Lançamento Norton Internet Security 2011
Ontem, dia 13 de Outubro de 2010, foi anunciado à imprensa o lançamento da nova versão da suite de segurança da Symantec, Norton Internet Security 2011 (NIS), no Altis Belém Hotel & Spa em Lisboa.
O PPLWARE foi convidado a presenciar não só a apresentação das funcionalidades do NIS 2011, mas também a divulgação dos resultados do estudo "Cybercrime Report: The Human Impact" e ainda uma apresentação do Inspector-Chefe Rogério Bravo da Polícia Judiciária, acerca do Cibercrime.
Hoje apresentar-vos-ei as novidades do NIS 2011 apresentadas por Javier Ildefonso, Director de Marketing da Symantec Ibérica, ficando para depois as outras apresentações e ainda uma entrevista exclusiva do PPLWARE ao Director de Marketing.
O artigo de hoje fica dedica-se às novidades do Norton Internet Security 2011 que promete revolucionar a rapidez e eficácia dos antivírus do mercado. Acham exagero? Eu também achei, dado que é (ou era) do conhecimento geral que o Norton se apresenta como um antivírus completo mas muito, muito pesado nas nossas máquinas. Ficarão surpreendidos, tal como eu fiquei.
O grande lema da Symantec para o novo NIS 2011 é a protecção contra o Cibercrime, tema da outra apresentação de Javier Ildefonso, Director da Director de Marketing da Symantec Ibérica. O NIS pretende então assumir-se como um líder na luta contra este flagelo, mostrando uma série de estatísticas divulgadas por testes independentes que comprovam o posicionamento no topo da rapidez e eficácia dentro da concorrência.
Protecção melhorada
- Pontuação 100% no teste independente da Dennis Labs - Única solução de segurança com a pontuação de 100% no teste recentemente revisto pela Anti-Malware Testing Standards Organization (AMTSO), assumindo-se vencedora pelo 2º ano consecutivo.
- Líder nos testes da AV-Test.org - Neste teste, o Norton é líder entre 12 ofertas de segurança em termos de detecção e resolução de ameaças.
- Líder nos testes da AV-Comparatives - Neste e neste teste, o Norton é mais uma vez líder na detecção e resolução.
Desempenho melhorado (e comprovado)
O NIS 2011 assume-se agora como a solução de segurança mais rápida e leve do mercado. Acreditam? Eu não acreditei. Foram-nos por isso mostrados os resultados de alguns testes independentes.
De acordo com novos dados do teste independente da PassMark Software, o NIS 2011 venceu todos os concorrentes, passando a ocupar o primeiro lugar no desempenho global entre as soluções de segurança.
- Desempenho 65% melhor do que a média da concorrência nas pontuações da PassMark.
- Faz análises 61% mais rápido que a média da concorrência.
- Tempo de instalação da suite mais rápido - 41 segundos.
- Vencedor na velocidade de pesquisa na Internet e cópia de ficheiros de um local para outro.
- Melhoria de 25% em relação ao NIS 2010 em termos de impacto na pesquisa.
- Melhoria de 60% em relação ao NIS 2010 em termos de impacto na cópia de ficheiros.
Depois da apresentação acerca das "maravilhas" do NIS, da sua suposta velocidade e leveza, continuei algo céptica - nada como testar a cópia da da suite de segurança que me foi dada no evento. Cheguei a casa e desinstalei o meu antivírus actual para dar uma nova oportunidade ao Norton.
Qual não foi o meu espanto quando toda a suite se instala em menos de 1 minuto, causando-me algum espanto (pela positiva). Actualizei as definições de vírus pelo LiveUpdate e fiz um scan rápido.
Resultados do mini-teste de rapidez:
- Instalação do NIS em menos de 1 minuto.
- Corre em segundo plano 2 processos, ocupando cerca de 15MB de RAM no seu conjunto - oscilou no máximo até aos 40MB.
- A análise também é rápida, gastando no máximo 100MB no conjunto dos processos.
- Este mini-teste foi realizado com todas as definições do NIS por omissão.
Interface melhorada
- Nova interface - Com novo aspecto, leve e rápida, com todas as informações do estado da suite à vista.
- Novo Mapa de Protecção Norton - Fornece informações actualizadas sobre as mais recentes ameaças identificadas pela Symantec em todo o mundo.
