Conheça o que a Apple apresentou de novo no WWDC de 2016
Apesar de ser "apenas" uma keynote dedicada aos programadores de todo o ecossistema Apple, a WWDC não deixa de ser o palco onde a Apple apresenta novidades de peso e onde novas tendências são conhecidas.
A WWDC deste ano não foi diferente e soube-se quais as novidades que a empresa tem planeadas para as próximas versões dos seus sistemas operativos. Vamos conhecê-las todas em pormenor.
Foi ontem ao final do dia que a Apple deu a conhecer tudo o que tem estado a preparar nos últimos meses e que em breve vão chegar às mãos dos seus utilizadores.
Centrada nos sistemas operativos das suas plataformas, mostrou que há ainda muito onde inovar e mostrou, principalmente, que está mais aberta e acessível aos programadores, que agora têm acesso, por exemplo à Siri e a outros elementos chave dos seus SO's.
WatchOS 3
O primeiro a chegar ao palco foi a nova versão do sistema operativo do Apple Watch. O WatchOS 3 traz uma maior independência deste, face ao iPhone e uma maior velocidade de resposta das aplicações e da informação que estas podem dar aos utilizadores.
As aplicações estão mais rápidas, a receber informação em fundo e as preferidas estão acessíveis numa zona particular.
As faces de relógio são também uma novidade, por estarem mais acessíveis e com a possibilidade de serem configuradas e adaptadas aos utilizadores.
Por fim e para a segurança, os utilizadores do Apple Watch passam a ter um botão de SOS que activa uma chamada para os serviços de socorro, sem que tenham de marcar qualquer número.
Mais pormenores no artigo: WatchOS 3: O Apple Watch está ainda mais rápido
O novo TvOS
A Apple TV e o seu sistema operativo também foram melhorados. A Siri está mais inteligente na pesquisa e pode agora olhar para dentro das aplicações e interagir com elas. O YouTube é um exemplo de uma aplicação onde a Siri pode agora pesquisar e devolver vídeos aos utilizadores, dentro do contexto da pesquisa realizada.
Algo que era pedido há alguns anos chegou também ao TvOS. Finalmente existe uma aplicação para o iPhone que permite que a Apple TV seja controlada, dispensando assim o comando.
Outros pormenores de imagem foram actualizados, com o TvOS a ter agora um modo noturno, em que a interface é negra e mais ajustada a situações de pouca luz.
Mais pormenores no artigo: TvOS: A Apple TV está também melhor e mais completa
iOS 10 e as suas novidades
Uma das principais novidades, e onde a Apple dispensou mais tempo e desenvolvimentos, foi na décima versão do iOS. Esta está mais apelativa a nível gráfico, principalmente no ecrã de bloqueio e no ecrã principal. Houve cuidado em dar acesso a mais informação nos widgets, que comportam agora vídeo e outras informações.
A Siri tem também no iOS 10 um papel importante. Passa a estar integrada com o teclado e consegue prever grande parte das respostas, olhando apenas para a conversação e para a informação adicional que tem. A Siri passa também a estar aberta aos programadores, que podem agora integrá-la nas suas aplicações e dar-lhe acesso a todas as informações que existem nas apps.
Mas o iOS 10 tem duas novidades de peso em duas aplicações bem conhecidas. O Messenger está agora mais apelativo, com novas animações e novas formas de partilhar mensagens, mais pessoais, mais dedicadas e mais íntimas.
Outra aplicação que foi melhorada foi a de fotografias, que tem agora a inteligência artificial ao seu dispor, conseguindo reunir, interpretar e usar a informação que recolhe das imagens, criando novas categorizações.
Também o serviço de música da Apple foi totalmente redesenhado e ajustado ao que os utilizadores necessitam.
Mais pormenores no artigo: iOS 10: A maior actualização deste sistema operativo
O novo macOS Sierra
O sistema operativo de desktop da Apple recebeu muito mais que actualizações ou novidades. Mudou de nome e agora chama-se macOS. Esta mudança traz uma aproximação maior aos restantes sistemas da Apple.
Mas tem em si algumas novidades de peso que o renovam e o lançam para o topo. A Siri é a primeira novidade e vai dar aos utilizadores a presença da assistente pessoal em todos os momentos. Não se limitará a responder a questões, mas dará acesso a todo um mundo de informação que até agora tinha de ser pesquisado manualmente.
Mas as novidades continuam com a possibilidade de desbloquear este sistema apenas com a proximidade de um iPhone ou de um Apple Watch, melhorando a utilização do sistema operativo. Há ainda um copy/paste universal, que transporta para todos os dispositivos o que for copiado noutro.
Por fim teremos o Apple Pay integrado no Safari, permitindo pagar compras e outros bens directamente no browser, com a confirmação no iPhone.
