5 dicas úteis de SEO para iniciantes
Conforme descrito no artigo SEO – Sabe o que é? – Parte 1, o SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização para Motores de busca é um conjunto de estratégias e técnicas com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento (organicamente) de um website nos resultados dos motores de busca.
Para os que estão a iniciar a aprendizagem de SEO, deixamos-vos hoje 5 dicas úteis para os “primeiros passos”.
1. Que keywords devo utilizar?
Inicialmente, as keywords utilizadas eram “simples” e na grande maioria constituídas apenas por uma palavra, como por exemplo “Assistência, computadores, portáteis”. Contudo, com o passar do tempo e devido aos milhões de websites existentes actualmente, as keywords atrás descritas deixaram de ter a mesma relevância.
Actualmente recomenda-se que utilize Long Tail Keywords, que na tradução literal para Português significa “palavras-chave de cauda longa”. O objectivo é que as keywords utilizadas sejam mais adaptadas ao seu website e objectivo. Um exemplo de uma Long Tail Keyword seria “Assitência de computadores no Porto”.
Outro aspecto a ter em consideração nas keywords é a utilização das mesmas no próprio texto. Contudo, a utilização deve ter uma densidade entre 3 a 5% do total do texto.
A Google disponibiliza uma ferramenta denominada KeywordPlanner para que consiga escolher keywords mais aproximadas do pretendido, onde pode fazer uma análise com a “concorrência” do seu website.
2. Anchor Text
A correcta utilização do Anchor Text é extremamente importante no SEO. O Anchor Text não é nada mais do que o texto que fica dentro de um link. Para quem tem alguns conhecimentos de HTML, o link é constituído pelo código: < a href=”http://www.linkdedestino.pt”>Ver< /a>.
O Anchor Text no caso exemplificado é a palavra “Ver”.
Os motores de pesquisa dão bastante importância ao Anchor Text, pois também “ajudam” a melhorar o page rank da página que receberá o utilizador oriundo do link.
Em 2012 a Google começou a penalizar os websites com backlinks “fracos”, sendo que na grande maioria os backlinks são “gerados” através do Anchor Text.
Exemplo:
Não deve utilizar o tão famoso “clique aqui” para download ou acessos a páginas através de links. Aliás, devido ao facto de as palavras “clique aqui” serem tão utilizadas para downlods de pdf’s (por exemplo), a título de curiosidade, se pesquisar no Google por “Clique aqui”, irá surgir em primeiro lugar a página da Adobe (Acrobat Reader).
Sugerimos a utilização de um Anchor Text mais específico, tal como:
Visualizar < a href=””>orçamento rectificativo 2015< /a>.
3. URL amigável
Os URLs do seu website devem ser o mais “amigáveis” possíveis, isto é, devem conter palavras/frases sugestivas sobre o conteúdo da página que estão a aceder através daquele URL.
Exemplos:
URL não amigável: www.oseuwebsite.pt/artigo.php?id=1
URL amigável www.oseuwebsite.pt/seo/como-optimizar-o-seu-website-para-seo
E como podem criar URLs amigáveis?
Caso utilizem o WordPress, basta activar a opção em “Ligações permanentes”. Para os outros casos, podem por exemplo utilizar o ficheiro htaccess para “gerar URLs amigáveis". Neste caso, são necessários alguns conhecimentos de programação.
4. Imagens
Sempre que necessitarem de colocar uma imagem no website, aconselhámos que o nome da imagem seja o mais aproximado do nome do artigo ou do assunto a que está relacionada.
O uso de imagens com o nome “imagem01.jpg” a nível de SEO não é relevante, contudo, se o nome da imagem for “5-dicas-uteis-sobre-seo.jpg “, facilmente conseguem perceber que haverá uma melhor probabilidade de indexação dessa imagem e até da própria página ao motor de pesquisa.
Uma outra dica sobre as imagens, é utilizar sempre o atributo “alt” no código HTML da imagem. O atributo “alt” é bastante útil para os casos em que por algum motivo não é possível mostrar a imagem, logo o website substitui a imagem pelo texto que está no atributo alt.
Exemplo: < img src=”5-dicas-uteis-sobre-seo.jpg” alt=”5 dicas úteis sobre SEO” title=”5 dicas úteis sobre SEO” />
5. Tempo de carregamento do website
Tal como nós, a Google “gosta” de websites “rápidos”, em que tanto o carregamento da homepage como das restantes páginas seja quase instantâneo.
Existem inúmeros factores que podem influenciar o carregamento de um website, sendo os principais a qualidade do alojamento em que o website se encontra alojado, da quantidade de imagens e dos ficheiros (CSS / JS) carregados.
E como podem saber o que está a causar lentidão no carregamento do website?
