Já se sabe quem vai ajudar o FBI a quebrar a segurança do iPhone
A saga da luta da Apple contra o FBI e o Departamento de Justiça Norte Americano parece estar a chegar a um ponto de viragem. Depois de toda a insistência que foi feita pela justiça, parece que surgiu agora uma solução.
Uma entidade, que se julga saber quem é, veio dar garantias ao FBI que conseguirá aceder aos dados o iPhone do atirador de San Bernardino. Mas quem é esta entidade que vai ajudar o FBI?
Esta dúvida está na cabeça de todos desde que o FBI anunciou que recebeu informações de que haveria quem fosse capaz de contornar as medidas de segurança da Apple. Se desde sempre a Apple se gabou da sua segurança e dos seus dispositivos, parecia impossível que qualquer entidade fosse capaz de as contornar.
Mas o secretismo desta operação, e a consequente quebra das medidas de protecção do iPhone 5C, pode ter sido agora exposto e o nome da empresa que será usada pelo FBI veio a público. Segundo o jornal Yedioth Ahronoth, a entidade que vai tentar realizar esta proeza é a empresa Cellebrite.
Esta é uma empresa israelita que se dedica a conseguir obter informações deste género em dispositivos móveis, recorrendo ao seu software forense. É considerada uma das empresas mais capazes no ramo da recuperação de dados, recorrendo às suas técnicas forenses, trabalhando com as principais forças governamentais, policiais e militares.
Caso a Cellebrite consiga aceder aos dados que estão no iPhone que o FBI quer desbloquear, o processo que decorre nos tribunais norte americanos pode terminar de imediato, não necessitando mais o FBI da ajuda da Apple.
Desde que o FBI anunciou, na passada segunda-feira, que necessitava de algum tempo para explorar uma nova via proposta por uma entidade terceira, que o processo que está a decorrer no tribunal foi colocado em pausa. O FBI tem até dia 6 de Abril para dar novas informações ao tribunal, para que este decida se o processo avança ou se por outro lado é terminado de imediato.
Caso a Cellebrite tenha sucesso, esta poderá ser a forma mais simples para que ambas as entidades terminem esta guerra. A Apple consegue garantir que não tem de criar os mecanismos de acesso que foram pedidos e o FBI tem acesso à informação pretendida.
Este artigo tem mais de um ano
Continuando a ultima frase, não terá depois a Apple de procurar maneira de “tapar o buraco” que permite essa empresa dar a volta aos mecanismos de segurança?
E o FBI vai colaborar com a Apple dizendo onde está o buraco 😀
Já agora, onde está o outro que comia o sapato?
EU sinceramente ainda nao consegui perceber a TANTA panca com isto. nao querem abrir um backdoor, que abram o telemovel em causa apenas.
Tu não consegues ver, porque não queres ver.
O FBI diz ao público que quer abrir o telemóvel. É essa a versão “relações públicas”.
À Apple pediu logo uma backdoor.
Mas os Apple haters não querem ver isso, inclusive quem escreve artigos aqui.
Concordo contigo. E’ mais o caso de utilizar uma via para chegar a outra. Para minha segurança e a de todos, espero que essa falha seja corrigida posteriormente.
Eles nem sequer deram o telemóvel para as mãos da Apple, para ver o que podia fazer!
Para se ver as verdadeiras intenções do FBI.
Agora metem o rabinho entre as pernas, e vão-se embora pagar a alguém para fazer 100 cópias da Flash, e tentar os 1000 pin possíveis em cada cópia! 10 de cada vez!
Se o terrura tivesse usado uma password com letras e números (milhões de combinações possíveis), iam fazer quantas cópias?
Exacto. A história pública é diferente da história – supostamente – real. A Apple prontificou-se a ajudar a ultrapassar a segurança DESTE equipamento, mas o FBI quer é uma backdoor para todos. Ora isso a Apple não aceita e com razão.
apple haters? cada vez mais vocês estão a tornar-se fundamentalistas. Apple Akbar
O problema é que o FBI nunca pediu acesso àquele aparelho. Pediu sempre e apenas um backdoor para todos e isso é inaceitável. Se fosse só para aquele, claro que a Apple o fazia em três tempos.
