Chegou o Tails 2.0 – Segurança é com esta distro
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objectivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.
Vamos conhecer as novidades do Tails 2.0.
O Tails traz consigo várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenge, entre outros. Essas ferramentas vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet.
O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).
Tails is a live system that aims to preserve your privacy and anonymity. It helps you to use the Internet anonymously and circumvent censorship almost anywhere you go and on any computer but leaving no trace unless you ask it to explicitly. It is a complete operating system designed to be used from a DVD, USB stick, or SD card independently of the computer’s original operating system.
Esta nova versão é baseada no Debian 8 Jessie e a interface GNOME Shell sofreram várias melhorias.
We are especially proud to present you Tails 2.0, the first version of Tails based on GNOME Shell, with lots of changes in the desktop environment and Debian 8 'Jessie', which upgrades most included software and improves many things under the hood. New features: Tails now uses the GNOME Shell desktop environment, in its 'Classic' mode;
Outras actualizações
- Várias actualizações ao nível do GNOME utilities
- LibreOffice 4.3
- PiTiVi 0.93
- Git 2.1.4
- Poedit 1.6.10
- Liferea 1.10
- Tor Browser 5.5
Sendo esta distribuição baseada no fantástico Debian 8, a estabilidade e performance são características que sobressaem. Depois há também o suporte da grande comunidade Debian e muita documentação.
Experimentem!
Download
Download: Tails 2.0
Este artigo tem mais de um ano
Meninos da apple e da mcrosoft, isto sim um verdadeiro sistema operativo. Open source, seguro e privado. o sistema operativo de eleição do sr.º snowden. sem backdoors e spywares e outro tipo de virus.
Até alguém descobrir um buraco que nada é infalível….
Nada é infalível, mas convenhamos, pensando em segurança , você vai usar o Tails ou um sistema Windows?
Qualquer problema de segurança no mundo opensource é facilmente corrigido muito mais rapido do que utilizar softwares proprietários, nunca vi nenhum relato de problemas de segurança nesta distribuição já a anos, e por se surgir sera corrigido antes que possa ser explorada, logo eu recomendo.
É a vantagem de se utilizar um SO Open Source, poder através do código fonte ter a certeza de que o sistema não possui malwares, ainda bem que podemos recorrer a sistemas Linux para fugir desses malwares que a NSA coloca nos sistemas proprietarios, sempre utilizei o Tails antes mesmo de saber que o Snowden utilizava, é um excelente sistema operacional para quem quer privacidade online.
pois e serve para quê? pra ir à net e pouco mais? cresce e aparece!
outro troll. eu uso linux, windows a mac os x, pá. mas tb vejo as noticias. todos os que usam linux sabem que a realidade não é bem essa. olha lá o openssl e outros onde apareceram buracos enormes que foram lá “colocados” à muito tempo e ninguém tinha dado por ela. também aconteceu na apple, em código opensource que eles têm, sim eles usam e contribuem. a microsoft também tem aberto algum código mas esses sim, costumam ser escumalha, é raro fazerem algo sem lixar o utilizador logo a seguir.
a apple tem dias. o mundo opensource tem de tudo. obviamente, é preferível algo de código aberto a algo de código fechado mas não é o paraíso que julgas ser.
podia não ultrapassar 1G
Estou a actualizar. Espero que muitas melhorias desta distribuição.
Não existe versão x64?
Já deram o primeiro passo para o tornar menos seguro: divulgar a existência deste SO.
A segurança dos SO está, acima de tudo, ligado à apetência que despertam em ciber-criminosos: Linux com 1,5% do mercado é, essencialmente, desprezado pelos ciber-criminosos, não por ser mais seguro, mas por não valer a pena.
Na mouche! 😉
No mercado de desktops o windows domina, mas em servidores e o linux, afinal será q não vale a pena mesmo como VC diz, na minha visão os sistemas linux são sim mais seguros pois foram projetados de tal maneira, seu código aberto permite melhorias e segurança por parte da comunidade ativa, afinal e possível autitar código aberto, já o fechado.
Mas o facto de ser Open Source torna muito mais difícil esconder malwares e afins. Já há muita gente a usar Linux numa base diária, mas é pelo facto de ser tão difícil manter escondido software malicioso por muito tempo que desencoraja o ciber-crime. Como se esconde algo num sistema onde tudo está às claras?
O problema do Tails é o mesmo de qualquer outra distribuição: falhas e/ou bugs que podem explorar do exterior.
O tails ja está na lista negra da nsa há muito tempo. resta saber se ja conseguiram quebrar. mas saber que ha actualizações regularmente é muito bom sinal. e depois ha uma grande comunidade por detras.