Mais pormenores no artigo: Diga adeus ao OSX! Vem aí o macOS
Como "prenda" final deste WWDC, a Apple lançou uma nova aplicação, dedicada à programação e aos mais novos. O Swift Playgrounds chegará em breve e permitirá ensinar a programar Swift, de forma simples e interactiva.
Estas foram as novidades da Apple para os programadores, que agora podem aceder-lhes e começar a trabalhar nelas. Todas as novas versões estão já disponíveis para que os programadores as instalem e vão estar em versões beta, abertas ao público, já em Julho. As versões finais vão chegar bem mais perto do Outono.
Que outras novidades esperavam que fossem lançadas no WWDC deste ano?
Este artigo tem mais de um ano
Lá para 2017 é anunciado na Google, e para 2020 chega a metade dos Androids…
metade nao…10%
Ó Henrique, é anunciado o quê?
TL;DR: Nada de novo.
Já há HomeKit para Android?
Ri-me!
A Google algum dia ia arranjar participantes para fazer acessórios?
Só rir mesmo, ninguém falou da Google, mas já que mencionaste ao menos pesquisa antes de dizeres asneiras. http://bit.ly/1Yq2Won
Com todo respeito aos fãs, não apresentou nada de novo. Meu ipad 2 vai receber IOS 10. Isso é bom, mas nenhuma novidade importante foi anunciada.
Não não vai, não vai ser compatível
Vai sim! 😉
Local errado, sorry (a)
É uma conferência de software e por isso mesmo é normal que quem não percebe o potencial e impacto de certas tecnologias as ache “nada de novo”
Não, o teu iPad não vai receber o iOS 10, tanto na Keynote como no site da Apple não consta lá o iPad 2, nos modelos compatíveis.
No site da Apple apareceu por erro, mas já retiraram.
Acabou? E o MBP ?
“WWDC” – “Developers”
Mais do mesmo…. Nada!
Eu cá vou ficar às espera da Google trazer privacidade diferencial… espera sentado…
Nada de novo? O que vca precisam mais? Os SOs ja atingiram a perfeicao..agr so podem mudar cores e adicionar emogis..alguem que queira um bom smartphone compra o SE sem as tretas do 3dtouch e desliga os emogis que nao servem para nada
Já atingiram a perfeição? Quem disse? Foi o Descartes?
Dude…. Estás muuuuito longe da realidade
*emojis
*alguém que queira um bom smartphone compra um Android (…)
O iOS cada vez mais forte, o Android só para o ano, e só para 5% da população…
“Forte” 😀
AHAHAHAHAH
Apple File System. O Android bem sequer tem encriptação, é uma pouca vergonha!
Conheço um rapaz que foi raptado pelo raio do smartphone por causa de não ter encriptação…
Nem sei como é possível que as pessoas tenham vivido até agora com telemoveis sem encriptação… aposto que tu encriptas tudo, para ninguém te roubar os segredos… conversas só em código e nada de usar rede de telemovel, certo?
O que ha aqui de novo? Apple condenada ao fracasso.
novidades antigas
a maior novidade não foi apresentada no wwdc, novo sistema de ficheiros.
na keynote
Ios 10 tem sistema de ficheiros? O android ja tem isso desde sempre
lol! nenhum aparelho é capaz de armazenar dados sem um sistema te ficheiros.
Percebo o que queres dizer, mas não é de todo verdade.
és capaz de armazenar dados num aparelho sem um sistema de ficheiros?
Sim, embora não seja comum.
Há algum tempo a Oracle tinha um projeto em que tudo era guardado em BD. A BD não necessita de um FS, assenta diretamente em Rawdevices. Este é só um exemplo.
sim isso tecnicamente corresponderia ao que disse mas não seria solução para um aparelho de uso generalista
“nenhum aparelho é capaz de armazenar dados sem um sistema te ficheiros.” = FALSO
contexto também faz parte do processo interpretativo
Como é que costumas dizer? “Desespero” ou coisa parecida não é?
o teu desespero para o salto de raciocínio sobre aparelhos no contexto de comentários sobre smartphones.
é como te dizia 😉 , a isso chama-se previsibilidade
ao repetir chamo ironia
mas a questão é do caso do iOS, esse file system nao ser partilhado pelas aplicações, bem como com o utilizador
o que falas não é o sistema de ficheiros mas sistema de permissões e sandboxing. As aplicações podem aceder a dados de outras, há APIs que permitem essa funcionalidade.
a minha calculadora armazena dados temporariamente sem nenhum sistema de ficheiros
memória volátil não é armazenamento
Pensei que o ios 10 fosse chegar a todos os dispositivos,não alteraram quase nada e já fica pesado para o iPhone 4s?,imaginem se tivesse ao nível do Android com mais conteúdo,teem a mania que são os reis da fluidez mas tá mais que visto que nao podem fazer outra coisa no interface sem ser mudar o wallpaper se metem muita coisa com aquele hardware os telefones não se arrastam,onde anda o síri em pt-PT?,opção para limpar o cache das apps?,diferenciação na galeria de fotos das fotos normais para as life fotos e preciso tar a carregar em cada uma para saber quais são,definições na camera?,parece que a história dos menus pretos ficaram para tras também devem tar ah espera dos ecrans da Samsung,etc etc etc
Vamos lá ver uma coisa. Se os dispositivos antigos funcionassem com as apps actuais com a mesma fluidez que os novos dispositivos alguma coisa estaria mal não?