O método que se especula que eles vão usar já será inválido apartir do 5s! Especulasse que vão usar uma técnica baseada em espelhar(copiar) a memória do iPhone para assim poderem tentar Acertar na pass sem porém em risco o conteúdo do iPhone! É assim contornar o limite das 10 tentativas!
Assim está bem. Deixem a Apple em paz.
E porque não usaram a NSA?
Porque a NSA não sabe abrir.
Vamos ver o que sai daqui, e se eles realmente conseguem sacar alguma informação!
lol acreditras mesmo nisso?
A NSA/CIA se for preciso até tem espiões lá dentro, na volta mete um engenheiro da apple dentro de um avião para Guantánamo, que borra-se todo e dá logo acesso a tudo.
Deves estar a comparar com portugal, com a América é diferente…
Lá vêm os droidboys com filmes…
+1
LOL. Esse filme tem quantas horas, Miguel? O “problema” é que na Apple é tudo compartimentalizado. Cada pessoa tem o seu próprio trabalho, ninguém sabe fazer tudo, exactamente por uma questão de segurança. Há vários relatos de ex funcionários que dizem exactamente que trabalham meses a fio e não sabem para quê, são apenas uma fatia de um bolo maior que depois é juntado no fim
Supostamente a NSA sabe como aceder ao telemóvel, não se quer é que se saiba que eles têm acesso a essa informação.
Pelo menos é essa a versão pública, a NSA não ajuda as outras forças de segurança nestes casos para que não se saiba ao certo o que eles conseguem ou não fazer.
Ginástica mental…
Que é que interessa para a NSA que se saiba ou não se sabem desbloquear o iPhone?
É má publicidade? LOL…
Não é preciso grande ginastica, nem é má publicidade…mas faz lá um bocadinho de ginastica mental e chegas lá…se toda a gente pensa que o Iphone é um sistema que ninguém consegue aceder, é provavel que o usem para actividades ilicitas, se a NSA disser a toda a gente que consegue aceder é provavel que deixem de usar….
Basta olhar para a história, a máquina enigma usada pelos nazis foi decifrada pelo aliados muito antes da guerra acabar, essa informação só foi divulgada muitos anos depois, agora pensa um bocadinho o pq….
A resposta mais certa a NSA s quisesse já teria td
Para mim a segurança das pessoas está acima de tudo e se é preciso ter acesso a um dispositivo, essa empresa tem de permitir que isso seja possivel, mas claro com uma autorização de um Juiz.
Para mim uma empresa seja ela qual for que não colabore com as autoridades não tem valor nenhum.
Pois é, mas essa empresa não tem de criar fragilidades de segurança para o governo.
Quando compras uma porta, não esperas que a PJ tenha uma chave que abra a tua porta quando quiser.
A PJ não, mas a empresa que vendeu a porta sim.
Pois, mas neste caso, é a PJ que quer a chave.
A empresa que vendeu a porta, sim, tem um chave que abre todas as portas, ou como é que achas que só a Apple pode lançar updates iOS?
Então o que é mais seguro? a empresa que vende a porta ter a chave mestra?, ou uma força de segurança ter a chave para abrir aquela porta?
A empresa.
No mínimo, porque fica só nas mãos de uma entidade, só uma entidade que pode fazer asneiras.
RVM aposto que te ajoelhas todos os dias virado para Cupertino
mas se houver um incêndio, alguém tem que ter uma maneira de rebentar com a porta para salvar as vidas de quem lá estiver dentro!!! isto é tudo uma questão de prioridades: vale mais a segurança nacional e a luta contra o terrorismo, ou o acesso a dados dos esquipamentos (em situações excepcionais claro) ????
Essas pessoas estão mortas.
E não interessa a Apple abrir ou fechar as suas portas, qualquer terrorista pode instalar qualquer App num iPhone ou Android, e fazer comunicações seguras, como Telegram, entre outros.