- Acesso fácil a serviços Norton na web - Norton Online Backup, Norton Online Family e Norton Safe Web.
Principais funcionalidades
Novidades e melhoramentos:
- Norton Reputation Service - Verifica a origem dos ficheiros, há quanto tempo existem e quantos utilizadores os utilizam no mundo.
- Norton Safe Web - Avisa acerca de websites inseguros e de “esquemas” nos resultados de pesquisa e bloqueia-os.
- Gestão de Controlo Parental - Segue as crianças e o que fazem online, mantendo-as em segurança, longe de perigos online, ensinando hábitos de Internet benéficos.
- Alertas de Desempenho Proactivas - Alerta quando uma aplicação atrasa o PC, sugerindo alguma mudança para melhorar o desempenho.
- Tecnologia Anti-Phishing - Bloqueia websites fraudulentos criados por cibercriminosos para roubar identidades ou dinheiro.
Características mantidas:
- Norton Insight - Coloca ficheiros bem conhecidos numa lista de ficheiros confiáveis, que serão "ignorados" durante o scan de vírus, aumentando assim a sua rapidez.
- Norton Identity Safe - Protege a identidade online do utilizador, permitindo guardar e gerir logins, moradas, cartões de crédito e outros.
- Sistema de Protecção Norton - A protecção básica contra vírus.
- Norton System Insight - Mostra uma vista de eventos recentes no computador para posteriormente analisar problemas com o PC.
- Norton Download Insight - Relatórios que avisam o utilizador acerca de downloads perigosos antes de os instalar e correr.
- Norton Control Center - A interface de controlo do Norton, desta vez muito simples e leve.
- Norton File Insight - Relatórios que mostram a origem de ficheiros e aplicações e se são fidedignos. Mostra também o impacto desses ficheiros no desempenho do PC.
- Norton Identity Safe On-The-Go - Permite manter os dados de login mais recentes numa pen USB, para serem acedidos a partir de qualquer produto da Symantec protegido com uma pen USB.
- Norton Pulse Updates - Corre em segundo plano e actualiza as definições de vírus em mini-updates de 5 a 15 minutos, mais frequente que qualquer outro concorrente.
- Norton Ongoing Protection - Descarrega actualizações de software e novas funcionalidades quando estas são disponibilizadas sem interromper ou tornar o PC lento.
- Smart Two-Way Firewall - Firewall integrada que previne os hackers de aceder ao PC e roubar informações pessoais.
- Monitorização de E-mail e Mensagens Instantâneas - Inspecciona e-mails e mensagens instantâneas, procurando links suspeitos e anexos potencialmente perigosos.
- Mapa de segurança da rede - Mostra todos os dispositivos ligados à rede doméstica para rapidamente identificar intrusos a usar a rede wireless ou a espiar trocas de informação dentro da mesma.
- Assistência 24x7 Gratuita
Funcionalidades gratuitas
Mesmo para quem não possuir o NIS 2011, tem à disposição uma série de ferramentas gratuitas.
- Norton Power Eraser - Ataca e elimina agressivamente ameaças do dia-a-dia como antivírus falsos ou scareware.
- Norton Safe Web Lite - Uma barra de ferramentas descarregável, que identifica sítios arriscados antes de os utilizadores clicarem nos mesmos.
- Norton Safe Web for Facebook - Para os utilizadores do Facebook, analisa os feeds de notícias do Facebook para determinar se contêm hiperligações que não sejam seguras.
- Norton Online Family - Ajuda as crianças a manterem-se seguras online, ao mesmo tempo que encoraja uma comunicação aberta com os pais sobre as suas actividades online.
Requisitos mínimos
Sistemas Operativos suportados:
- Microsoft Windows XP (32-bit) Home/Professional/Tablet PC/Media Center (32-bit) com Service Pack 2 ou mais recente
- Microsoft Windows Vista (32-bit e 64-bit) Starter/Home Basic/Home Premium/Business/Ultimate
- Microsoft Windows 7 (32-bit e 64-bit) Starter/Home Basic/Home Premium/Ultimate
Requisitos de hardware mínimos:
- 300 MHz para Microsoft Windows XP, 1 GHz para Microsoft Windows Vista/Microsoft Windows 7
- 256 MB de RAM
- 300 MB de espaço de disco rígido disponível
- CD-ROM ou DVD drive (se não for instalado através de download electrónico)
Preços e disponibilidade
O Norton Internet Security 2011 está disponível para compra através de uma rede de revendedores e da loja online da Norton em www.norton.com, a um preço recomendado de 74,99 euros. Os utilizadores do Norton Internet Security e Norton AntiVirus 2007 ou posterior, com uma subscrição válida do produto podem receber as mais recentes actualizações do produto através do modelo de serviço de subscrição. Para obter mais informações, visite o Centro de Actualização do Norton em http://updatecenter.norton.com.
