Portugal: Agentes da PSP, juristas e advogados “apagavam multas”
No âmbito de uma investigação sobre corrupção activa e passiva, a PSP realizou hoje buscar no Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Automóvel Clube de Portugal,Polícia Municipal de Lisboa e na própria PSP.
De acordo com os últimos dados, foram detidas três pessoas e constituídos cinco arguidos.
Depois de em 2015 a Polícia Judiciária ter detido doze homens e duas mulheres, dos quais oito examinadores e seis proprietários e funcionários de escolas de condução, pela prática de crimes de corrupção e falsificação de documentos, agora o escândalo está associado à anulação coimas de trânsito e efeitos das mesmas.
De acordo com o DN, a investigação iniciou-se há um ano e meio e o objectivo da operação de hoje, levada a cabo pela PSP, era encontrar provas da prática de eventuais crimes de corrupção, falsificação de documento, falsidade informática, violação de segredo por funcionário e associação criminosa.
Esta fraude envolve agentes da divisão de trânsito da PSP, juristas, advogados, funcionários do IMT, da Polícia Municipal e do Automóvel Clube de Portugal que apagavam multas em troca de dinheiro.
Sabe-se ainda que a PSP, em colaboração com a Unidade de Telecomunicações e Informática da Polícia Judiciária, procedeu à investigação de segundas vias de guias de substituição que permitem aos condutores continuar a conduzir mesmo com a carta apreendida.
Este artigo tem mais de um ano
Advogados envolvidos em esquemas e ilegalidades? Deve ser deve, seria uma primeira…
De facto nem todos são maus da fita…mas concordo com a sua opinião…geralmente é uma actividade que por si só, já é de desconfiar por natureza. E basta ver os nossos governantes/deputados…a maioria são advogados…está tudo dito…muita conversa e pouca acção.
E os advogados representam quem? Agem em nome de quem? Clientes. Clientes, estás a ver, pessoas comuns, assim como tu e eu, mas que têm interesses nesses esquemas e ilegalidades. Pessoas que vão ter com o advogado e pedem assim: “Ó doutor, livre-me lá disto, ajude-me a descalçar esta bota”.
É sempre o mesmo lero-lero a respeito dos advogados, como se vivêssemos numa sociedade onde as pessoas são todas santas, só os advogados é que não, mas esquecem-se que os advogados raramente actuam por sua única e exclusiva iniciativa, eles trabalham para alguém.
É verdade que trabalham para alguém mas e a ética? Se lhe pedirem para matar também matam? Vá…como são advogados contratam alguém que conhece alguém, que conhece alguém…… Uma ilegalidade é uma ilegalidade!
Cá para mim por cada 999 de 1000 Portugueses, são Corruptos. Já é um estado social a pratica de ilegalidades…
É por causa de pessoas que pensam assim que este país não vai a lado nenhum
Agentes da PSP não, são civis que trabalham na PSP, denominados técnicos administrativos….
Os policias também são presos de vez em quando, mas não foi o caso…
Reflexos do chicoespertismo nacional. Pior que esta gente toda so mesmo os que recorrem e pagam, fomentando estes expedientes sem moral.
Mais culpado é quem pagou para apagar a multa. Enfim. Sem procura não há oferta.
É acabar com as multas
Isto cada vez mais será complicado, nós população, confiar-mos nas forças da autoridade e na justiça.
Só corrupção, só esquemas, só falsidade, só pseudo-amizades de interesses…
Estamos lixados nós população porque os grandes safam-se sempre…
Com a facilidade que é possível tirar multas de forma legal, não vejo o motivo para irem por esta via.
como assim?
é surpresa?
onde há poder há currupçao !!
Não tem nada a ver com isso, tem tudo a ver com recrutamento, audit trail e remuneração. Se os três fossem ajustados a cada posição a corrupção descia em 99%.
só um à parte Pedro “a PSP realizou hoje buscar no Instituto” ou Buscas no instituto?
já agora podem acrescentar que o IMT anda a exigir um documento com efeitos retroactivos (cerca de €32,00) para quem tirou licença de TCC (Transporte Colectivo de Crianças), ficando com os cartões, que essa licença dá, reféns desse mesmo pagamento.
A empresa que me forneceu o curso (penso que serão mais) argumentou a inconstitucionalidade desse pagamento, mas nem assim o IMT recuou.
A desenvolver…
A partir do momento em que vi pessoas a pagar a passagem do código em pleno exame de condução acredito em tudo.
E isto é que o “escapa”, muito mais se passa que nem temos noção!! Até porque nem interessa! Venha rápido mais um jogo de futebol!!!