O problema nao é aceder aos dados do equipamento, o FBI nao queria apenas aceder aquele dispositivo, queria uma backdoor a fim de poder aceder a todos sempre que quissese…
ex-directores da CIA e da NSA têm dito que backdoors põem em causa a segurança nacional
É, e a Apple, e muitos outros (Google, Microsoft, entre outras pessoas de destaque), dizem que backdoors põem em causa a segurança nacional, para mal!
põem em causa = põem em risco, diminui a segurança
O que tu dizes é muito bonito… só que assim como tu dizes todos os proprietários de iphones, ipads.. estariam á mercê dos caprichos do FBI …
EU não abdico da minha privacidade…
Se o FBI está com tanta vontade de desbloquear o dito iphone que peça ajuda SÓ para aquele iphone.. certamente a Apple não se importaria de ajudar nesse caso… agora comprometer Milhões de pessoas só porque os meninos chorões querem é um absurdo….
Nem mais.
O governo americano, como qualquer governo, está sempre a bazar dados, são uns irresponsáveis:
http://www.wired.com/2016/03/government-error-just-revealed-snowden-target-lavabit-case/?mbid=social_twitter
Se deixam isto escapar, também deixam a versão do iOS com backdoor escapar!
Ainda por cima, governos é igual em todo o lado, ninguém se chiba quando há ****, nunca há culpados, nunca pagam indemnizações a ninguém quando arranjam prejuízos.
É neste caso o FBI. Vai usar um pé de cabra ou machado para deitar a porta abaixo que seria o que os bombeiros fariam num caso de incêndio para salvar quem lá está!
Não pediriam ao fabricante para criar um backdoor para eles e por arrasto para o DAESH e companhia.
ho pedro…
Mas qual segurança nacional qual que… 😀
Este tipo de coisas, não são assim tão difíceis, e a Apple não tem os equipamentos mais seguros do mercado que se saiba..
Até “chineses de rua” já demonstraram as suas soluções … epah isto so na América, enfim..
nenhuma chinesice de rua demonstrou a sua solução. Há é “chinesices” a trocar o chip Flash, mas isso só por si não é a solução e apenas possibilitaria um ataque de força bruta a PINs e pequenas passwords, e só com aparelhos anteriores ao iPhone 5s.
Exemplo mal escolhido, nada a ver. Uma porta arromba-se é podes ter a certeza que se fosse esse o caso seria arrombada e apenas a tua porta seria afetada, a minha continuava bem trancada no caso do iPhone seria criada uma brecha na segurança de todos os iPhones. É isso que está em causa.
+1
segurança dos telemóveis também afecta a segurança das pessoas.
Ontem saiu uma notícia de malware para o Iphone, foi descoberto esta semana mais um, seria interessante um artigo sobre isso.
http://www.digitaltrends.com/mobile/android-accessibility-clickjacking/
Verifico que já publicaram um artigo sobre o “AceDeceiver”
Muito preocupado com a vida de quem instala malware de propósito nos aparelhos…
Não acredito que alguém consiga quebrar o iPhone.
LOL? Nada é inquebrável amigo, nada. Se foi feito pelo homem, garanto-te que pode ser quebrado…
Não acreditas? Também não acreditas no jailbreak? Em hackers? Tudo o que é feito pelo homem é violavel mais cedo ou mais tarde, nada que o ser humano faz é divino.
Mas alguém tem duvidas que já tiveram acesso ao conteúdo, fazem este barulho apenas devido a a questões legais…
Ora nem mais. E quem é a apple ou qualquer outra empresa para estar acima da segurança nacional ?
Não há nenhuma lei que obrigue a Apple ou outra empresa a fazer o que era pedido, inclusive há quem argumente que uma lei nos EUA proíbe as autoridades de obrigar empresas como a Apple a fazer modificações. O processo judicial dava também à Apple todo o direito para se opor em tribunal ao pedido, sendo que havia fortes hipóteses que ganhasse.
Sobre a Segurança Nacional, ex-directores da CIA e da NSA têm dito que backdoors põem em causa a segurança.
Quem e o governo para estar a cima da lei?
