ProgressBar Clock – Um relógio diferente
A tipificação das aplicações tende a tornar os computadores todos iguais e pode torna-los pouco interessantes de utilizar. É sempre bom quando achamos um software com uma imagem ou disposição diferente do habitual. Ainda mais interessantes ficam quando trazem funcionalidades novas.
Mas existem ideias e conceitos que são difíceis de mudar. No caso do software que vos vamos apresentar felizmente conseguiram inovar e dar uma imagem diferente a algo que tende a ser sempre igual. O ProgressBar Clock consegue isso!
Este é antes de mais nada um relógio e é esta apenas a sua função. Mas o que o destaca dos restantes é a forma como mostras as horas. Para o fazer recorre às barras de progressão que são usadas no Windows para indicar a progressão da realização de tarefas.
Claro que para além das barras progressivas, e porque é uma ajuda preciosa até nos habituarmos a ver as horas desta forma, existe ainda a informação numérica de cada um dos campos. Assim não temos de estar a tentar adivinhar as horas por não termos escala para nos guiar.
Para além desta forma original de mostrar a hora/data o ProgressBar Clock tem ainda um design muito interessante porque recorre a uma janela de aplicação completamente transparente.
As opções de configuração disponíveis, apesar dos muitos separadores apresentados, são limitadas ao essencial. Podemos apenas efectuar alterações à janela do programa (desabilitar o look glass ou atribuir uma cor de fundo à janela) ou activar um alarme. E nesse alarme, para além da data e hora a ser activado, temos de escolher um ficheiro wav a ser tocado.
Esta pequena ferramenta não é uma revolução na forma como as horas nos são apresentadas nem traz uma visão alternativa do que pode ser um relógio. Mas é sem dúvida nenhuma uma forma diferente de vermos as horas. Se gostam de coisas diferentes ou se querem impressionar os vossos amigos, esta é uma aplicação a ter em conta.
Esta aplicação necessita da framework 4 do .NET, pelo que a devem instalar antes de usar caso não a tenham. O link para a descarregarem encontra-se na zona de downloads abaixo.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7 / Server 2008
Download: ProgressBar Clock 1.0.2.2 [237.62KB]
Download: .NET Framework 4
Homepage: ProgressBar Clock
Este artigo tem mais de um ano
este também da para usar no pulso? lol
Como é que fazem a farra do ano? Qual é o ano final?
Deve acabar em 2012. 😉
creio que o ano n é com o intuito de dizer o ano final mas sim quando acaba o ano que está a contar digo eu
E tens razão.
Cheguei a fazer isto numa aula de programação. Mas foi pura e simplesmente para inserir dados randómicamente, e ver os dias/ meses e anos andarem enquanto o computador fazia o processamento. 🙂
“randómicamente” é uma palavra que eu jamais imaginaria existir.
Não, não é. Aí estaria ao mesmo ritmo dos meses, para além de que não estamos a mais de metade do ano, tal como o dos meses indica.
Então, talvez ele vá buscar o ano “limite” configurado pelo sistema operativo. No meu tem: 2029.
Não sei…
Realmente não tem utilidade nenhuma, excelente post.
Podias viver sem as “progress bars” deste inútil programa? Poder podia mas não era a mesma porcaria! 😉
lolololloloolololo
😀 toma só o que puderes, o resto deixa na beira do prato 😉
O maior problema é para quem não tem o Net 4 (e neste momento quase ninguém tem).
Ter de o instalar o novo Framework só para poder correr este programita é irónico… mas já fica.
Que sorte, tinha instalei o Visual Studio 2010 à pouco, há tenho o .Net 4 instalado 😀
ana@guardiao.info