Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como consigo arrefecer o meu computador portátil?
- É normal o disco do meu computador avariar?
- Ajudem-me com as minhas dúvidas no Chrome para iOS?
- Será normal o novo macOS Mojave desligar-se a meio do arranque?
- Como resolvo os problemas do meu OnePlus 3T?
- Como mudar o wallpaper do Android automaticamente?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como consigo arrefecer o meu computador portátil?
Boas pessoal!
O meu portátil (Asus N550J) aquece demasiado (mesmo com tarefas 'banais', como chrome+spotify+adobe reader), ao ponto de não conseguir ter a mão pousada em algumas partes do PC.
Já comprei uma base com ventilação, reduzi o desempenho máximo do processador para 75% e já abri e limpei o PC. Ainda assim, mantém o sobreaquecimento.
Bem sei que os 30+ºC de temperatura ambiente não ajudam, mas existe mais alguma coisa que possa fazer?
Grande abraço e obrigado!
Manuel da Silva Ribeiro
Resposta:
Manuel,
Ao ler a questão, depreendo que anteriormente não existia esse problema do sobreaquecimento, que terá surgido mais recentemente.
A razão principal para o sobreaquecimento de algo que anteriormente não o tinha, é precisamente a mudança das condições de dissipação de calor. Refere que já abriu e já limpou, e muito bem, mas uma boa limpeza pode ser mais que uma simples “assopradela” do pó.
Com o passar do tempo, os (pequenos) dissipadores vão ficando com pó entranhado, além daquele que se consegue remover facilmente, e mesmo parecendo que está limpo, esse tipo de sujidade prejudica bastante a dissipação, pelo que poderá ser necessário desmontar os dissipadores, limpar com um produto adequado para limpeza de metais (o óxido em exagero também é importante remover), colocar massa térmica nova (e de qualidade) de colocar tudo novamente.
Há ainda a questão do sistema operativo estar sobrecarregado e, mesmo com essa limitação que refere dos “75%”, há a possibilidade de ter processos em exagero, ou descontrolados, a correr em background e que isso esteja a exigir demais do computador, podendo ser evitado.
Para perceber se tudo está ok, deve abrir o gestor de tarefas do windows (Ctrl+Shift+Esc), clicar em “Mais detalhes” (se for uma versão recente do Windows), e no separador Desempenho deve tentar perceber se o CPU está a ser utilizado apenas no que é necessário, e que não existe um processo a consumir recursos desnecessariamente. Se identificar algo, deve tentar perceber o que é e como evitar que isso aconteça. Pode ser uma tarefa difícil mas, com um pouco de mais trabalho (e se for uma causa para o sobreaquecimento), o mais eficaz poderá ser a instalação de raiz do sistema operativo.
[Respondido por Hugo Cura]
É normal o disco do meu computador avariar?
Viva
Tinha (ainda tenho o disco) um disco de 1000 GB num pc e de um momento para o outro começou a falhar o seu arranque.
Ao ligar, ia directamente para a bios.
Voltava a reiniciar, uma e outra vez e ele lá arrancava. Depois, não tinha mais problema nenhum. A coisa voltava a complicar se fosse preciso reiniciar o computador.
Levei a maq a uma casa de reparação e ai disseram-me que o disco estava danificado.
Aceitei o problema e pedi para salvarem ficheiros que tinha no outro disco ou deixarem-no como "armazém" na propria maquina.
Conclusão: " nem sequer conseguiram entrar no disco, nem o disco era reconhecido por outros aparelhos! Era como se não existisse nada!" Estranho, não?
Agradecia qualquer tipo de ajuda
Obrigado
Jaime Pessoa
Resposta:
Jaime,
O estragar de um disco, apesar de extremamente inconveniente, não é algo anormal, principalmente nos discos mecânicos.
Estes têm componentes móveis que com a utilização podem avariar. É por essa razão que os backups são tantas vezes recomendados.
Não nos parece anormal esse comportamento e o infeliz resultado final, sendo uma “simples” avaria que se resolve com o trocar do disco e a reposição de um backup.
Com o estado descrito desse disco, nem sequer era recomendado que o mesmo fosse usado para mais nada. Mesmo que funcionasse como repositório, mais dia menos dia iria morrer de vez.
Existem formas de o reparar e/ou de recuperar os dados, mas o custo é muito elevado e provavelmente não compensará.
É o momento certo para trocar por um SSD, dar uma nova vida ao seu PC e, caso não tenha, começar a pensar em manter cópias de segurança periódicas e prontas a serem usadas.
[Respondido por Pedro Simões]
Ajudem-me com as minhas dúvidas no Chrome para iOS?
Caro Pplware,
Dado esta não ser a primeira vez que recorro à vossa ajuda, quero antes de mais deixar uma nota de agradecimento pela atenção que me despenderam em questões anteriores.
Posto isto, o assunto que hoje me trás até vós está relacionado com o Google Chrome, no iOS, tendo a este respeito, duas questões para vos colocar:
- Habituado à funcionalidade do Chrome (em sistema Android) relativa ao guardar das páginas web em cache, através da activação, no menu “flags” da função “enable show saved data”, que possibilita a visualização destas em modo offline, não a encontrando no iOS, gostaria de saber se existe alguma forma de usufruir desta funcionalidade.
Já testei as opções da “Lista de Leitura” do Safari e do Chrome, bem como a app “Pocket”. Acontece que estas soluções não suportam todos os formatos de páginas e ainda deformam as que são elegíveis para guardar.