Tens muitas certezas…
É que não duvides. Vê o que aconteceu com o 11 de Setembro. Agora pia tudo fininho, basta dizerem que és suspeito e vais dentro.
Á pala do terrorismo, e infelizmente, a sociedade vai implorar que os governos tenham acesso a tudo o que fazem para sua “suposta” segurança.
Não é preciso viajar até os USA…
Basta ver aqui… antes do 25 de Abril, as atrocidades que a PIDE fazia, era tudo em nome da segurança nacional!
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
O pessoal da Coreia Do Norte provavelmente é feliz vivendo na ignorância :S
E “nós” pra lá caminhamos a pouco e pouco.
As dúvidas em relação a este assunto mantêm-se, é incrível como as pessoas se recusam a ler (ou então fazem-no mas não o compreendem). Isto é simples, o FBI não quer acesso apenas a este telemóvel, quer a todos.
O grande problema aqui não é ultrapassar a segurança DESTE, mas sim o FBI querer criar algo que não existe. Ou melhor, querer que a Apple crie algo que não existe, que é um novo SO para eles conseguirem entrar em qualquer iPhone que queiram.
Percebam a diferença entre alguém vos obrigar a entrar em UM dispositivo que vocês criaram e obrigar-vos a criar uma ferramenta de raiz para entrar em TODOS os dispositivos que vocês fazem.
Os terroristas não têm direitos e bla bla bla
Verdade. Concordo. Mas eu tenho. Tu tens. O teu irmão tem. Até que ponto a privacidade de todos deve ser atirada pela janela por uma questão de segurança? Voltamos aos tempos do Patriot Act em que te arrombavam a porta a meio da noite e te levavam para local incerto sem mandato judicial, sem acusação, sem direito a advogado ou fosse o que fosse? Não é um filme, isto aconteceu durante vários anos nos USA.
Nós em Portugal não temos noção da sorte que temos. Fazia bem a alguns ler um pouco para perceberem o que realmente está em jogo. Liberdade a liberdade, se vamos atirar tudo pela janela pelo “bem comum”, não tarda muito não temos liberdade nenhuma.
+1
Pplware podiam fazer um artigo com as melhores vpns do mercado?
Obrigado
Isso é que era de valor!
+1
Melhores vpns do mercado aqui: https://www.privacytools.io/
Tenho pena de hipócritas como tu.
Chamam fanboys aos outros mas não têm o mínimo de respeito por ninguém acerca do assunto.
Ao ínicio pensei que fosses só sarcástico e tal, lançar lenha pra fogueira :P, mas chego à conclusão que és mesmo ignorante.
Pensava eu que era o John McAffee xD. Já não vamos ver ele comer um sapato.
Deixem a apple em paz
Querem aceder ao dados do iphone entao comprem a apple em vez de so amostrar o distintivo e é tudo nosso
Tem muita mania o FBI
Amostrar? wow
Ainda há pessoas que acreditam que a agencias não conseguem aceder ao iphone. essas agencias têm os melhores hackers e engenheiros. ou vão me dizer que os engenheiros da apple são melhores que esses senhores.
Uma coisa eu garanto eles tem acesso em tempo real seja por vulnerabilidade ou falha, por backdoor ou spyware ou exploits. Quebra cabeças para eles são softwares open source. aplicações como open pgp, telegram, tor e outras, mas mesmo assim não é 100% seguro.
No dia em que alguém programar um sitema infalível, vamos ter um problema em mãos LOL
Andas a ver muita ficção…
Argumenta lá isso sff.
Se o IOS por ex. fosse infalível nem os próprios criadores teriam controlo total sobre ele. Isso por si só já é um problema grave penso eu.
Argumentar o quê! Não vale a pena. Só digo muita ficção
vais dizer que a Apple é incapaz de contratar entre os melhores?
Desde quando ser Open Source é atestado de que é melhor do que outros?
O FBI queria obrigar a Apple a criar um sistema que permitisse fazer o que é possível com o open pgp, um ataque de força bruta sem limitações.
Nós, fandroids, preferimos não estar presos dentro de uma “gaiola”.
If u know what i mean ;*