Depois da PS3 e do iPhone é a vez do WP7!
Muito provavelmente a maioria de vós não reconhece o jovem que aparece na fotografia. O seu nome é George Hotz (GeoHot), tem cerca de 21 anos e uma lista de feitos que deixa qualquer um de nós cheio de inveja. Como resultado de uma das suas últimas conquistas, no passado dia 12 de Janeiro, a Sony resolveu dar entrada com um processo em tribunal. Ainda em resultado das suas muitas "acções", a Apple tem-se esforçado por tapar todas as falhas que o seu IOS tem e que tornam possível o jailbreaking.
A forma mais simples que temos para que reconheçam o George Hotz é indicar que foi o primeiro a conseguir fazer jailbreak às primeiras versões do iPhone e que desde esse dia tem estado sempre na linha da frente neste processo. Por outro lado podemos informar que o processo que a Sony tem contra George Hotz deve-se ao facto de ele ter conseguido quebrar as protecções da PS3 e colocado a correr nesta plataforma uma versão própria do seu firmware.
Mas o que pretende agora fazer George Hotz? Virar-se para o Windows Phone 7 e aplicar-lhe o mesmo tratamento que tiveram os equipamentos anteriores.
Desapontado com toda a pressão que tem sido posta contra si no que a Apple tem feito para minar as suas conquistas e, principalmente no caso da acção em tribunal colocada pela Sony, George Hotz resolveu virar-se para o Windows Phone 7 e para o que julga ser uma forma diferente e positiva que a Microsoft tem tido no lidar com as quebras de software que têm ocorrido no seu sistema operativo móvel.
Numa mensagem publicada no seu site, George Hotz desabafou que preferi a forma mais apropriada de lidar com jailbreakers e que iria comprar um telefone com Windows Phone 7.
perhaps a more appropriate way to deal with jailbreakers I'm going out to buy a Windows 7 phone
Se consideram curiosa e reveladora a tomada de posição de uma das figuras de proa das equipas que se dedicam a descobrir falhas nos equipamentos e a contornar barreiras que são impostas, vão ficar ainda mais espantados com a mensagem que Brandon Watson, Director da equipa do Windows Phone 7, colocou no seu Twitter.
De forma resumida, Brandon Watson disponibilizou-se a enviar a George Hotz um telefone com Windows Phone 7 para que ele pudesse testar à sua vontade as possíveis falhas de segurança que este sistema operativo possa ter. Fez ainda referência à necessidade de ser dada liberdade criativa a todos aqueles que fazem desenvolvimento.
Esta mudança radical que a Microsoft apresenta agora, no que toca à exploração de falhas nos seus sistemas operativos mostra que estas empresas conseguem ter um retorno maior se mostrarem abertura em colaborar com a comunidade e aceitar como um facto inevitável as falhas nos sistemas operativos.
Esta colaboração teve início no caso ChevronWP7, em que a Microsoft conseguiu que os criadores desta ferramenta colaborassem na correcção do problema que originava e que vai ser corrigida numa actualização a ser disponibilizada ainda este mês.
É sem dúvida uma mudança grande na atitude da Microsoft no que toca à atitude perante as quebras nos seus sistemas e poderá ser o início de uma colaboração que trará sem dúvida grandes frutos no futuro.
Fica no entanto uma dúvida no ar... Será esta atitude apenas uma manobra de marketing ou irá a Microsoft mudar a sua postura quando o seu Windows Phone 7 tiver uma posição mais firmada no mercado dos telefones? E no que toca às empresas concorrentes? Vão elas mudar por perceberem que têm a ganhar com isso?
Artigos relacionados:- ChevronWP7 – Microsoft convence criadores a retirá-la…
- Microsoft coloca utilizadores na lista negra…
Homepage: GeoHot (George Hotz)
Twitter: Brandon Watson
Este artigo tem mais de um ano
Hmmmmmmm… gajos espertos, os da Microsoft.
Só não sei se eles depois de terem um Wp7 mais perfeito, de vão continuar tão “fomentadores” ao desenvolvimento dos seus sistemas operacionais e à criatividade da população.
Eles só fazem isto para terem uma noção dos erros do WP7. Quando ele encontar os erros quase todos a Microsoft passa-lhe um cheque com uns quantos zeros para ele lhes dar as soluções para os erros do WP7.
No entanto esta atitude é de estranhar, principalmente numa empresa como a Microsoft, que tem um controlo quase monopolista dos mercados de SO’s para PC’s.
“mercados de SO’s para PC’s.”
Disseste bem, SO’s para PC’s, porque para Smartphones existe uma luta renhida entra vários SO’s, e o IOS e Android já levam um avanço, e não te esqueças da rim, symbian, webOS, etc. se não se metem a pau ficam para traz…
Esse gajo era inteligente era se cnsegui-se fazer jailbreak a xbox 360 slim que ainda não corre copias ao contrario da ps3 lol
Jailbreak for Xbox360 slim please lol
cumps
Considero uma atitude muito própria da MS.
é a forma mais eficiente de tratar as coisas…. se há alguem capaz de fazer o que “uma série” de supostos Eng. e Dr não conseguem fazer, tem de se aproveitar essa potencialidade… a MS acaba por “lucrar” mais se contratar o “GeoHot” para conseguir encontrar as falhas no WP7 que propriamente não acreditar nele e o sistema ser totalmente aberto pelo prodigio rapaz…
É esta a atitude que todas as empresas devem tomar como partido… Só desta forma conseguem facilmente prevenir de erros de maior dimensão…
A google, muito bem feito já paga a quem falhas descobrir no sistema deles… Assim se consegue subir mais um degrau na abertura e colaboração com pequenas grandes mentes que só por não terem um curso superior não estão nessas empresas de “TOPO”.
atentamente;
Aprovado, o teu comentário é muito correcto!