O PPLWARE gostaria de agradecer desde já a Sara Filipe, representante da Symantec, a oportunidade de estar presente neste evento.
Este artigo tem mais de um ano
Penso que é a versão de 2011 e não 2010 como diz o título.
Usei as anteriores e fiquei espantado com a leveza que ganhou a partir da versão de 2009.
Diz 2011 no título e sim, esta versão está ainda mais leve que a versão 2010.~
Esta versão está fantástica mesmo, arrisco-me a dizer que é a melhor neste momento me termos de segurança pró-activa e é a que mais respeita dos consumos da máquina.
Está-me a querer parecer que a Symantec está de novo a tomar o pulso ao mercado da segurança.
Agora já diz 2011, antes dizia 2010.
Se ainda está mais leve que a 2010, acho que vou actualizar a minha 2009, assim que haja um trial de 180 dias… lol
Ou então descobrir do que fala o António Mendes…
Se tiveres o 2009, basta fazeres o setup do 2011. Ele remove o anterior e mantém as mesmas configurações (inclusive a chave).
Foi um pequeno engano da madrugada. 😛
Corrigi meia hora depois, daí ter ficado tudo bem 😉
Espectáculo! Acho que pela primeira vez vou comprar uma suite de segurança… Tenho andado a usar antivírus gratuitos, mas a sua eficácia não tem correspondido às expectativas…
Os antivírus Norton estiveram sempre entre os melhores, apesar do peso no sistema. Agora, com estas melhorias, não há margem para dúvidas, é o melhor!
Excelente artigo!
Não quero por a Symantec na pobreza, mas recomendo-te ires ao Ebay e procurares versões a partir do 2007. Fica-te mais barato, e tens direito a pôr o 2011. 😀
Ok! Obrigado pela dica…
Esquisito. Só foi ontem apresentado? Já está disponível em Português já há alguns dias (já o actualizei para o 2011). O que se destaca mais no uso do dia-a-dia na nova versão é o File Insight, que avisa que um determinado processo está a usar grande capacidade do processador.
Sim ontem foi apresentado num evento onde esteve também presente um responsável da Judiciária.
Exacto, também já tenho a correr à mais de 15 dias e em PT! É brutal comparado com a concorrência! Este sim vale o dinheiro!
Experimentei a versão 2010 e adorei. Seguindo a lógica, esta deve de estar bem melhor, é sem duvida uma das melhores se não a melhor solução no mercado.
Do que eu gostei mesmo, foi da análise da Ana Narciso. Parabéns e bom trabalho.
Obrigada Rui.
@Ana Narciso,
Há alguma funcionalidade sandbox? A Panda tem. Pelo que tenho lido é muito útil.
De que eu tenha conhecimento, não.
Esta nova versão trás sandbox?
Ver resposta acima.
Eu deixei de usar por problemas variados e desde a um ano ou dois a Norton entrou novamente no caminho certo!, No trabalho administro o endpoint a um ano/dois e 0 problemas o que não acontecia antes que grande parte do dia era limpar as estações as vezes com outros antivírus porque o Norton não fazia a sua função! Agora posso dizer que aconselho.
Duas perguntas
1 – Tem sandbox ou alguma ferramenta semelhante?
2 – Melhor ou pior que ESET ?
Fui utilizador Norton alguns anos atras (como a maioria das pessoas) mas desisti (como a maioria das pessoas) mas actualmente parece me que voltaram aos eixos.
1 – De que eu tenha conhecimento, não.
2 – Em termos de rapidez e performance, o Norton ganha sem problemas. Isto é um ciclo, a ESET começou a ganhar porque tinha uma suite leve e eficaz, a Symantec tinha o seu Norton lento e pesado. Tal como eu vos revelarei pela entrevista com o Director de Marketing, a Symantec investiu mundos e fundos na reescrita do código, resultando neste produto bem mais leve.
