiser”
      É mesmo esse tipo de pensamento egocêntrico e materialista que este planeta precisa.

      E em relação aos aquecedores ionosfericos, é só uma questão de os regular para uma temperatura mais baixa 🙂

    • Bruno Coimbra says:

      Tens razao a destruiçao causada pelo homem e a exploração excessiva dos recursos em nada afecta o ciclo normal da terra.
      O movimento de pressão da terra juntamente com a mudanca dos polos (como ja ficou provado q acontece) tem as suas influencias no clima, mas tambem esta provado que os CFC’s que na estratosfera bombardeados com UV libertam cloro que reage com o ozono e forma oxigenio QUE NAO PROTEGE, aprendes isso no básico, falas de precessoes e aquecedores ionosfericos mas deves ter faltado umas aulinhas.

    • Nuno Oliveira says:

      Não podia estar mais de acordo contigo. Os senhores do “petroil”(e não só) aniquilam toda alternativa que possa aparecer e depois a culpa da poluição mundial é do consumidor por não ter cortado a electricidade durante 1h…

      Em relação ao artigo, parece que os únicos que podem fazer qualquer coisa pelo planeta são os consumidores, e se acontecer alguma coisa é culpa exclusiva destes.

      E já agora, a minha parte já eu faço todos os dias, tento ter apenas as luzes que preciso acesas, com a água idem, etc.

  3. André Perdigão says:

    «And there’s no one to bail us out.» – Só temos um planeta. Devemos continuar a estragá-lo?

  4. bigkax says:

    Já repararam que a EDP e semelhantes incutem os utilizadores a poupar mais energias do que estas instituições, “ninguém” diz apagam apaga a luz por causa da poluição, mas olha a conta da luz é aos montes….

    Podia-mos estar a produzir energia com água, mas isso não era conveniente para uma mão de pessoas com muito dinheiro, poder e influencia.
    Neste momento é possível produzir combustível com algas, a preços semelhantes aos da gasolina e com a industrialização dos processos de fabrico os preços diminuíam.

    • Bruno Coimbra says:

      Grande verdade, consegues produzir energia de muitas maneiras, mas n interessa a muitos investir e evoluir os metodos de obtencao…interesse pessoal é maior

  5. Silva Pacita says:

    Espero que sejam muitos os apoiantes desta causa 😀

  6. TOTILMAN says:

    Isto um dia por ano faz-me lembrar o natal.
    Só se lembram que os outros existem quando esta na hora de receber o presente.
    Deviam de se lembrar era o ano todo de economizar.
    Grandes instituições que aderiram para se mostrarem ao mundo é apenas para “inglês” ver pois durante o ano todo são milhares de milhares de KW’s de energia desperdiçada.
    Infelizmente como somos todos memes lá vamos em cantigas dos outros para mostrar que somos como eles :facepalm:

  7. swegen says:

    esta iniciativa é estúpida, descabida, inútil e terrorista! algum de vocês que escreveu sabe quais são as consequências de uma quebra de carga repentina e inesperada no Sistema Eléctrico de Energia (SEE)? vocês sabem qual é o impacto desta redução de consumo durante uma hora quando comparada com o vosso consumo anual?
    passo a explicar:
    -num sSEE hà 4 grandezas fundamentais e relacionadas aos pares:
    potência activa- frequência ; potência reactiva- tensão
    esqueçamos o último par que neste caso é pouco importante.
    -num SEE a produção de energia tem que ser exactamente igual ao consumo em cada instante, salvo pequenas flutuações que se reflectem como flutuações de frequência.
    -quando a carga desce repentinamente devido a uma destas iniciativas estúpidas e se afasta do diagrama de cargas previsto, a frequência do sistema sobe para níveis demasiados elevados, onde, por razões de segurança, as grandes máquinas do sistemas começam a desligarem-se. esta saída de serviço das grandes máquinas pode, em último caso, ser tipo uma bola de neve, que só pára quando tudo estiver desligado, incluindo sistemas eléctricos de países vizinhos como espanha, frança etc….
    -pergunta matreira: sabem quantos dias demora a por um sistema desta complexidade a funcionar em pleno estando este desligado?
    com sorte:3,4 dias, sem sorte: uma semaninha.
    vocês têm noção do que era portugal ou a europa uma semana às escuras?

    desculpem o meu tom agressivo, não é por mal, as pessoas regra geral não sabem isto (eu sei porque é a minha área :D), mas por ouvir falar disto incansavelmente nos últimos dias, muitas das vezes por pessoas que deviam ter a responsabilidade de se informarem antes de falarem, irrita me 😛 .
    espero que tenham aprendido alguma coisa. qualquer dúvida, perguntem

    • Lápis Azul says:

      Tens muita razão mas como o que escreves não “dá” na TV, as pessoas ou ignoram ou simplesmente não querem saber… É mais giro brincar à caridadezinha e fingir que nos preocupamos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.