Camiões autónomos da Waymo usados nos datacenters da Google
Até agora, o grande foco dos veículos autónomos têm sido os carros e o transporte de pessoas. Com a maturidade já grande que estas propostas oferecem, é hora das empresas se virarem para novos projetos.
O mais lógico é que, de seguida, sejam os camiões os veículos que vão ser preparados para serem independentes na condução, com a Waymo a ter o seu projeto pronto a ir para a estrada, dando apoio logístico aos datacenters da empresa mãe, a Google.
Todos conhecem os carros autónomos que a Google criou e que depois passou para a sua empresa dedicada a esta área, a Waymo. Com uma grande autonomia no que toca à condução, estes carros estão já nas ruas e a prestar o serviço de táxi, para que foram criados.
Uma nova área onde a Waymo tem estado a trabalhar é na autonomização da condução de camiões de transportes, onde quer criar também veículos de transporte de mercadorias que consigam conduzir de forma independente e sem necessitar de motoristas.
Os seus trabalhos estão já muito avançados e a empresa anunciou agora que os primeiros testes reais vão iniciar-se na região de Atlanta, com a tarefa específica que levar cargas para os datacenters da Google. Estes testes vão complementar os que já decorreram na Califórnia e no Arizona.
Na primeira fase destes testes reais, e como aconteceu com o carro, haverá em cada camião um motorista que assumirá o controlo em caso de necessidade. Estes vão também garantir a condução nos centros urbanos, até que os camiões tenham o software maturado.
Os novos camiões da Waymo não vão estar sozinhos nas estradas. Também a Uber anunciou recentemente que vai iniciar testes com os seus camiões autónomos e outras empresas estão a iniciar os seus projetos.
A equipar os camiões da Waymo vai estar o mesmo hardware que a empresa usa já nos seus carros e que boas provas tem dado. Este é o passo lógico da evolução destes veículos, por ser uma área vital nas sociedades modernas. O transporte de mercadorias e bens é uma área vital e que pode ser automatizada.
Conheça o carro autónomo da Waymo
Este artigo tem mais de um ano
Estou ficando louco já, que maravilhas