Em termos de eficácia, não digo por experiência própria pois não tenho comportamentos de risco, mas olhando para os testes de vários labs independentes, posso dizer-te que o Norton ganha em praticamente tudo.
O meu favorito. Dica: passem pela amazon.co.uk e vejam a diferença de preços…
Ya! Fica por menos de 40€! Vou comprar lá… Boa dica!
Norton leve???? Como pode? Para mim norton era sinónimo de ficar com o pc reduzido a metade das características físicas! Será mais leve que o Nod ou que o kaspersky? Se é realmente leve então esses senhores estão de parabéns pela mudança radical.
Sim tinha a mesma opinião que tu. testei a versão 2010 e já estava bastante interessante, embora ainda não era o que esperava da mudança radical.
A 2011, está muito melhor e, como podes ver nos resultados dos testes, estão muito certinha esta versão. Leve e com poucos falsos positivos.
Não existem falsos positivos
Isso é um truque dos piratas para conseguirem infectar mais computadores
Noutro dia saquei o trial para ver se tava interessante .. bem apagou me o msn ..
Apagou-te o MSN como assim?
Sou testemunha, reconheceu o Live Messenger 2011 como sendo um vírus e apagou-o do sistema.
Como é que posso obter uma demo do norton antivirus sem dar o numero de cartão de credito?
No site oficial pedem-me mesmo para uma demo gratis.
http://buy-download.norton.com/downloads/OEM/18.1/NIS_18.1.0.37_ING_Direct_LOEM_MRF1321A_5578.exe
atenção
Na parte “protecção melhorada” os links comparativos não dão.
Já corrigi os links. Acontece que o teste não estava público, está agora alojado no pplware.com
Tentei comprar o Norton Internet Security no site da Norton, umas 4 ou 5 vezes e não consegui… Quando estou a preencher os dados para efectuar a comprar aparece uma mensagem a dizer que a sessão expirou e apaga toda a informação que tinha inserido…
Tenho prai 1 minuto para escrever 2 vezes o meu mail (que nem dá pra fazer copy-past), escrever 2 vezes a password, primeiro nome, ultimo nome, nº de cartão de credito, numero de segurança, data de expiração do mesmo…
O antivírus pode ser muito bom, mas o site deles é uma grande treta…
Enfim…
Usei produtos da Norton desde 1994.. mas desde há uns anos quando ficou um porco comilão, abandonei.
Fico contente por ouvir boas críticas mas desde que passei a usar o ESET Smart Security esqueci o Norton.
Recentemente mudei para a Kaspersky Internet Security e cumpre o prometido pelas melhores “reviews”.
Por isso, não sinto necessidade de mudar novamente mas se alguém me indicar vantagens significativas deste produto, quem sabe não voltarei a dar o benefício da dúvida!
O Norton, desde o 2009 está idêntico ao Kaspersky. A questão é que tema é que gostas mais. 😀
Boas!
Sem querer tirar o brilho ao anuncio e análise, à dias li uma noticia que deixou-me com algumas expectivas, quanto ao seu desenvolvimento e resultado…
Acho que será uma noticia a seguir…
Aqui fica o link e não é mais nem menos, do que um desafio lançado pela Comodo à Symantec
http://www.comodo.com/resources/home/newsletters/oct-10/technical-news.php
Por acaso uso o COMODO, mas é mais pesado que o Norton e precisei algum tempo para me acostumar a alguns bloqueios a programas ou ficheiros sem razão aparente.
Felizmente o MSE chega-me. 😀 Mas não digo isto com o intuito de criticar o Norton, pois a análise dá a entender ser bastante bom. Contudo, não preciso de uma suite de segurança completa, mas obrigado pela sugestão. 😉
Por enquanto, não troco o meu KIS por nada… Além disso tenho o Emsisoft Anti-Malware a complementá-lo. Leve e sem problemas…
Mas é apenas a minha opinião…
…e tb há quem diga “eu tenho um mac” :p
Engraçado como nos testes realizados para vangloriar a Norton foi utilizada a versão antiga da Trend micro….
E realce-se que tanto o NIS como o Trend titanium 2011 saíram na mesma semana.
Alias com a Mcafee “teoricamente de fora” estas duas são as mais directas competidoras no mercado… hhhuuuummm….
