PplWare Mobile

GeeMail – O “Outlook” para o Gmail

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Marcos says:

    hmmm, não confio muito nessas aplicações…

  2. Jose says:

    Mais bonito que o GMail Original.

    • Prism says:

      Se queres bonito aconselho-te a extensão “gmail redesigned” para Firefox. Fica um espetáculo, e é fácil de instalar.

      Originalmente era um estilo para o Stylish, o que era um bocado mais difícil de instalar, mas agora é mais simples. Eu adoro e uso, apesar de ser um utilizador do Thunderbird e serem poucas as vezes que vou ao gmail para ver os mails.

  3. Pedro Lopes says:

    Na minha opinião o Gmail é melhor do que qualquer aplicação, o Outlook e companhia são um atraso de vida, com a agravante de que ficam agarrados a um computador.

    O sistema de filtros e etiquetas do Gmail é a melhor maneira de organizar os emails, e se for usado no Chrome tanto melhor, pois o rendimento é muito bom.

    Cumprimentos.

    • brunobola says:

      Lol, nunca usas-te as funções todas tá claro, só email e mais nada, se tivesses que usar uma agenda como deve de ser e um calendário todos os dias e sincronizar com o exchange aí é que a porca torce o rabo, pois é, clientes de email ás milhentos, com funcionalidades como deve ser é que só outlook, ou outros com carradas de entulho para chegar aos calcanhares, mas enfim cada qual usa o que sabe….

      • Paulo Pereira says:

        Tudo depende do que precisas. MAs para o que preciso ainda prefiro o Gmail e o GCalendar.
        Quem precisa de mais que use outras coisas.
        Já eu não posso ter o email apenas num computador!

      • Pedro Lopes says:

        Caro Bruno,

        Tirando o exchange, tanto agenda como calendário existem no Google, e inclusive o calendário é muito melhor que qualquer coisa que a Microsoft forneça, o Outlook é francamente pesado lento e fraco, e é precisamente por causa do exchange que ainda é usado em empresas, se não fosse por isso nimguem lhe pegava.

        Cumprimentos.

      • Pedro Lopes says:

        Bruno.

        Após verificação também é possível sincronizar entre a Google e dispositivos móveis.

        http://www.google.com/mobile/sync/

        Cumprimentos.

  4. Francisco says:

    Eu acho esta aplicação muito útil, e Pedro acho que apesar de usares esta aplicação não quer dizer que não possas aceder ao teu e-mail sem ela.

  5. dajosova says:

    A minha password do GMail não entra em mais lado nenhum a não ser em algo vindo da própria Google.

  6. Jose Simoes says:

    O mozilla thunderbird é também uma opção, com a vantagem de ser mais seguro, de não necessitar de instalação e existir em versão portátil.

    No entanto eu (que só o uso para fazer backups) tenho tido alguns problemas, talvez porque tenho mais de 4G de correio guardado ao longo de muitos anos. Consigo aceder ao emails mais antigos, mas não ao mais novo.

    Portanto sou capaz de dar uma olhadela nesse geemail, mas para quem não tiver problemas com o thunderbird, eu recomendo o thunderbird. Tem uma opção em que ele se configura automaticamente para o gmail.

    José Simões

  7. Agatho says:

    Isto não é o mesmo que o Google offline?

    • Jose Simoes says:

      Usando o thunderbird podes ficar com uma cópia do teu email todo, no computador. Se usares a versão portátil ainda podes ficar como o email e o software para o consultares tudo numa pen.

      Fora isso é o mesmo que o “gmail offline”, fora detalhes.

      José Simões

  8. Ezequiel (Brasil) says:

    Eu utilizava o Windows Live Mail, mas nunca consegui sincronizar a agenda (calendar) e minha lista de contatos com o Google (eu já tinha testado uma versão antiga do Thunderbird e do Sunbird, mas não funcionavam bem).

    Comprei um celular (telemovel) Nexus One da Google e tudo sincronizava uma maravilha com os serviços do Google. Então resolvi dar um basta nos programas do Windows.

    Hoje instalei o Thunderbird 3 com alguns complementos de integração com o Google. Tudo está funcionando uma maravilha. Posso acessar e sincronizar os meus contatos, agenda e e-mail tanto do desktop, como do celular (telemovel).

    Acho que uma das grandes vantagens destes programas é a possibilidade de ter os seus dados (agenda, e-mail e contatos) off-line, sem depender de uma conexão à Internet.

    • Agatho says:

      Ola,
      Se quiseres um dia formatar um pc, como guardas o correio que tens no Thunderbird?

      O Backup é um processo complicado no Thunderbird?