Uma das melhores ferramentas para efectuar essa análise é o GT Metrix.
Neste website, basta colocar a URL do website e ele indicará:
- Tempo total de carregamento do website
- Tamanho da página inserida no URL
- Total de “pedidos” javascript, imagens, etc.
- Outras Informações
Além destas informações, será apresentada uma lista de recomendações de melhorias.
Existe também um separador bastante interessante (Timeline), onde é possível visualizar o tempo de carregamento de cada pedido.
Estas são apenas 5 dicas (muito resumidas) de milhares de optimizações possíveis realizáveis através de SEO.
Nos próximos artigos SEO iremos aprofundar mais todas estas dicas, como outras igualmente importantes.
Este artigo tem mais de um ano
Boas dicas.
Mesmo para quem já as conhece, acaba por ser bom para relembrar… 😉
Por acaso ainda não explorei muito os “htaccess para “gerar URLs amigáveis””… mas já fiz algumas pesquisas.
Se poderem vir dicas nesse sentido, serão bem vindas. Obrigado.
http://gtmetrix.com/reports/pplware.com/iKwrS6yT
LOL http://tools.pingdom.com/fpt/#!/bmHHwH/pplware.com
Lol porque? Não está nada mal, ora vê http://bit.ly/1Lj5n3k mas mesmo assim é uma ferramenta que recorre a servidores estrangeiros, quando são portugueses a velocidade ainda é menor. O Pplware é muito rápido a carregar, está bastante optimizado, mas mesmo assim estamos constantemente a melhorar… 😉
220 requests parece-me um bocado abuso…
André, já testas-te no GT Metrix? 86%.
Contudo, e como é óbvio, o SEO é algo que nos “obriga” a trabalhar constantemente em melhorias e optimizações e o Peopleware não é excepção 🙂
No ponto 5 existem mais dois sites muito importantes:
http://tools.pingdom.com/fpt/
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Olá Luís Lopes,
Antes de mais agradeço o seu comentário.
Os dois websites que indica são excelentes, contudo existem centenas de websites de análise SEO. Por esse motivo apenas referi o GT Metrix.
Cumprimentos,
Hélio
6. VipList and €€€€€€€€€.
Talves z ? o investimento tenha retorno.
para o resto … são boas dicas.
Em casa de ferreiro, espeto de pau, já diziam os antigos.
Se espreitarem o html da imagem deste artigo irão encontrar o seguinte:
Logo deduzo “Olhem para o que eu digo e não para o que eu faço.
Bom artigo para iniciantes.
Rui, isso não é verdade. Até porque todos os dias tentamos melhorar e vamos sempre conseguindo políticas de optimização que auxiliem a um melhor desempenho é mais… se estamos a trabalhar com estas dicas também as executamos e tentamos afinar ao máximo 😉 cuidado com essa sabedoria popular… pois como dizia o adágio popular… quem tem telhado de vidro não atire pedras 😉
Caro Rui Costa,
A expressão que utiliza parece-me de todo desapropriada.
E explico porquê, generalizar um pormenor, apenas porque a imagem do artigo não estava a 100% com as normas SEO parece-me extremamente redutor.
Contudo, no Peopleware temos vindo a melhorar todos os dias o código e o modo como são disponibilizados os artigos.
Haverá sempre falhas, desta vez fui eu, mas entretanto corrigi 🙂
O “segredo” do SEO está na melhoria constante, logo, posso garantir-lhe que os meus próximos serão ainda melhores a nível de “normas” SEO.
Cumprimentos,
Hélio Moreira
Boa tarde,
Sei muito bem, que o trabalho de SEO é constante, nunca tem fim, não é rígido nem monótono. Atuo na mesma área de serviço.
Não era meu intuito, ofender, nem denegrir o vosso trabalho, o qual aprecio bastante e do qual sou leitor diário.
Só quis fazer esse alerta, justificável, até pelo que acabei de constatar, já serviu para “corrigir”. Somente por isso, já valeu!
Obrigado.
Tema bastante interessante!
Obrigado pela continuação desta série de artigos.
Para quem quer fazer URL amigáveis rápidos descobri isto há pouco tempo e dá muito jeito.
Em vez de termos http://www.omeusite.com/ficheiro.html passamos a ter http://www.omeusite.com/ficheiro
Para isso basta criar um .htaccess com isto:
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME}.html -f
RewriteRule ^(.*)$ $1.html [L,QSA]
Espero que vos seja útil 😉
***** 5 estrelas, venham mais dicas…
Testei o tempo de carregamento do website (ponto 5) no website https://www.hostwebis.com e é incrivel como passados este anos este guia continua a ser verdadeiro e os links continuam a funcionar.
Obrigado!