Gostava de ver o comparativo entre estas duas…
Eu uso trend micro já agora… e não troco por nenhuma outra desde 2004. 🙂
Caro Vítor,
Sou um utilizador satisfeito do Norton há muitos anos e no mês passado li um comentário teu (em resposta a um utilizador chamado Carlos, também utilizador do Norton) em que o aconselhas a deixar de usar o Norton e a comprar um anti-vírus decente.
Confesso que na altura não gostei muito de ler esta frase que escreveste, e passo a citar: “NORTON???? Isso ainda existe?”
De qualquer modo respeito a tua opinião embora discorde dela…
O post em questão é o seguinte:
https://pplware.sapo.pt/windows/software/button-beats-um-piano-virtual-no-pc/
Entretanto vejo pelos teus comentários que mudaste completamente de opinião acerca do Norton, e só por curiosidade gostava de saber a que se deve tal mudança num curto intervalo de apenas um mês…
Abraço, Paulo
Paulo, sem falsos moralismos deixei em termos jocosos essa dica ao Carlos, em resposta aos falsos positivos que a versão 2010 continha, aliás, algures digo que a versão 2010, que testei, estava mais leve mas com bastantes falsos positivos. Se vires os testes da versão 2011 e testei uma versão de 90 dias, está mais leve, mais rápida e a Symantec conseguiu melhorar a questão dos falsos positivos.
Ora, se assim é, e porque tem uma das melhores estruturas do mundo e um vasto know how, não me admira nem me faz confusão nenhuma afirmar que neste momento é uma das melhores suites.
E… posso até estar enganado, mas em breve vai de novo estar a a dar cartas 😉
COMODO CIS Sempre, é a melhor solução 🙂
E gostava de ver o resultado do frente a frente do COMODO CIS vs. NORTON Internet Security 2011
O melhor anti-vírus do mercado é o Karspersky Pure.
Seguríssimo, até escreve as passwords por nós, assim os hakeres não as detectam, não é barato (79,95)mas estamos sempre descansados com ele.
O Pure? Antes o KIS! Andei com o Pure até ontem porque instalei este e de todos os suites o Pure é o que menos aprecio, tem quase todas as configurações e definições muito escondidas!! Digo mais, não recomendo! (Na minha opinião) Em vários testes onde fui pesquisar o Kaspersky fica-se nos 95% ou menos na detecção! Aconselho o GData e até o Comodo em vez de Kaspersky e ESET! Este até agora esta a surpreender-me, muito leve e detecção ainda estou testando visto não ter comportamentos de risco no dia a dia(mas em comparação com o puré apanhou-me o KMS do office 2010 e o Pure nem deu por ele), mas vou provoca-los para realmente ver o que vale, repus a imagem do S.O. e vou avacalhar!
Parabéns Ana,
Li com atenção a tua apresentação “excelente”, e todos os comentários à mesma, sem duvida que todos são importantes,e descrevem as preferências que cada um de nós têm, em matéria de segurança.
Utilizo o Eset Smart Security, mas sinto-me com vontade de testar esta versão.
Para quem é residente em Inglaterra, existe esta possibilidade de compra no portal eBay,
Norton Internet Security 2010 Antivirus Anti Spyware(£18.95)
We are now shipping 2011 NOT 2010
Cumprimentos a todos pelo bom trabalho.
Mário
Já o experimentei como também as versões anteriores e gosto, mas tou a usar o KIS porque tem uma opção que mais nenhum outro tem que é o anti-banner, é muito bom, bloqueia praticamente toda a publicidade até aquelas do msn, as outras empresas deviam começar a implementar esta opção.
Sei que existem aqueles bloqueadores de publicidade nos browsers, mas no chrome, não são grande coisa, umas vezes bloqueiam outras não, por isso é que o anti-banner é quase indispensável.
Este querido norton hoje bloqueou me o msn com a sua linda protecçao sonar, la o tive que remover de quarentena
Então meu querido, as novas versões do Norton, a 2010 e agora a 2011 não dão sossego a quem insiste em possuír computadores e ou programas infectados
acabei de instalar aqui, parece ser bem leve mesmo, essa versão parece tb não atrasar a navegação on line, uma coisa que me deixou apreensivo foi que mandou o windows live messenger 2009 para a quanrentena quando tentei abri-lo, bem claro que o resturei da quarenta e coloquei ele para não ser encarado como ameaça mais, porem um ativirus que faz uma coisa dessa me deixa como disse apreensivo quanto a sua confiabilidade.