Como criar um formulário na plataforma da Google em 5 min? (II)
Quem é programador sabe bem o trabalho que dá criar um formulário digital, fazer as respetivas validações de campos e guardar a informação numa base de dados. No entanto, para quem não percebe deste tipo de tecnologias e não precisa de toda esta estrutura, pode simplesmente recorrer aos formulários da Google.
Depois de mostrarmos aqui como iniciar a criação de formulários, hoje deixamos mais algumas dicas.
Como viram, adicionar campos no formulário é uma ação relativamente simples. Uma das funcionalidades mais interessantes que a Google adicionou (já em 2016), é a possibilidade de se fazer upload de ficheiros via formulário. Para isso o utilizador terá apenas de adicionar um campo "Carregar ficheiro".
Os ficheiros serão carregados para o Google Drive do proprietário do formulário. Os inquiridos terão de iniciar sessão no Google quando forem adicionadas perguntas de carregamento de ficheiros a um formulário. Certifique-se de que apenas partilha este formulário com pessoas nas quais confia. Para dar seguimento carregue em CONTINUAR.
Em seguida são disponibilizadas várias opções para este campo. Por exemplo, é possível indicar que tipo de ficheiros é que os inquiridos podem fazer upload, o n.º máximo de ficheiros e também o tamanho máximo de ficheiros carregados. De referir que os formulários têm capacidade para aceitar até 1GB de informação.
Carregamento de ficheiros
Depois de ser disponibilizado o formulário aos utilizadores, estes apenas têm de carregar em ADICIONAR FICHEIRO.
Em seguida, basta que arrastem o ficheiro para dentro da janela, ou então, carreguem em Adicionar Ficheiros. Para finalizar carreguem em "Carregar".
E para submeterem o formulário basta que carreguem em SUBMETER.
Do lado de quem recebe basta ir ao separador RESPOSTAS, para ver a informação que foi carregada e respetivos ficheiros. Para ver os ficheiros basta carregar em VER PASTA.
E é tão simplesmente isto! Há outras opções que mostraremos num próximo tutorial. Até lá podem ir experimentando as nossas dicas do tutorial 1 e agora deste. Se tiverem alguma sugestão, deixem em comentário.
Este artigo tem mais de um ano
Descobri esta semana os formulários da Google quando andei à procura de uma forma simples de organizar online um inquérito e simultaneamente armazenar emails da malta que joga à bola comigo .
Descobri outra empresa interessante que são os formulários da joform.com
Mais um “tutorial” (in)inútil. Obrigado pplware. Keep it coming.
Inútil é o teu comentário!
Hahahaha.
Obrigado PPLWARE.A mim dá-me muito jeito.
Apesar de concordar totalmente consigo, Pedro Pinto, não posso deixar de achar que esta sua resposta também é inadequada.
Não entendo como o pplware filtra tantos comentários sem qualquer maldade, e depois deixam passar comentários rudes (e respondem-lhes à letra). Porque não rejeitar o comentário logo em primeiro lugar?
Embora acredite na liberdade de expressão, mas realmente o comentário do Fernando é mesmo inútil…
se fosse só o comentário inútil, ainda vá que não vá
Então?
Os Sabichões acham sempre que, dar conhecimento a quem não o tem, uma inutilidade.
Por mais conhecimento que se tenha temos que ter em conta que muita gente que vem ao site está em idade de adquirir novas abordagens e novas ferramentas.
Os outros se sabem podem contribuir e não estar sempre a mandar abaixo.
São os Experts da sociedade 😀 Mas tem de haver de tudo 😀
Subscrevo estas palavras.
óptimo
Ohh sabichao… Podes me fazer um tutorial de como ter um browser em andoid 7.0 que corra plugin flash? Ja me ajudavas que eu sou um ignorante e nao sei como fazer.
Obrigado!
Pobres e mal agradecidos…IRRA!
Eu gostaria de saber se dava para numa escolha de resposta ser possivel conetar um determinado valor pela resposta respondida. Nao sei se estou a ser claro. Tipo tenho um pergunta e a resposta é escolhida numa lista. E conforme a escolha da lista dava-me um valor especifico. É possivel?
Convém referir que o upload de ficheiros so esta disponível na versão paga da google, no entanto é realmente um serviço muito bom, mesmo na versão gratuita. Mas a google tem ferramentas muito boas que deveriam ser mais exploradas, como os docs e sheets. Eu já não uso office à custa disso mesmo. Outra ferramenta extraordinária são os Apps Scripts. Deixo aqui um desafio para um post sobre isso.
Não é verdade. Nem conheço uma versão paga do serviço da Google 🙂
Não conhece mas existem: https://gsuite.google.com/intl/pt/pricing.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=emea-pt-all-pt-dr-bkws-all-super-trial-e-t2-1003964&utm_content=text-ad-none-none-DEV_m-CRE_188867248239-ADGP_Smartphone%20%7C%20AW%20SEM%20%7C%20BKWS%20~%20EXA_1:1_PT_PT_G%20Suite_Apps_google%20apps-KWID_43700019625393108-kwd-7564271891-userloc_1011719&utm_term=KW_g%20suite-ST_g%20suite&gclid=CjwKCAjwnLjVBRAdEiwAKSGPI4T4SRofE2KjgnbaL9Gjp_H47Y1ne4Wwi3MTt33njK8vJphuUCARMRoCpQUQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds&dclid=CJKo4IW29tkCFS0e0wod5aEP8w&tab_activeEl=tabset-companies
De qualquer forma eu estava enganado porque em setembro de 2017 eles libertaram para a versão gratuita e eu ainda não me tinha apercebido. Até setembro não era possível.
Existe uma serie de funcionalidades que so estão disponíveis para o GSuite, ou seja a versão paga. Como Vault, ou comentarios em doc microsoft office, etc.
Interessante, desconhecia mesmo.
Estou a construir um inquérito no google forms e preciso de ter dois tipos de resposta por pergunta, ou seja, a resposta tem de ter caixas de verificação e caixa para comentário. É possivel? Obrigada
acho que vou adorar esta plataforma