Lenovo lança SSD de 48TB! Seagate ataca com SSD de 60 TB
Se há um ano atrás a memória SSD de maior capacidade pertencia à Samsung, com 16TB, recentemente esse “recorde” foi ultrapassado pela Lenovo e Seagate.
Se a capacidade das memórias SSD era uma limitação, nos dias de hoje a falta de capacidade é apenas um mito até porque actualmente já há memórias com uma capacidade de armazenamento de 60 TB.
Tanto a Lenovo como a Seagate estão a apostar forte em memórias SSD de alta capacidade. Do lado da Lenovo a empresa apresentou uma memória SSD de 48TB enquanto a Seagate elevou o nível, tendo apresentado uma memória de 60 TB.
Ambos os dispositivos de armazenamento deverão ser bastante caros (lembra-se quando revelámos que uma drive SSD de 13 TB custava 12 mil euros?) mas oferecerão uma grande capacidade de armazenamento, terão taxas de leitura e escritas altas, serão fiáveis e, ao contrário dos discos mecânicos, são mais eficientes em termos energéticos.
No caso do SSD de 60TB da Seagate de 3,5” sabe-se que vem com interface SAS, memória 3D NAND (tipo TLC) e garante uma velocidade de leitura sequencial na ordem dos 1500MB/s e 1000MB/s ao nível da escrita. Este SSD será direcionado para o mercado dos servidores.
Segundo a própria Seagate, com 60TB é possível armazenar 400 milhões de fotografias e 12 000 vídeos. A empresa releva ainda que poderá em breve atingir os 100 TB num único SSD.
Este artigo tem mais de um ano
Bora la a loja comprar uma coisa destas
“Segundo a própria Seagate, com 60TB ´possível armazenar 400 milhões de fotografias e 12 000 vídeos.”
Dizer que pode armazenar 12 000 videos é uma estupidez de todo o tamanho. Há videos de 100 MB e videos de 100 TB, é algo que por natureza pode ter tamanhos tão dispares que não faz qualquer sentido dizer isto.
Chama-se marketing…não é estupidez!
ehehe! Excelente resposta!
As estatísticas foram feitas com um tamanho comum de filmes com uma boa resolução e duração de tempo, dai os 12 000 vídeos, neste caso eles fizeram a media de 5Gb. É só mesmo para as pessoas terem uma mera noção do que lá podem guardar. Por isso não é disparate nenhum e faz todo o sentido.
Se fores por ai então e as fotografias? também podem variar imenso desde alguns kb bem comprimidos a muitos megas em formato RAW. os valores são indicativos para os mais comuns dos formatos
Pode ser que isto ajude aos ssd’s de uso doméstico a baixar o preço, quando tiverem a mesma relação gb/€ em relação aos discos ai sim pode-se dizer que os hdd’s ficam praticamente fora de jogo.
Cumprimentos
É o que inevitávelmente irá acontecer, e já se têm visto resultados, os preço estão a baixar constantemente, e estes acontecimentos só aceleram esse processo, que é o que a malta gosta. 😀
Eu não os tenho visto a descer de preço. Tenho um HDD de 5TB, que comprei no inicio do ano; os preços tem-se mantido.
O mundo onanista agradece.
qual é a taxa de falha de um ssd de servidor vs um hdd para servidor? gostava de ter essa noção.
3,5 ? Que estupidez, anda-se para a frente, para logo se retroceder…
Não vejo retrocesso nenhum, ou vais querer por um disco daquele tamanho num portátil, isso quase nem fazia sentido. Para desktops ou servidores é muito bom.
Lembro-me de quando comprei o meu primeiro disco de 4 gb, os meus amigos fazerem um comentário semelhante: “para que queres tu um disco com tanto espaço ? Nunca na vida vais usar isso tudo”. Curiosamente, também era de 3,5′
O que não faz sentido hoje, amanhã será a norma.
Querias meter os 60 tera (é o primeiro disco SSD do mundo a alcançar este espaço) numa pen USB?
Quando chegar a peta vou querer um para o meu portátil.
Pena na semana passada ter comprado 4x Samsung 1TB 850 Pro 2.5 SATA III SSD – MZ-7KE1T0BW
Senão tinha adquirido 1 destes de 6TB .
Paciência.
Não são 6TB. São 60 (sessenta)!
Das duas, uma: ou leste mal os valores escarrapachados ao longo do texto ou então o teu conceito de diferença de grandezas é bastante largo!
Óbvio que foi engano no valor.
Deves-te achar !
Fogo,”Rui C.”,você deve ser dono de uma loja de Informática. A 500 euros cada um,pois é o preço deles,você deve ter gasto à volta de quase 2000 euros nos 4 discos SSD. 2000 euros(400 contos na moeda antiga),não é nenhuma brincadeira !!
Infelizmente o investimento tinha que ser feito o cliente assim o exigiu.
Se tivesse loja tinha pago menos 20%. 🙂
foi com o teu dinheiro??
3.5 estupidez? Eu gistava de ter ssd maiores para ter mais área para arrefecer… Maior arrefece melhor passivamente
Pedro Pinto, algo contra acentos? “Já aqui revelamos” –> Revelámos. Aponto porque é prato do dia nos seus artigos.
Pessoal, a propósito… tenho 4 destes em RAID 10 e está a dar-me o erro #641…
já mexi nas configurações da UEFI, apertei bem melhor os parafusos dos SSD’s e até pus bastante Super Cola 3 nas portas SAS mas não estou a conseguir pô-los a trabalhar.
Só mais uma dúvida: devo formatá-los com em FAT ou FAT16 !?!?!?
Ajudem por favor que isto está a deitar fumo!!!!!!!!
Hummm… Já experimentaste lavá-los em água tépida? É que parece que os teus discos estão infectados. Podes também usar produtos à base de ácido lácteo, que encontra na farmácia, para reequilibrar o pH. Não é aconselhado usar esponja nas lavagens, já que se trata de um ‘viveiro’ natural de virus e malwares.
😀
Erro 641…
Fácil , conta quantas voltas tem o oitavo parafuso do disco que está virado para sudoeste, desapertar 3,25 voltas desse parafuso, descomprimir a bios uefi.. e quando perguntar diz que sim ao fat 16.. e por último pega numa diskette e já deve conseguir gravar uma música em formato midi… abraços..
😀
FAT ou FAT16 ? hãm…… ntfs ou Btrfs, ext4…..
Features:em https://en.wikipedia.org/wiki/Btrfs.
ZFS( Z file system) não é so por lá o Z………. o Z
é muito importante.