Dica: Como saber que serviços estão a aceder às suas mensagens do Gmail
O grande problema do momento é a descoberta de que existem serviços a lerem os emails dos utilizadores, muitas vezes até tratados por humanos, sem que estes tenham noção disso.
Esta é uma situação que poucos querem e que pode ser combatida. Há uma forma simples de ver que serviços estão a ler as mensagens do Gmail e terminar esse acesso. Veja como o pode fazer.
Apesar de muitos saberem que a Google pode ler as mensagens do Gmail, acredita-se que a empresa não o faça fora das situações estritamente necessárias e para apoio aos utilizadores. O que muitos desconheciam era que estas mensagens podem ser lidas por terceiros.
Como ver que apps podem ler as mensagens do Gmail
Para ver que serviços estão já a ter acesso às mensagens do Gmail, os utilizadores devem aceder à Gestão da Conta Google e procurar a área Aplicações com acesso à conta. Se preferirem podem aceder diretamente à gestão de aplicações neste link.
Para cada uma das apps presentes podem ver que acessos têm e que permissões têm. Cada uma delas pode ser expandida, validada ou removida. A última opção é feita com o botão Remover Acesso. Podem, e deve, eliminar as que já não necessitam ou utilizam.
Como evitar problemas no futuro
Para impedir este problema no futuro, devem validar as permissões que cada app pede no acesso ao Gmail. Na descrição presente podem encontrar as permissões que vão ser atribuídas.
À frente de cada uma vão encontrar a possibilidade de ver informação detalhada sobre o que cada serviço vai poder fazer sempre que tiver acesso ao Gmail, muitas vezes em várias permissões.
Esta é a forma simples de ter novamente o controlo sobre os serviços que acedem ao Gmail e que podem ler as mensagens guardadas. Aprendam a proteger-se e vão estar imunes a todos os problemas que têm surgido no Gmail e noutros serviços e redes sociais.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia.
Se eu remover o acesso do Google Chrome ao meu email o que acontece? … Posso ou é aconselhável fazê-lo?
Obrigado.
Abraço
Tinha verificado ainda ontem quando vi a noticia dos acessos xD
Mas é isso, depois de um problema uma solução! Abraço
Isto NUNCA foi um problema.
Ora se quero ter um utilitário no desktop para me avisar dos e-mails, tenho de lhe conceder acesso a.
A ignorância é que é um problema e o jornalismo.
As pessos devem pensar que se dá acesso e magicamente tem acesso sem o ter !
exacto.
Eu até achei que era algum funcionário da Google que tinha posto um backdoor interno para ter acesso a email despoletando por certas keywords.
+1
As extensões nunca foi o problema. Os programadores não precisam destas extensões se a google der accesso direto aos emails
Dá para desactivar todos, menos o acesso da Google.
É aquelas apps ou sites que quando ligados à contacter dizem: Ler informação básica da conta?? Que acesso é que têm na verdade? Normalmente acontece quando usamos a conta para login em sites de terceiros. É já agora isso é mais seguro do que criar um login próprio?
Afinal a montanha pariu um rato e a história não é tão alarmante como a pintaram.
Bom artigo!
Espero que quando forem ler o meu email, por favor paguem as facturas que estão lá para liquidar!
Obrigado.
Boa noite, só tenho a aplicação Youtube On Tv nas aplicações da conta, para ver videos do Youtube na smartv, aqui diz tem acesso a Youtube gerir Youtube e ver e gerir o histórico de compras e de alugueres. Será que também é preciso remover ou posso estar descansado e deixo ficar ativa?
Obrigado
Caí na asneira de fazer no LinkedIn o “Importar contactos do Gmail”
Qual não é o meu espanto quando vejo e-mails meus confidenciais escarrapachados na minha página do Linkedin quando lá voltei uns dias depois !
E quem não usa Gmail? O facto de ter conta Google não me obriga a ter Gmail. Resta saber o que faz o Sapo ou o Outlook…