      • Jose Simoes says:

        Eu instalo um a verão portátil do thunderbird numa pasta (directório).

        Depois faço correr o thunderbird mas escolhendo uma ligação POP e não IMAP, mas isto porque uso isto apenas para backup, mas mesmo quando não uso tenho-me dado melhor com o POP.

        Ao fazer o download tem de se acertar de modo que o email não seja apagado. Isto é o valor por defeito (por omissão), mas mais sensato verificar isto tudo.

        O download pode levar dias, porque o gmail só deixa passar algumas mensagens de cada vez. Eu geralmente deixo isso a fazer quando vou estar uns dias fora.

        Mas quando estiver tudo descarregado tens nesse directório todo o email e todo o software necessário para o consultar.

        Desligas o computador da internet por uns minutos e mudas coisas triviais como por exemplo

        pop.gmail.com

        em

        nao_pop.gmail.com

        e

        smtp.gmail.com

        em

        x_smtp.gmail.com

        para que esse software não se ligue por acidente.

        Em seguida copias toda a pasta (e as suas subpastas) para um disco ou pen.

        Nessa pasta fica fica todo o email descarregado assim com a versão portátil do thunderbird, que podes usar para ver o email.

        Exeprimenta que podes ler esse email mesmo com a internet desligada.

        Atenção que o thunderbid, como a maioria dos clientes de email mais recente não faz automáticamente o download das figuras embebidas no email, pelo que se não mudares isso na configuração essas figuras não ficam no backup. Porém não há problema com os attachments e geralmente as imagens embebidas são publicidade.

        Descarregar automáticamente as imagens embebidas pode sinalizar a validade do teu endereço nas menssagens de spam…

        Dito isto tenho de esclarecer que estou a ter problemas com contas emails muito antigas e com um grande número de menssagens.

        Empiricamente descobri que quando me aproximo dos 4Giga / 4 anos de email o thunderbird deixa de fazer o download das mensagens mais recentes.

        O limite de 4 giga tem alguma lógica, porque é um problema dos discos FAT (embora eu use discos mais avançados). No entanto detecto outros limites que não sei explicar, mas que andaram pelo 4 anos / 4 Giga.

        Na prática tenho os meus backups até fins de 2008, no futuro sei que posso apagar todo o meu email até essa data para ganhar espaço.

        Se fores paranoico como eu cria outra conta gmail e faz o forward da tua conta habitual para essa e testa tudo nessa nova conta antes de experimentares na conta a sério.

        José Simões

        • Pedro Lopes says:

          Ummm… ou então usa-se o Gmail e pronto, não é preciso nada disto, certo?

          • Jose Simoes says:

            Até esgotares o espaço que tens disponível, ou a google for a falência ou um golpe concertado de uma grupo de inimigos provocar uma falha catastrófica no sistema do google.

            Para já preocupa-me o problema que já ocupa mais de 60% do espaço permitido para email, espaço que está sempre a aumentar, eu sei, mas o conjunto dos meus emails aumenta mais depressa…

            Por isso faço backup do meu email, para, em caso de falta de espaço, o poder apagar do google.

            José Simões

          • Pedro Lopes says:

            Caro José,

            O backup que é feito nos serviços da Google será sempre muito melhor que qualquer coisa que possamos fazer, os emails são replicados por vários servidores em localizações diferentes, só mesmo quando chegar o fim do mundo (em 2012 😉 ) é que ficaria sem emails.

            Embora não aconselhe ninguém a guardar tão grande quantidade de email (considero que 4 gb de email é um exagero)se o problema é o espaço, pode sempre comprar mais 20 GB a Google pela módica quantia de 5 dólares anuais.

  9. Agatho says:

    Sendo assim penso que seja melhor usar o Gmail on-line e de vez em quando ligar o Gmail off-line e o Gmail backup.
    Ambos transportam para o disco os mail’s se um falha temos o outro.
    Ficando assim na caixa de email e no PC.

  10. José Simões says:

    A solução do “Gmail backup” não difere muito da thunderbird, e como já uso o thundirdbird de qualquer maneira…

    Acrescer que o thunderbird tem versão portátil e não usa os formatos inventados pelo outlook. Sendo muito popular está razoavelmente testado.

    4G de correio é muito? Multipliquem lá o tamanho do email recebido durante um ano e multipliquem pela vossa esperança de vida para ver que 4G não é muito e o preço de 20G pode subir no futuro, quando eu depender totalmente da Google.

    Por isso não gosto de colocar nada da net de que não possa ir fazendo uns backups. Paranóias.

    José Simões

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.