A nova interface do Google
O Google como motor de busca é, se não o maior, um dos melhores. Já muitos surgiram depois dele, com ideias revolucionárias e métodos de indexação inovadores. Mas todos voltam às suas origens ou tornam-se restos do que poderiam ser e na verdade não foram.
De tempos a tempos é-nos trazida uma alteração na forma de testes ou Labs. Nem sempre estas inovações acabam por se tornar disponíveis, mas outras existem que vingam e em pouco tempo tornam-se parte integrante do Google.
No entanto a novidade lançada ontem não esteve disponível para testes e nem é sequer uma inovação digna desse nome. É apenas uma forma mais limpa de apresentar a página de pesquisa.
A maioria das pessoas não precisa de usar o rato para pesquisar no Google. Eu sou um exemplo disso. Basta escrever na barra de endereço www.google.com (ou .pt) e, depois da página carregada, começo a escrever o que pretendo pesquisar. O cursor está já na caixa de texto e o botão é activado pelo Enter.
Preciso do rato para quê? E ainda menos preciso da parafernália de links que populam a página! E se precisar deles ou de mais alguma coisa, mexo no rato e vou procurar o que preciso dentro dessa página.
Com esta ideia em mente o Google resolveu "limpar" a interface do Google. Ou seja, ao carregarmos a página somos apenas presenteados com o logotipo Google, a caixa de texto da pesquisa e os botões de "Pesquisa" e "Sinto-me com sorte".
Basta então introduzir o termo a pesquisar e carregar no Enter. Se porventura mexerem no rato todos os elementos que estavam escondidos são mostrados e passam a ter a página normal do Google.
Para alguns de vós este novo visual não será novidade pois há algum tempo atrás andou a circular na Internet um pedaço de código JavaScript que tornava este novo visual activo.
Se testarem o acesso em diferentes browsers vão notar que existem diferenças. Não nas funcionalidade mas sim na apresentação dos dados. No IE, por exemplo, para além do que vos indiquei em cima que aparece é ainda mostrada a opção para definirem onde querem pesquisar (a web, páginas escritas em português e páginas de portugal).
Atenção, se efectuaram a alteração de imagem proposta no artigo "A nova interface do Google" não vão conseguir ver esta alteração em www.google.com. Deverão por isso aceder na mesma a www.google.com e aceder ao link "Go to Google Portugal" ou aceder directamente a www.google.pt.
Na minha opinião esta nova página está bem conseguida pois não tem informação a mais para nos distrair. No entanto, parece-me pouco lógico a presença do botão "Sinto-me com sorte" ou as opções de tipo de pesquisa. Se não as vou poder usar não custava nada esconderem-nas.
E os nossos leitores o que acham desta alteração? Aprovam? Não gostam? Digam de vossa justiça nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
Uso CooBi para que usar o google XD
Já tinha dado conta… Para mim é a alteração mais inútil da história…
Boas,
Há sempre a tecla TAB 🙂
Não me agrada assim por ai além!
O meu browser preferia não ter de fazer o parse a mais 0.0001Kb de javascript….
Até posso ser eu que sou picuinhas ou assim mas, essa mariquice já me está a irritar como tudo! Ninguém conhece uma forma de remover esse fade azeiteiro do Google?
É fácil, basta usar o CHROME, e na barra de endereço escreve o q queremos procurar……. nem é preciso abrir uma janela de pesquisa do google.pt
De todos os browsers, ironicamente o pior é precisamente o da Google em termos de pesquisa.
Firefox, Safari, IE, Opera mostram sugestões na area de pesquisa, o Chrome deixa mesmo muito a desejar…
COncordo com alguns comentários… Este tipo de coisas da google não vem em nada aumentar a produtividade ou facilidade. É apenas uma questão de estética.
Gostei e aprovo.
Mas sem dúvida que aqueles botões não estão lá a fazer nada uma vez que com qualquer movimento volta a aparecer tudo. Ficava bem mais limpo sem eles.
