Funcionários do Facebook vão ter net lenta para melhorarem apps
O Facebook tem uma veia filantrópica muito grande e quer levar a Internet a todas as partes do planeta. Para isso tem vários planos em curso, em várias áreas.
Algo que passará a motivar os seus funcionários, fazendo-os vivenciar as experiências de utilização em alguns locais do mundo, é o forçar de uma redução da velocidade da Internet. Com esta mudança será mais simples perceber problemas nas suas aplicações.
A partir de agora, e às terças feiras, os funcionários do Facebook vão passar a ter a possibilidade de usarem a rede social de uma forma mais real e similar às que existem nos mercados emergentes.
Sempre que se autenticarem com as suas contas estes utilizadores vão ver surgir no topo da barra de feeds a opção de limitarem as suas ligações a 2G, garantindo que limitam as suas possibilidades de usar as aplicações e a página do Facebook, conseguindo assim detectar pontos de falha e oportunidades de melhoria.
For that next hour, their experience on Facebook will be very much like the experience that millions of people around the world have on Facebook on a 2G connection.
They're going to see the places that we need to improve our product, but they're also going to see the places where we have made a lot of progress.
Se a maioria dos utilizadores da rede social mais famosa e usada da Internet lhe acede com velocidades elevadas, mesmo em dispositivos móveis, nos mercados emergentes estas velocidades não existem ainda e o acesso é feito por 2G, onde uma página web pode demorar até 2 minutos a carregar.
A ideia do Facebook é dar a todos os seus funcionários a possibilidade de testarem e vivenciarem cenários em que o acesso à rede é limitado e apresenta limitações técnicas, obrigando-os a encontrar formas de melhorarem e optimizarem todas as formas de acederem ao Facebook.
Depois de criarem melhorias nas suas aplicações, que detectam de forma imediata a velocidade de acesso à Internet e que ajustam os conteúdos apresentados em função disso, o Facebook quer agora trazer os seus funcionários para fora dos cenários idílicos e perfeitos, onde a velocidade da Internet é elevada, mostrando-lhes uma realidade a que não estão habituados.
Esta é uma mudança que não melhorará apenas o acesso ao Facebook nesses mercados emergentes, mas que será aproveitada por todos, que mesmo com velocidades "normais" passará a ser ainda mais rápida e optimizada.
Este artigo tem mais de um ano
Mudaram-nos para Portugal?
Eu acho que os mudaram para o UK
Vá, não exageremos. A nossa ligação à internet não é assim muito má, aliás, é das melhores da europa.
Speak for yourself 😛
Pro esse mesmo motivo é que falei no UK… A net aqui é uma valente bosta!
Concordo plenamente…
Nunca pensei que fosse tao ma, e sentir tanta falta da nossas velocidades em Portugal.
Na Giffgaff ter 3G ou LTE e exactamente a mesma coisa.. velocidades de 1Mb.
Sem falar que basta sair do centro das cidades e nem rede para fazer uma chamada se tem
Pro esse mesmo motivo é que falei no UK… A net aqui é uma valente bosta!
Não conheces outros paises da europa..
Não conheço nenhum pais com excepção da suécia e alemanha, que tenha uma velocidade internet movel tão rapida como a portuguesa.
Romenia! 😉
Experimenta aqui no Brasil 🙂 venha conhecer a maravilha da internet kkkkkkkkkk
Só agora é que se lembraram disso?
Isso é uma das regras de ouro do desenvolvimento web ou sistemas que precisem de dados da Internet.
Podiam também, além dos 2g, utilizar a app num telefone com bateria fraca
Para?!
optimizarem o consumo de bateria 🙂
Para isso não é preciso testar em telemóveis com bateria fraca. Consegue-se saber qual é a percentagem de bateria gasta ao fazer determinados processos.
ja vieram reconhecer isso 😉 pode ser que daqui a uns tempo tenhamos uma app que consome pouca bateria e poucos dados.
btw, a app deles já não canta nos meus smartphones há muito tempo.
MAs esta é uma atitude a aplaudir-se.
Estou farto de perguntar isto em todo lado.. É só comigo que os vídeos de facebook não carregam em condições? e que as imagens ficam a moer tb? Por vezes desisto de ver vídeos e vou a procura deles no youtube. Outras desisto de vez… Ficam a fazer buffer um porradão de tempo, chegando a 6 minutos ou mais para um vídeo de 20 segundos.
Já mudei de browsers, já verifiquei o Flash, já limpei caches, já fiz flush a cache de dns, já mudei para os DNS’s da google…
O FIrefox não dá metade dos vídeos porque não suporta flash. O Edge crasha inúmeras vezes e para além de rodar bem os vídeos de início, passado um tempo fica a moer também, o Chrome é para esquecer em todo o Facebook, lento como tudo..
ps: MEO, M5O, 100mbps.
Já testaste com outros dispositivos? Pode ser disso. Ou do teu router. Já que com 100mbps dá mais que perfeitamente…
Já, no portátil acontece o mesmo, no telemóvel idem aspas..
Poderá ser o router? Não sei..
Acontece-me o mesmo… O Edge vai-me safando na maioria dos casos…
Lá está. Se com o Edge funciona, (por pouco tempo mas funciona), não tem lógica ser do router ou da net..
Acontece-me o mesmo. Estou com a MEO 8MB donwload e 1MB de upload.
Tenho firefox e não tenho problema nenhum! E o firefox suporta flash… mas se é em todos os browsers, isso há-de ser problema no sistema operativo. Talvez está na hora de formatar o pc
Não, Firefox não suporta flash.. Bloqueia-o.
https://twitter.com/MarkSchmidty/status/620783674561327104/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw
Sim, por vezes até no iPhone isso acontece… Não percebo porquê.
Tenho meo e tenho exactamente o mesmo problema, com 100mb e os videos não carregam ou carregam e param no telemóvel não me acontece so no pc.
No linux isso já não acontece…
É sabido que a qualquer programador não se devem fornecer equipamentos muito rápidos. Na Microsoft deviam fornecer PCs a 500MHz à equipa do W10 para que eles aprendam a programar…
Não digo 500 MHz 😛 , mas tens razão num ponto: os actuais programadores não usam bem os recursos como antigamente se tinha de usar… Já lá vai a época dos 48K 😀
Percebo a tua ideia….mas olha que aqui o W10 corre num pc de 2007 todos os dias sem problemas.
Tornem o facebook lite padrão sem a necessidade do messenger e o problema esta resolvido…
Nice! nada melhor que estar na pele dos outros.
Se deixassem a publicidade de lado… 😉 mas é bem… para perceberem o quanto custa fazer o loading de uma pagina do face… nós aqui em PT não temos esse problema mas tirando a vertente dos pc’s não foi só uma noticia a falar sobre o consumo de bateria que o face tem sobre os telemoveis… 😉