O Chrome 70 também já traz um modo PiP para o Windows e para o macOS
A Google está constantemente a melhorar a integração entre os seus produtos e, desta mistura, nascem ideias muito interessantes. A mais recente dela dá ao Chrome a capacidade de ter vídeos a tocar fora da janela do browser.
O PiP chegou ao Chrome com a versão 70 e já todos podem usar esta novidade tanto no Windows como no macOS.
O Chrome 70 foi apresentado esta semana e traz consigo um conjunto grande de novidades, como anunciamos na altura. Desta vez não foram pequenas melhorias, e a Google conseguiu dar muitas novidades.
Uma das que agora foi anunciada, traz para o Chrome algo que o Android já tem há mais de 1 ano. Os vídeos que os utilizadores estão a ver da Internet podem agora estar fora da janela do browser.
A Google abriu esta novidade a todos os programadores para que alterem os players que disponibilizam nos sites web para que assim seja simples ativar esta nova opção. Para ajudar os utilizadores, lançou também uma extensão que permitirá aceder já a esta novidade.
Como usar o modo PiP nos vídeos do YouTube
O YouTube tem já o seu player adaptado a esta novidade e pode ser por isso usado de imediato. Basta carregar 2 vezes com o botão direito do rato na janela do vídeo para que no menu de contexto suja a opção Ecrã no Ecrã.
Depois de escolhida essa opção o utilizador vai ver de imediato a janela do vídeo ser mudada para o canto inferior direito, onde ficará sobreporta a todas as restantes janelas.
Esta nova janela pode ser movida para qualquer ponto do ecrã, bastando arrastá-la para a posição desejada, e/ou redimensionada, usando o rato e as opções existentes para qualquer outra janela.
Para reverter esta situação só é necessário carregar no X dessa nova janela, voltando o vídeo de imediato para a janela inicial.
Com esta nova opção a Google dá assim aos seus utilizadores ainda mais possibilidades de utilização do YouTube ou outros players de vídeo, que passam a estar integrados com o próprio sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, gostava que a extensão também funcionasse no Firefox.
Vivas,
“Basta carregar 2 vezes com o botão do rato”, o botão direito.
2x com o esquerdo activa o full screen.
Pelo menos é o que acontece comigo.
Fiquem bem
O Opera já tem essa função já faz tempo.
Eu uso o Opera, e o Safari.
O Ópera já tem isto há mais de um ano, se a memória não me falha…