Assume-se sempre que a NSA já quebrou tudo, nada é seguro, e quem saca o tails e outros parecidos ficam logo na watch list da NSA 😉
O Tails ou qualquer outro software que permita privacidade está na lista negra da NSA. TODOS os utilizadores que pesquisaram e/ou fizeram download de sistemas que permitem anonimato estão na sua lista negra, mesmo que nem sequer o tenham utilizado ou instalado.
Aliás, há determinadas palavras que ao pesquisarmos no Google nos coloca na lista negra da NSA. Portanto, que isso não nos tire o sono.
Por estas violações de privacidade é que deveríamos usar TODOS sistemas como o Tails para lhes tornar a tarefa mais muito mais difícil.
Duas questões, quero ver se mantém essa linha de pensamento quando os teus familiares morrerem num ataque bombista suícida num shopping em portugal;
OU
Se a maior parte de quem comentou se deu ao trabalho de ir á página e verificar logo no ínicio o que diz.
abreviando e simplificando a minha interpretação: É apenas uma distro debian com o TOR configurado para as aplicações instaladas por defeito. Não tem qualquer segurança adicional.
POrtanto é semelhante a usar windows ou outro qualquer linux e instalar o thor… as brechas do sistema continuam lá, e permitem ter acesso a tudo na mesma, só para demonstrar que é tão segura como qualquer outra.
se alguém morrer em resultado de um qualquer crime, seja onde for, há que ser investigado. Tal como qualquer outro.
Só um total imbecil é a favor de retirar a liberdade às pessoas só porque, eventualmente, algo pode acontecer um dia. Se te cair um piano em cima, vais andar atrás dos tranportadores de pianos a vida toda?
Mas sim, muitas vezes estas distribuições são só uma distribuição comum com mais uma ou duas aplicações.
E diz-se “centro comercial”, não “shopping”. Isso é para os analfabetos funcionais.
Tal como se diz “por pré-definição” e não “por defeito”. “por defeito é um termo matemático que nada tem que ver com o contexto”. Há quem não saiba Português nem Inglês e diga “por defeito” porque é parecido com “by default” mas depois essas pessoas vão para a escola, acabam o secundário e ficam a saber mais alguma coisa.
O Tails não é infalível, mas é preparado para passar todo o tráfego pelo Tor e despejado de todo o software de terceiros que coloquem a sua segurança em causa e alterado o que está instalado nativamente de forma a garantor o máximo de segurança possível. Para o utilizador comum pode até se tornar enfadonho utilizá-lo.
Az8teiro, os documentos vão para o Wikileaks por esta forma (Tor), por exemplo. Se vires o Documentário sobre o Snowden verás que é o Tails que eles utilizam para comunicar entre si e lidar com matéria sensível. Um dissidente político ou um jornalista num regime autoritário utilizará o Tails para ter e fazer passar informação para o exterior. É claro que é uma ferramenta que – obviamente – é utilizada por criminosos, da mesma forma que uma faca da cozinha serve para fazer bons cozinhados, mas também pode ter utilizada para assassinar alguém; não vamos agora mandar abolir as facas da cozinha.
O Tor é uma ferramenta de vida ou de morte para muita gente (há um documentário da BBC sobre o Tor que demonstra isso), não para nós aqui mas para muita gente por esse mundo fora.
Para o utilizador comum o Tails é muito restringido em termos de funcionalidades, se quer apenas anonimato pode simplesmente usar o Tor Browser. Já vi pessoal em fóruns que – usando o whonix gateway – passa todo o tráfego pelo Tor, confidencial ou não, apenas por uma questão de privacidade, nem o ISP nem ninguém sabe o que anda a fazer na net.
Mesmo que não tenhamos nada a esconder, precisamos de privacidade na Internet pelo mesmo motivo que temos portas nas casas de banho ou cortinados na sala. Concordo com o Snowden quando diz que “dizer que não nos importamos de não ter privacidade porque não temos nada a esconder é o mesmo que dizer que não queremos saber da liberdade de expressão porque por temos nada para dizer.”
Mas lá esta, eu não tenho nada a esconder mas também não tenho nada para mostrar.
Conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet. Este pedaço de texto está descrito mais acima pela pplware……. a privacidade passa principalmente pela criptografia o que não é pêra doce pelo menos para mim, vou tentando utilizar o kleopatra.
Conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet. Este pedaço de texto está descrito mais acima pela pplware……. a privacidade passa principalmente pela criptografia o que não é pêra doce pelo menos para mim, vou tentando utilizar o kleopatra.
Al]em do TAILS, alguem conhece outro sistema Linux que possa ser instalado num cartao de memoria???