Apesar de já ter esquadrinhado as definições destas aplicações, não conseguiu fazer com que as páginas guardadas ficassem no seu estado de formatação original;
- a segunda questão, tem que ver com o facto de a função de solicitação das páginas web na “versão para computador” dos browsers acima enunciados não devolver o efeito pretendido (contrariando a total eficácia do processo no sistema Android).
Dá-se o caso de não conseguir aceder ao conteúdo (texto) que os separadores existentes dentro de uma página web, concretamente, páginas de artigos jornalísticos, encerram.
Sem outro assunto.
Nuno
Resposta:
Nuno,
Antes de responder às suas 2 questões, tenho de o recordar ou informar que o Chrome que usa no iOS não é de todo igual ao que tem no Android ou no Windows.
Esta situação resulta de uma imposição da Apple para que todas as apps que precisem de mostrar páginas web tenham de usar o seu motor de páginas web.
Com esta informação apresentada, passamos às respostas às suas questões.
1 - Na verdade o Chrome até tem o que precisa, mas não está visível de forma direta como temos no Android. A forma que terá de usar é simples, mas dá apenas mais algum trabalho.
Aceda à página e depois no menu do Chrome carregue no símbolo de partilha. Na lista de partilhas possíveis terá uma que se apresenta como “Ler mais tarde”. É essa que deve escolher para guardar para ler no Chrome mais tarde,
A Google tem uma página de suporte onde explica em detalhe este processo. Pode lê-la aqui.
2 - Esta é uma questão mais complicada e para a qual não temos solução. O que recomendamos é que teste essa mesma função no Safari e veja se o problema não é da própria página.
Por outro lado, se tem uma página com layout mobile, deve aproveitá-la e usá-la nesse modo, que está adaptado ao seu smartphone.
[Respondido por Pedro Simões]
Será normal o novo macOS Mojave desligar-se a meio do arranque?
Boa tarde,
Sigo com frequência o vosso site, apesar de não comentar muito.
Tenho um MacBook Pro, o qual atualizei para a última versão do MacOS. No entanto reparei numa coisa:
Ao iniciar, onde aparece o símbolo da Apple, com uma barra por baixo, agora, quando essa barra chega a meio, o monitor desliga e volta a ligar, e depois continua o carregamento até iniciar o Sistema.
Antigamente não havia este “piscar” de ecrã ..é normal ?
Cumprimentos,
Hugo Filipe Pinto
Resposta:
Filipe,
Estou a testar as betas do macOS Mojave desde as primeiras versões e posso garantir que esse comportamento é agora normal neste sistema desde essa altura.
Não sei explicar a razão do mesmo, mas poderá ter a ver ou com um teste da parte gráfica do macOS ou simplesmente ele desliga o ecrã para iniciar o arranque da máquina depois de tratar da parte do hardware.
De qualquer modo, e para que fique descansado, podemos confirmar que é o que parece ser um comportamento normal.
[Respondido por Pedro Simões]
Como resolvo os problemas do meu OnePlus 3T?
Boa Noite!
Antes de mais quero-vos dizer que gosto muito do vosso trabalho.
Estou a entrar em contacto com vocês porque preciso da vossa ajuda.
Em 04-05-2017 comprei o OnePlus 3T, até ontem sempre teve um desempenho fantástico e continua a ter, mas aconteceu algo ao ecrã do nada, sem cair. sem eu ter feito nada, estava bom, passado 10 min liguei o ecrã e do lado esquerdo do ecrã tinha uma faixa branca ao longo do ecrã todo na vertical e as letras todas borradas, entretanto hoje retirei a película e ficou pior a mancha escureceu.
Gostaria de saber o que posso fazer para resolver isto?
Desde já agradeço a atenção.
Muito Obrigado e continuação de bom trabalho.
Bruno Prates
Resposta:
Bruno,
O que descreve é claramente um problema de hardware e deve ser reparado para que desapareça.
Estas situações não são normais, mas pode ser o resultado do acumular de problemas que acabaram por se manifestar apenas agora.
A sua indicação de que o problema piorou com o retirar da película mostra que tem uma qualquer situação com o ecrã. Depois de alguma força, que terá provocado a movimentação do ecrã, o problema agravou-se.
Tendo este telefone menos de 2 anos, segundo o que descreve, poderá tentar ativar a garantia do mesmo junto do fabricante.
[Respondido por Pedro Simões]
Como mudar o wallpaper do Android automaticamente?
Boa tarde.
Tenho um DOOGEE S60 e gostaria de saber como posso e se é possível colocar os wallpapers a mudarem aleatoriamente no ecrã
Cumprimentos
Roberto Simão
Resposta:
Roberto,
Tal como em quase tudo no Android, existe uma forma de o fazer e até bem simples.
Naturalmente que terá de recorrer a uma app para o fazer, mas esta é a forma mais simples, rápida e até mais descansada.
Existem muitas para o realizar, mas recomendamos que use o Wallpaper Changer, que encontra na Play Store.
Com 2 ou 3 configurações simples terá o seu DOOGEE com um wallpaper novo sempre que o entenda.
Teste esta aplicação e vai ver que é o que procura. Sem complicações.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Tenho um ZenFone 5z com o snapdragon 845 e Bluetooth 5.0. Mas no entanto não me consigo ligar em simultâneo a duas colunas. Em teoria o telemóvel deveria soportar conectar a duas caixas de som , ou será que ele não soportar.