Acho muito boa a atitude da microsft, apesar de haver sempre algo por de trás da “oferta” obviamente….
A microsoft está muito longe do pelotão neste segmento de mercado, por isso tem que fazer pela vida. É tão simples quanto isso!
Não sei porque so falam nele, é injusto visto que não trabalha sozinho, mas pronto, ha sempre uns que são os pretos .
O problema dos “pretos” que referes é que falam, falam, falam.
Quando o GeoHot fala apresenta soluções. É de facto um génio.
O JM aqui tem razão.
Mais do que este caso em particular fico feliz por começarem a dar o credito que merecem aos hackers, se não fossem eles não tinha-mos percebido que um pau e uma pedra também podiam ser um martelo. Quem nunca ouviu uma historia de uma hacker que descobriu alguma falha se segurança numa empresa, foi-lhes dizer sem pedir nada em troca e em vez de ser agradecido chamam a policia?
Atitude correcta por parte da Microsoft. Digo isto porque muitos dos exploits que eles descobrem são posteriormente corrigidos em updates. Assim basicamente ele começa a reportar os erros para a Microsoft e ela corrigi-os logo que possivel.
Claro que isto também ajudará na criação de novas features, etc…
Basicamente o que eles se estão a aperceber é resumido por este ditado popular: “Se não os consegues vencer, junta-te a eles”.
Exactamente isso Ricardo.
Atenção… que isto não é caso único… já há uns bons anos que a microsoft fez algo identico…
O geohot apanhou um susto quando viu o bsod no windows 7 mobile.
Depois fazem como fizeram ao outro, hacker que manda um email à Microsoft porque alguém da Microsoft lhe tinha dito para o fazer que lhe queriam dar um agradecimento, sacaram-lhe a morada e meteram-lhe um processo 😉
off-topic: Crysis 2 ganha Multiplayer demo exclusivo Xbox 360.
lies
Um processo em cima pq?!
Faz esse pergunta à Microsoft 😉
Essa noticia já não é de agora, nem sei na altura qual foi o processo que lhe meteram…
O processo n é por o GeoHot conseguir quebrar as protecções da PS3, mas sim tornar publico a maneira de o fazer (são coisas bem diferentes)
A noticia já é um bocadinho old, mas de qq das formas eu gosto de ver os artigos em PT e ver a opinião dos PT’s aqui exposta.
Este tipo de politicas por parte das empresas é o que me faz mudar de SO mobile. Estou mt satisfeito com o iOS, mas vamos ver no que isto vai dar. Acredito que a MS esta a ser sincera, contudo e tal como aqui foi exposto, será q, após uma cota de mercado maior a sua filosofia n ira mudar?
Isto sim é uma atitude adequada de uma empresa! É a inteligência a falar mais alto…
Pense-se, será uma questão de tempo até o WP7 ser quebrado… quanto mais depressa se descobrir as falhas mais depressa se podem resolver os problemas, ou mesmo seguir outros caminhos…
Dar-lhe um telefone foi uma atitude completa, foi boa como marketing, como empresários, como programadores, e até como benfeitores caridosos…
Chama-se a isto dar a mão à palmatória e sair de lá a ganhar
Tanto quanto eu tenha percebido o GeoHot é mesmo bom no jailbreak do iOS. Não faz parte do Dev-Team e há uma certa rivalidade. Ao que se diz gosta muito dos holofotes e de chegar primeiro. Pelos vistos já despachou também o SO da PS3. É quase certo que se estiver para aí virado consegue o jailbreak do WP7.
É inteligente por parte da Microsoft lidar com ele às boas. Já fez isso com a equipa do ChevronWP7, que deixou de fazer ferramentas para jailbreak.
Agora, é certo que vai haver jailbreak do WP7, feito pelos “bons” e pelos “maus”. Aqui “bons” quer dizer mais responsáveis, que mantenham os efeitos das vulnerabilidades exploradas (ou criadas) pelo jailbreak mais controladas. A imagem de marca dos “bons” é o primeiro jailbreak feito pelo Dev-Team ao iPhone OS – no fim do processo era corrigia a vulnerabilidade que tinha permitido fazer o jailbreak, ou seja, “pessoas mal intencionadas” já não a conseguiam explorar.
Acho que convém há Microsoft, como convém à Apple, ter um jailbreak dos “bons”, porque dos “maus” haverá sempre com toda a certeza. Às vezes olho para o preço de algumas app do Cydia, dos “bons”, e parece-me que deve estar a dar bastante dinheiro, nem sei se a Apple não é sócia 😉
P.S. O Cydia já tem registo das app lá compradas o que facilita muito a reinstalação depois de novo jailbreak. Este sistema não abrange todas as aplicações. Para algumas não é o “Cydia Store” a reconhecer o comprador e a permitir a reinstalação da app, continuando isso a ser feito pelo criador da app.
Dêem o telemóvel ao moço 😉
Se não podes com eles junta-te a eles…mas ás vezes é uma teimosia que o diga o Gehot… =)
acredito que existem mentes brilhantes, não é preciso procurar muito e quando estas se juntam, em grandes empresas como microsoft, sony, apple, etc, ou entao por uma “causa” comum, em desenvolver s.o. (linux) e aplicações open source.. desenvolvem coisas espetaculares, só não consigo compreender como um jovem de 21 anos, em regime “one men army”, apenas com um computador e uma ligação a internet, lhes consegue passar a perna.
parabens 🙂