Dica: Internet mais rápida no Linux com o Polipo
Ter um acesso rápido à Internet é algo que os utilizadores sempre querem. Obviamente que o querer dos utilizadores está condicionado pela largura de banda da nossa ligação mas há algumas ferramentas que nos permitem “acelerar” o acesso.
Hoje vamos aprender como instalar o proxy Web Polipo no Linux.
Tal como o famoso Squid, o Polipo disponibiliza funcionalidades de proxy HTTP, suporte para caching de páginas web, mecanismos de controlo de acessos, entre outras funcionalidades. No entanto o Polipo apenas funciona a partir da máquina onde está instalado, o que garante ainda mais segurança.
Destaca-se ainda o sistema de DNS cache à parte do sistema operativo, não havendo assim a necessidade de obter informações ao nível do DNS dos servidores configurados na máquina.
Outras características:
- definir o consumo de memória e de cache em disco
- filtragem automática de cabeçalhos HTTP (user-agent, http-referer...)
- filtro do URLs (usando expressões regulares)
- etc.
Como instalar o Polipo?
Instalar o http proxy Polipo no Linux é algo bastante simples. Para este tutorial vamos ensinar com o Debian. A instalação do Polipo é feita usando o seguinte comando:
sudo apt-get install polipo |
Para começarem a usar o proxy no vosso browser devem indicar para usar o porto 8123. (O 192.168.1.183 é o endereço IP da nossa máquina).
E está feito! O Polipo permite ainda que se controlem quais os clientes que se liguem via proxy. Essa configuração pode ser realizada no ficheiro /etc/polipo/config.
Por exemplo, vamos indicar que o nosso proxyAddress (endereço da nossa máquina) é o 192.168.1.183 e que vamos permitir que se liguem ao nosso proxy todas as máquinas da rede 192.168.1.0/24 assim como a nossa própria máquina (127.0.0.1).
Por fim basta fazer restart ao Polipo usando o comando:
/etc/init.d/polipo restart |
Nota: Caso queiram mudar o porto do Polipo basta que acedam ao ficheiro de configuração /etc/polipo/config e introduzam a seguinte linha: proxyPort = 3128 (neste caso vamos mudar para o porto 3128). Não se esqueça de fazer restart ao serviço.
Se pretenderem aceder à interface de configuração e gestão do Polipo podem fazê-lo abrindo o browser e inserindo o endereço http://<endereco_IP>:8123.
O Polipo é sem dúvida uma boa solução para quem procura um proxy Web. Experimentem e vejam o acesso à internet a ser mais rápido.
Este artigo tem mais de um ano
eu uso como tomada electrica (socks) para a red tor
pacman -S tor
in polipo config file uncoment.
socksParentProxy= “localhost:9050”
socksProxyType = socks5
sakura podes especificar para que isso serve?
Cumprimentos.
Há routers com firmwares custom que já fazem o mesmo.
Tomem atenção com o Polipo, que se nada mudou, ele não faz controlo do espaço utilizado em disco e, o cache vai crescendo “eternamente” até encher o disco.
não funciona aqui, uso wi-fi e quando colo o proxy no navegador a internet cai
A instrução na terceira imagem está incorrecta: só aceitou AllowedClients recusando a ligação enquanto não esteve correcta ou não tinha nada escrito para além da isntalação. Depois funciona.
no meu computador não deu certo, me dar umas ideias por favor