Faltam comandos no terminal do macOS? Saiba o que fazer
Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o eterno terminal. No entanto, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux, pois há comandos que simplesmente não estão instalados.
Hoje ensinamos como podem ter os vossos comandos favoritos no terminal do macOS.
Já experimentaram executar o comando wget no terminal do macOS? E o fantástico nmap? Pois... o terminal do macOS não os conhece, mas podem ser facilmente adicionados. Para tal basta ter um gestor de pacotes que será responsável pelo download, atualização e gestão de todos os pacotes a instalar (algo tipo o yum ou apt-get). Como gestor de pacotes no macOS vamos instalar o Homebrew, que é gratuito.
Como instalar o Homebrew?
Para instalar o Homebrew basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
/usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)" |
Nota: Para dar início à instalação do Homebrew deve carregar em ENTER.
Como procurar e instalar pacotes/ferramentas?
Depois de instalado o gestor de pacotes, basta usar o comando brew search para procurar o que pretendemos. Vamos, por exemplo, procurar pelo wget usando o comando brew search wget.
Como podemos ver há dois pacotes que têm no nome "wget".
Para instalar um desses pacotes, basta usar o comando brew install. Por exemplo, para instalar o nmap basta que executem o comando brew install nmap.
Exemplo de utilização do nmap
No caso de instalarem outras ferramentas, e não conhecerem a sintaxe de utilização, podem sempre aceder ao manual da mesma usando o comando man (ex: man nmap).
Para outras operações, ao nível do gestor de pacotes, podem sempre consultar a documentação oficial aqui.
Este artigo tem mais de um ano
É muito mais fácil de manter isso se depois instalar o Cakebrew, que é uma GUI para o homebrew.
Eu cá prefiro o iTerm.
Nada tem a haver uma coisa com a outra.
Pois … para terem o mesmo resultado do wget que têm com o curl 🙂
Abc
Pedro Pinto quais sao os programas que tens instalado no teu mac? Sou novo neste mundo da apple e no teu desktop pareces ter icones bacanos 😉 Pergunto isto porque parece bastante mais dificil usar o mac os de base e escolher bons programas que funcionem e sejam actualizados do tipo coisas simples como gravador de cd/dvd, gestor de arquivos zip/rar, leitor de video/audio, etc
Ao executar o comando de instalação do Homebrew no MacOS (Mojave), ele pausa a instalação para mostrar as modificações que serão feitas. As informações mostradas, indicam alterações de owner e group em alguns diretórios já existentes, mais precisamente os diretórios /usr/local/bin, /usr/local/etc e /usr/local/lib.
No meu caso, ele mudaria o owner=root e o group=wheel para owner=emachado e group=admin.
Minha pergunta é: Essas alterações não podem provocar problemas no sistema ou em softwares já instalados?
Desde já agradeço a atenção.