Mas dá jeito ter lá os links para imagens, ou para o gmail, eu uso-os.
Eu acho que foi boa ideia.
Meus senhores e senhoras,
mas os links estão lá. Parecem cegetas….
Bem… eu sou o boss cá da terra.
“como motor de busca é, se não o maior, um dos melhores”
de antologia
😀
Ahahaha Gostei dessa observação !!!!:D
Seriously… vocês arranjam cada história à volta das notícias. Numa notícia onde o importante é saber que a Google adicionou um efeito Javascript para esconder o que é supérfluo (ponto final), vocês conseguem desenvolver uma história digna de um livro de 1500 páginas!
hahaha
muito bom o comentário!
mas se tratando de google, um livro de 1500 páginas não seria o suficiente.
Para muitos pode ser supérfluo, mas para mim melhorou!
Gosto de interfaces minimalistas e o mais “clean” possível. Torna o trabalho mais agradável.
Parece-me interessante a ideia
Na minha opinião quanto mais “clean” melhor… as vezes pode parecer util ter uma serie de menus a fazer carrocel em volta de toda a pagina web, mas depois fazem o efeito contrário. Torna-se confuso e nada prático para ajudar nas pesquisas.
Acho que os menus extras só devem aparecer quando é necessário, dai gostar da ideia do fade-in.
Falou tudo. Penso exatamente igual.
é um bocado inutil, aparece tudo mal mexo o rato… é so mais uma distracao
Embora não seja particularmente util, não desgosto. Por mim quanto menos tralha melhor.
“No entanto a novidade lançada ontem”
Por acaso já tinha reparado nisso à cerca de 4/5 dias atrás, ou seja não foi implementada ontem!
Gosto do visual mais limpo, mas é um treta porque depois de passar o rato aparecem as palavras outra vez. Deviam colocar a opção de ter sempre o Google limpo!
Cumpz
Ainda agora fiz uma pesquisa, depois de ter escrito olhei “cima” e pensei mas onde é que está aquilo pá ?
E mexi no rato e lá apareceu o menu. Ideia interessante 🙂
pra falar verdade faz um bom tempo que nao visito a pagina do google..
no chrome utilizo a barra de enderecos pra pesquisar..
isso sim é uma mao na roda..
fiz um comentário com este aspecto interessante do CHROME…. parece q só nós dois é q ainda usamos o chrome para pesquisar sem usar o google.pt………….
Comigo fazemos 3.
Mas de qualquer modo lembrem-se não existem apenas utilizadores Chrome!
É-me completamente indiferente esta alteração. Há séculos que não uso a página do google. Uso os add-ons que estão nos browsers.
O que seria muito útil e amigo do ambiente e de uma gestão sustentada dos recursos era a google utilizar um fundo preto de forma a poupar energia.
“O que seria muito útil e amigo do ambiente e de uma gestão sustentada dos recursos era a google utilizar um fundo preto de forma a poupar energia.”
Já pensei nisso. Já existem sites que usam o motor de busca google com o fundo preto por causas ambientais. Mas o google não o faz de forma oficial.
Google black já!
Pois, eu também concordo com a idéia de que também os botões de pesquisa deviam ser ocultos (visto q não estão lá a fazer nada), porém no Blog da Google (http://googleblog.blogspot.com/2009/12/now-you-see-it-now-you-dont.html) demonstra que esta tem outras ideias:
“Some of the experiments hindered the user experience: for example, the variants of the homepage that hid the search buttons until after the fade performed the worst in terms of user happiness metrics.”
Visto que não podemos usar os botões sem que haja o “fade in”, não vejo mesmo qual a funcionalidade destes lá para além do impacto psicológico que possam ter no novo utilizador.
Para mim tirava-os e pronto!
finalmente percebo do que é que voces estão a falar.
é que eu passo o tempo com o rato na mão.