Acer CloudProfessor: Veja como é fácil controlar um LED
O Acer CloudProfessor é um kit Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), criado pela Acer, que combina hardware, software e a nuvem. Este kit foi concebido para encorajar os estudantes a aprender a programar, descobrir como funciona a nuvem e lançar criações no mundo das IoT.
Depois de termos apresentado aqui este KIT, hoje mostramos como podem facilmente controlar um LED. Vamos a isso!
Com a plataforma Acer CloudProfessor criar projetos é realmente muito simples. Hoje o nosso desafio é mostrar como podem, com esta plataforma (hardware + software), controlar um LED a partir de qualquer lugar já que, tudo passa pela cloud da Acer.
Por onde começar?
Para começar vamos precisar dos seguintes equipamentos que fazem parte da plataforma Acer CloudProfessor. Além do mini PC (equipamento preto), vamos também precisar do CPF Arduino, Base Shield e o sensor de Luz.
Ligação do Mini PC à Internet
Antes de iniciarmos a montagem de todo o cenário, devemos ligar o mini PC à Internet para que este comunique com a Cloud da Acer. Podemos ver aqui todos os passos necessários.
De relembrar que este mini PC tem uma interface USB 3.0, uma interface HDMI de saída, suporte para cartões Micro SD até 128 GB, 16 GB de memória de armazenamento interno, traz suporte para redes Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth 4.0 +HS.
Montagem do cenário
Depois de ligado o Mini PC à Internet, devemos ligar e encaixar a Base Shield no CPF Arduino e ligá-lo, via micro USB, ao Mini PC. Para facilitar todo o processo, podemos seguir o tutorial que é disponibilizado na app CPF Arduino (Android e iPhone).
Carregando no ícone de editar, vamos mudar o código de programação (ver no vídeo).
Como se pode ver nas imagens seguintes, todo o processo de montagem é bastante intuitivo e "acompanhado", sendo que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos nesta área, está "apto" a criar um cenário deste tipo e a colocá-lo em funcionamento.
Como tudo funciona (em vídeo)
No vídeo seguinte, disponibilizado também pela Acer, podemos ver como montar todo o cenário e também usar a app CPF Arduino para interagir e programa todo o nosso projeto.
Depois de tudo pronto, basta usar a app CPF Arduino para controlar o LED. O utilizador pode definir a intensidade ao nível das cores: vermelho, verde e branco.
E está feito! Simples, rápido e muito intuitivo. De referir também que não é necessário adquirir qualquer componente extra pois tudo o que precisa é disponibilizado com este Kit.
Num próximo tutorial vamos ensinar a ligar uma ventoinha. Para tal vamos usar um Arduino, Base Shield e um pequeno motor com uma ventoinha acopolada. Estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano