PplWare Mobile

Vamos transformar os seus Raspberry PI num cluster (Parte 2)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. RVM says:

    Pessoal, algum SBC ARM que corra Linux (não Android, Linux Ubuntu ou Debian), e que tenha Gigabit ethernet, até 50€?

  2. Joao Torres says:

    posso usar este poder computacional noutro pc, com windows ou linux ?

    • João Machado says:

      O objectivo não é usar num único PC mas sim em vários.
      A resposta é sim.
      O exemplo que foi apresentado é com raspberrys porque é relativamente barato construir um cluster com máquinas destas, mas é possível usar máquinas “normais”.

  3. curioso says:

    Na prática isto significa que a carga de CPU, RAM etc é dividida pelos nós?

    É possivel montar um servidor web em cima disto? Como garantir sincronismo de BD e data do website?

    • Miguel says:

      Boa pergunta, tenho interesse no mesmo e ja agora se podemos fazer o mesmo para NAS.

    • João Machado says:

      Se o que queres fazer é usar o hadoop para criar um cluster de webservers então a resposta é não.
      O objectivo do hadoop é processar grandes volumes de dados de forma rápida, dividindo esse volume em blocos mais pequenos e fazendo com que cada máquina processe um desses blocos.
      Um exemplo prático em que se pode usar hadoop é na área de Business Intelligence, em que os dados de uma base de dados são analisados para inferir estatísticas.
      Penso que seria interessante no futuro criarem um tutorial com um exemplo simples onde se possa usar o hadoop, só para as pessoas terem uma ideia de como funciona.

  4. Jorge says:

    No texto inicial, diz entre parêntesis, “usando modelos de programação simples”. É o Hadoop que usa, ou para usarmos, temos de programar numa “linguagem de programação simples”? Se sim, qual?

  5. José Cardoso says:

    O Hadoop tem uma API de Java que pode ser utilizada. Contudo, o próprio Hadoop já se encontra um pouco “obsoleto”. Existem alternativas, como o Apache Spark, com níveis de performance muito superiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.