Como Nicholas Negroponte dizia “Apple is not helping the tech industry”
He claimed that in 20 years, the company has not written one research paper or attended any external research meetings, such as working groups, government-funded workshops, or held their own onsite research meetings with external scientists in the way Google, Microsoft and Facebook often do.
http://mashable.com/2016/06/10/apple-negroponte-australia/#xIShz1qK6qqD
Como Nicholas Negroponte dizia “Apple is not helping the tech industry”
http://mashable.com/2016/06/10/apple-negroponte-australia/#xIShz1qK6qqD
He claimed that in 20 years, the company has not written one research paper or attended any external research meetings, such as working groups, government-funded workshops, or held their own onsite research meetings with external scientists in the way Google, Microsoft and Facebook often do.
Vamos voltar ao Habitual dizer mal dos que não usam. Sejam crescidos.
e Nicholas Negroponte é simplesmente um dos maiores influenciadores da tecnologia e criador dos MediaLabs do MIT, e assima de tudo são factos e tem razão
quantas vezes é que tens que repetir o nome do homem?
publicar artigos de investigação ou participar em conferências não é a única maneira para fazer crescer a indústria e conhecimento. Ele fala muito mas estranhamente deixa de lado os vários projectos Open Source iniciados pela Apple ou em que participa, projectos de desenvolvimento de standards, projectos de suporte para investigação noutras áreas, etc.
Como por exemplo….
Swift, Webkit (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/WebKit)
Ou uma lista inteira aqui. http://opensource.apple.com//
O website foi “só” o motor do chrome até 2013
estavam os comentários a espera de moderação 😀
se estavam à espera porque não esperaste?
porque uns ficam eternamente a espera, quando as vezes nem aparecem, basta ser uma palavra ou sei lá…
mas estou a espera de projectos Open Source Apple, tem só cuidado porque ha limite de caracteres nos comentários do pplware 😀
pois é, 1 minuto é uma eternidade que leva a repetir 3 vezes
para com meta comentarios, e responde ao desafio 😀
lol. tens algum problema em ler a lista?
sim, como por exemplo?
essa pergunta mostra desespero.
muito provavelmente até estarás neste momento a usar algo que deriva do WebKit. E só para dar mais alguns entre muitos exemplos possíveis, o kernel do OS X, a linguagem Swift, OpenCL, ResearchKit, etc.
http://opensource.apple.com/
HEHEHEH, o kernel do OSX? HEHEHEHH, isso é freeBSD!
Parece que estás a inverter um pouco as coisas não?
alguém não faz a mínima ideia o que é o kernel do OS X
Sim acho que muita gente faz 😉
não és um deles
opensource de cenas que só funcionam em Apple, a Apple tem um conceito próprio de OpenSource. Não percebi que estavamos a brincar, desculpa.
E como sabes que não sou um deles
o teu desespero avuluma-se.
Existem aplicações em vários sistemas que usam o WebKit, o uso de Swift já é possível em Linux e até via cloud, OpenCL existe em quase todos os sistemas, ResearchKit está aberto para qualquer sistema que os investigadores queiram usar.
pelo mesmo caminho poderia incluir dezenas de outros projectos que se encontram na página da Apple, como o Bonjour, o CUPS, o GCD, etc
@ Jorge, a prova está no teu comentário. O kernel do FreeBSD não é o kernel do OS X, são até tipos de arquitectura bastante diferentes, com sistemas de drivers que não têm nada a ver.
The XNU kernel used on OS X includes a few subsystems from (older versions of) FreeBSD, but is mostly an independent implementation.
O XNU ter algum código adpatado de outras fontes não o torna igual ou idêntico a essas fontes.
“E pur si muove”
@ Jorge, o XNU já existia antes do FreeBSD
Aqueles que teem um bom onhecimento da Appl, não foi anunciados novos modelos “Mackbook Pro” ?
“WWDC” – “Developers” – software
sorry about that ma friend 🙂
so para setembro penso eu
Ok, obrigado 🙂
As novidades devem estar noutro artigo, neste não vi novidade alguma!
Haters gonna hate. Quando se faz birrinhas com tudo o que a Apple lança apenas porque se é hater não há muito a fazer
onde estão as novidades, fanbois serão sempre acefalamente fanbois
a montanha pariu um rato