Google Docs Demo – Experimente sem compromisso
A Google é uma marca universal e omnipresente na Internet. Poucas pessoas não terão já ouvido falar dela e dos seus produtos. Mas certamente muitos desses têm uma conta de email da Google e utilizam os seus outros serviços.
Mas para conseguir mostrar a todos os que não têm conta Google o que andam a perder, a empresa de Mountain View resolveu criar uma versão demo da sua suite de produtividade. Agora, todos os que pretendam testar o Google Docs sem terem de passar dados para o "outro lado" podem fazê-lo.
O site lançado pela Google tem o nome Google Docs Demo e permite que qualquer utilizador da Internet possa testar o Google Docs de forma livre e sem qualquer compromisso.
As ferramentas disponíveis para serem testadas são o editor de texto, a folha de calculo e a ferramenta de desenho. A maioria das funcionalidades que estão disponíveis na versão para utilizadores registados estão também presentes nesta versão. Naturalmente que algumas são apenas para quem tem conta Google, mas esta ferramenta é para mostrar as potencialidades e não para ser uma versão acessível e plenamente funcional para todos os utilizadores.
Todos os documentos ou desenhos criados vão ter uma validade de 24 horas, sendo posteriormente eliminados. Mas caso pretendam podem partilhar o que criarem, pois a Google, à semelhança do que existe no Google Docs "Full Version", cria um link acessível por todos, para partilha. De salientar que esse link é público e não tem qualquer tipo de autenticação.
E uma vez que esses links são públicos, é possível que esse documento seja escrito por várias pessoas em simultâneo. Mais uma forma da Google dar a conhecer outra ferramenta do Google Docs, a possibilidade de se realizar trabalho colaborativo. E as alterações introduzidas são apresentadas na hora.
É possível testar todas as ferramentas sem se perder o que se produziu em cada uma delas. Assim, ao saltarmos entre as aplicações, todo o texto ou desenhos que tivermos produzido vai ser mantido.
Lamentavelmente a Google não permite que os trabalhos produzidos na Demo do Google Docs sejam gravados, mas permite que possamos imprimir o que escrevermos ou desenharmos para PDF.
Consegue-se assim ter uma ferramenta de trabalho perfeitamente funcional, caso pretendamos criar um documento num local de acesso à Internet em que não tenhamos plena confiança de os nossos dados não estarem a ser escutados ou caso pretendamos criar um documento ou colocar umas ideias em "papel" com alguém a quem não pretendamos dar o nosso endereço de Gmail.
Eis mais uma forma inteligente da Google dar a conhecer os seus produtos aos muitos utilizadores da Internet. Consegue assim de certeza captar mais alguns utilizadores para o seu lado e assim continuar a perseguir o seu desejo de se a maior empresa da Internet (e não só!).
Nós utilizadores ganhámos uma ferramenta para criação rápida de documentos, folhas de cálculo e desenhos sem qualquer necessidade de registo e com o anonimato que muitos pretendem. Não me canso de dizer isto... Que mais vai a Google trazer?
Homepage: Google Docs Demo
Este artigo tem mais de um ano
Utilizo o Google Docs para fazer inquéritos (ainda hoje fiz um) e é um espectáculo. Apresenta as respostas com gráficos…é uma ajuda muito boa.
É também por isto que o zoho é melhor… Nada de logins obrigatórios!
Google Docs é ótimo!!
Gratuito e muito funcional!!
Muito interessante guardar todos os arquivos na conta do google, compartilhar, e editar online junto de outras pessoas ao mesmo tempo!!
Se fosse rico comprava acções da Google, isto porque esta empresa está longe de mostrar daquilo que realmente é capaz!
A Microsoft também já disponibilizou o Office Web Apps, em http:\\office.live.com.
Ainda está em Inglês, mas já está disponível no nosso país. Parece-me bastante razoável até.
Enquanto o processador de texto não separar as páginas não uso. Como é que se tem noção de como vai ficar a impressão????
Então podes voltar a usar que eles têm lá essa opção:
Inserir -> Quebra de página…
Ah, ah! Boa malha!
Achas que é a mesma coisa? Quando estás a fazer um documento queres ter noção do tamanho da página. Eu sei que eles têm a quebra. Mas nada te garante que ja não tenhas ultrapassado o limite. O office também tem. As quebras são para forçar uma nova página quando ainda não encheste a anterior, não é para separar TODAS as páginas.